segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Região do Médio Mearim(Bacabal) sedia lançamento de 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa


O município de Bacabal sediou, neste sábado (12), o lançamento oficial da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Região do Médio Mearim. Um café da manhã na fábrica de ração do empresário rural Marcelo Sergipano reuniu criadores, empresários rurais, líderes comunitários e políticos para o evento de lançamento da campanha. Em seguida, os convidados acompanharam a vacinação simbólica do gado, que aconteceu na propriedade do criador Raimundo Elias.

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa acontece em todo o Maranhão, a partir desta segunda-feira (14) e se estende até o dia 14 de dezembro. Além de vacinar o rebanho, o criador deve ficar atento e comprovar a vacinação, até o dia 30 de dezembro, levando a nota fiscal da compra da vacina em um dos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão Vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Durante o lançamento da campanha, o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, ressaltou a importância desta segunda etapa da campanha, que vai contribuir para conquistar definitivamente a meta de tornar o Maranhão zona livre de febre aftosa com vacinação. “Este é um sonho antigo dos criadores e, particularmente meu, que antes de ser secretário de Agricultura, já levantava a bandeira da zona livre, principalmente nos 14 anos em que estive a frente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem)”, afirmou Azevedo.

O atual presidente da Ascem, Marco Túlio Dominici, afirmou que, no caso do município de Bacabal, a possibilidade do Maranhão ser classificado como zona livre da doença já está refletindo na valorização da carne comercializada na região. “O Maranhão vai atrair novos investidores e novos frigoríficos serão instalados no estado. A governadora Roseana Sarney reconheceu a importância da classe produtora do Maranhão, que responde por cerca de 22% do PIB do estado”, elogiou Dominici.

O evento de lançamento da campanha esteve lotado de criadores e contou com a participação da vice-prefeita de Bacabal, Taugi Lago; do deputado federal Alberto Filho; do deputado estadual, Carlinhos Florêncio; do secretário de Estado de Turismo, Jura Filho; do superintendente Federal da Agricultura (SFA), Antônio José dos Santos; dos presidentes da Ascem e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (CRMV/Fundepec), Marco Túlio Dominici e Osvaldo Serrra; além do diretor geral da Aged, Fernando Lima, do secretário-adjunto da Sagrima e vice-presidente da Federação da Agricultura e da Pecuária do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho de Sousa; do presidente do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), José de Jesus Reis Ataíde; do secretário-adjunto de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e também presidente do Sindicato Rural de Bacabal, Jadson Medeiros; secretários municipais; e presidentes de sindicatos de produtores.

O próximo lançamento oficial da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa vai acontecer, na sexta-feira (18), em Balsas, quando também será inaugurado o escritório regional da Aged, e no sábado (19), em São João dos Patos.
( Fonte; Gov. Estado do Maranhão)