terça-feira, 2 de agosto de 2011

Técnica do Incra de Brasilia visita o Maranhão.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de São Mateus do MA o Sr. Valentim Sousa, realizou um Coffe-Break para recepciona a Técnica do Incra de Brasília a Dra. Maria Mota, Após o café da manhã a mesma em companhia de dois Técnico do Incra do Ma, Presidente da confederação dos Trabalhadores Rurais do MA, O Sindicalista Antonio Dando, Presidente do PA Jitirana, realizaram uma reunião com os moradores da Gleba.

O Motivo da vinda da Técnica do Incra de Brasília foi a paralisação da construção de 135 casas no PA Jitirana, zona Rural de São Mateus do MA, que a 6 meses esta parada por falta da medição, que condiciona o pagamento da empreiteira, sendo a 2ª a começá-la e parar por falta de liberação de recursos;

Segundo a Dra. Maria Mota o problema acontece por que as casas foram orçadas primeiramente em 7 mil cada, depois foi pedido suplementação pois seus custos estavam em 10 mil e hoje cada uma esta orçada em 15 mil reais, por que, quanto mais tempo passa na concretização da obra, os custos tendem a aumentarem.

Hoje existe mais de 500 mil reais na conta, mas sempre aparece uma “desculpa” do Incra ma para a não liberação dos mesmos recursos.

O sindicato de Trabalhadores e diretores da associação do PA. Jitirana já realizaram varias viajem a Brasília para articularem a liberação e a conclusão das Obras.

A Dra. Maria Mota informou que nem o sindicato ou associação pega no dinheiro que é depositado direto na conta da associação e transferido eletronicamente para a conta da empreiteira quando os recursos estão liberados, afastando assim os rumores de Apropriação indébita por parte dos diretores tanto do Sindicato quanto Associação do PA.

O sindicalista Antônio Dando num desabafo disse: Com a velocidade que as coisas andam no MA, por exemplo mais de 4 anos para construir 120 casas em 1 PA, imagine isso no Estado todo, e assim a reforma agrária nunca vai se realizar no Maranhão, se não houver compromisso e tratar o caso com a prioridade que ele Merece.” Concluiu o sindicalista.