sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vereadores de Peritoró debatem problemas do municipio.


O Jornal Regional Ma esteve acompanhando a sessão da Câmara de Vereadores de Peritoró Ma onde o vereador André Coelho vez o único requerimento da ordem do dia, onde solicitou do poder executivo a construção de um posto Médico no Povoado Precateira, justificativa: Em virtude do mesmo ser afastado da área urbana e poder servir de base para os povoados: Resfriado, Pitoró do Preto, sitio Novo, São Raimundos e outros, o mesmo foi Aprovado por unanimidade e encaminhado ao Prefeito para sanção;
Grande Expediente:
O vereador Naldo Lisboa
 ressaltou a chegada do 7 de setembro e colocou a situação dos povoados que estão querendo antecipar a data em virtude das dificuldades na Educação, solicitou também a base do prefeito que peça ao mesmo que coloque lâmpadas na praça pois as mesmas estão queimada colocando em risco a população. Colocou em plenário a necessidade de melhor assistência a famílias carentes quando a mesma precisa de urna funerária ( Popularmente conhecida com caixão) pois esse serviço esta deixando a desejar no município. apresentou também as dificuldades na Área da saúde como a falta de médico e medicamentos e ressaltou a necessidade do soro anticrotálico ( para veneno de cobras e outros) lembrando do episódio da morte do Sr. Anoa ocorrido na cidade de Alto Alegre do Ma, que o mesmo foi vitima de mordida de cobra no povoado caxuxa e por não ter soro na cidade de alto alegre a vitima foi levada pra Bacabal mas em decorrência do tempo veio a óbito.

A vereadora Dorinha:
Informou que com relação da solicitação do posto de Saúde, a mesma já havia feito um requerimento a mais ou menos 01 ano e o dinheiro ja estaria disponível para esse fim, ressaltou a importância do Soro anticrotálico onde relembrou de um fato ocorrido a anos atrás onde 12 pessoas foram picadas de cobras e apenas 01 veio a óbito por que demorou a chegar no pronto socorro. Em relação da possível falta de merenda a mesma disse que o município ainda esta "pagando" pela inadimplência de outros gestores.

O vereador Salles
Agradeceu a presença dos estudantes do povoado Ilha dos coqueiros que estavam na galeria juntamente com o professor Nonatinho, onde o vereador apresentou o problema dos estudantes do povoado que estão sem transporte escolar a aproximadamente 60 dias ( vai um dia falta outros); presente também na galeria os Agentes de Endemias que estão a 04 meses sem salário; 
O vereador Henrique (líder do Prefeito na Câmara)
Fez varias considerações em relação ao requerimento do Ver. Andre o mesmo disse também que o dinheiro ja estava na conta e possivelmente o povoado seria contemplado com o Posto de Saúde, agradeceu a presença dos estudantes, agentes de Endemias, Imprensa e populares que assistiam a sessão, fez elogios ao Deputado Federal Alberto Filho agradecendo o apoio para a construção da quadra no povoado Livramento e disse que o deputado pelo seu trabalho que ja vem demonstrando deverá dobrar sua votação pois é um Jovem que FAZ e não só promete. Respondeu a um de seus pares que não acreditava na vinda do Banco do Brasil para a cidade de Peritoró que já o tinha visto até retirando dinheiro no caixa e que estava esperando o mesmo reconhecer o feito na tribuna.

O Presidente da Câmara Vereador Valdecir Noberto ( Careca):
Solicitou ao DENIT a espessura das tampas dos Bueiros e colocação de outros na Br 316 para evitar maiores transtorno no período de chuvas. O vereador enalteceu o discurso dos seus antecessores e disse que os problemas dos secretariados era verdade e que o gestor municipal havia confiado aos seus partidos da base que coloca-se pessoas que tivessem afinidades ou exercesse profissões específicas para maior eficiência dentro de cada área, mas que infelizmente isso não estava acontecendo e estavam deixando  a desejar.

Também foi proposto pelo vereador Salle que fosse feita a transmissão das sessões via Rádio para que toda a população possa acompanhar os trabalhos da "Casa do Povo".

 ( Art. 5 inciso XIV e XXXIII assegura o direito a informação pessoal ou coletiva, pois cecear a IMPRENSA É CRIME e um afronto a CONSTITUIÇÃO FEDERAL em um PAIS DEMOCRÁTICO E DE DIREITO)

 Quero Parabenizar aos 09 vereadores de Peritoró pelo exemplo de câmara participativa pois estavam todos presentes e mesmo em divergência de opiniões o respeito ao contraditório foi assegurado e todos base e oposição demonstraram respeito ao publico presente e a seus Pares e que nas próximas sessões a população possa ainda mais  acompanhar seu vereadores eleitos na defesa de seus interesses.