segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VANT da Policia Federal FAZ VOO DE APRESENTAÇÃO DA FASE OPERACIONAL


Brasília/DF - A Polícia Federal realizou no 10 de novembro às 11 horas, a solenidade de Apresentação da Fase Operacional do Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT na cidade de São Miguel do Iguaçu/PR, município vizinho a Foz do Iguaçu. Participaram do evento os Ministros de Estado da Justiça José Eduardo Cardozo, e do Meio Ambiente Izabella Teixeira, a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki e o Diretor Geral da PF Leandro Daiello Coimbra, além de outras autoridades públicas.
O Veículo Aéreo Não Tripulado é uma ferramenta de inteligência utilizada pela Polícia Federal no combate ao crime organizado e compõe o Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica (CINTEPOL). A aeronave de observação otimiza as ações de repressão a crimes notadamente na área de fronteira, em especial o tráfico de drogas, tráfico de armas e ao contrabando. Consistirá, ainda, em equipamento de fundamental importância para a segurança pública durante os grandes eventos esportivos que se aproximam, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Ferramenta de altíssima tecnologia israelense, o VANT integra um sistema de alta tecnologia e voa sem tripulação a bordo, sendo controlada remotamente a partir de Estações de Comando e Controle em terra. Com mais de 16 metros de envergadura, voa por 37 horas ininterruptas e pode ser operado a uma distância de até 250 quilômetros da Estação de Comando e Controle. Durante o vôo, o aparelho desenvolve uma velocidade de até 120 nós (220 quilômetros por hora) e pode alcançar distâncias superiores a 1.500 quilômetros dada a sua capacidade de operar através de comunicação por satélites. Equipado com câmeras diurna e noturna, pode  fotografar e filmar pessoas ou objetos no solo, de uma altura que pode chegar a 30 mil pés (1O km), sem perder a nitidez. Por ser equipado com radar do tipo SAR, tem capacidade de obter imagens similares a fotos aéreas, com altíssima resolução, alem de detectar movimentos no solo, entre outras funções.
A tríplice fronteira foi definida como prioridade para a instalação e operação do primeiro VANT, região onde já ocorre reforço de recursos humanos e materiais visando ao enfrentamento da criminalidade organizada. Outras aeronaves serão utilizadas para cobertura de toda a fronteira. A previsão é de que outras três bases sejam criadas, somando-se a de São Miguel do Iguaçu: Brasília, Vilhena/RO e uma no estado do Amazonas. Na capital federal, um centro de treinamento para os operadores do sistema também será construído.
O contrato de aquisição do VANT prevê a transferência de tecnologia para a indústria nacional, de acordo com as diretrizes do Governo Federal. Com essa transferência, aeronaves similares poderão ser fabricadas no Brasil nos próximos anos.
A Polícia Federal brasileira é a primeira força policial do mundo a utilizar esse tipo de equipamento para o emprego em atividades voltadas à segurança pública. A partir de agora a fiscalização de todo o território nacional será feita de maneira ainda mais eficiente e segura.


Por: Divisão de Comunicação Social