segunda-feira, 28 de março de 2011

11º Fórum Estadual da Juventude do Estado do MA

Foi Realizado na cidade de Timbiras - MA nos dias 25,26 e 27 de Março o 11º fórum Estadual de Juventude do Estado do Maranhão.

25/03 (Sexta feira):

As caravanas Foram recepcionadas pelos jovens da cidade Anfitriã (Timbiras) e alocados nas escolas do município sendo os Jovens de varias partes do Maranhão. As 21h tomou posse o conselho municipal da Juventude de Timbiras, no prédio da câmara municipal de Timbiras , sendo composto por 12 membros nos quais seis representa a sociedade civil e ou outros seis o estado do MA, presente na solenidade jovens da cidade de São Mateus do MA que viajaram com o apoio da secretária de Educação do Município; e mais cidades como: Pinheiro, Pio XII; Coroatá; Peritoró; Lago verde ; Lago Açu, São Luis, Caxias, Cururupu , Buriti Bravo; Bacabal ; Timon; Nunes Freire, Codó, Pedro Rosário, Arari, Mirinzal; Balsas, Turilândia, Açailândia, Paço do Lumiar, Cantanhede; Vargem Grande; Imperatriz, Bacuri; Raposa; Presidente Vargas; Balsas; Matinha, Morros e Timbiras sendo 35 cidades e mais de 500 jovens representando a Juventude do MA. Ficando assim composta a mesa de Honra:

Gabriel Medina – Presidente do conselho Nacional da Juventude;

Ruy Pires – Secretário Adjunto da Juventude do Estado;

Assis Filho –Ver. De Pio XII e Conselheiro Estadual da Juventude;

André Campos – Secretário Adjunto da Juventude do MA;

Rafael Oliveira – Secretário Executivo do FEJMA

Vanessa da Cruz – Conselheira municipal da Juventude

Daniel Gleyson – Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Timbiras;

Leondas Jr – Coordenador da Juventude do Município de Timbiras

Luis Alberto Coelho Silva – Presidente da Câmara Municipal de Timbiras

Além dos representante do prefeito Municipal : Raimundo Nonato Silva Pessoa os secretários do Município Secretário de Educação: Antonio Carlos da Silva e Secretário de Agricultura: Luis Henrique;

Associação presentes:

Ass. Forestim – Daniel Gleison

Ass. Arco-Iris – Rosana Campo;

Ass. UMADETE – Celinalda;

Pastoral da Juventude PJ – Domingas;

HIVIDA – Franklin

PMDB Jovem – Dione Rodrigues.

Após a composição da mesa de honra foi empossada a nova conselheira do município de Timbiras Srta. Vanessa da Cruz .

Após a solenidade de posse todos os jovens se confraternizaram no Bar duas Irmãs ao lado do colégio Arco-Iris ao som do Cantor Chico Timbiras com o Melhor da MPB.

Sábado 26/03 (manhã)

Após a composição da mesa diretora foi feita a abertura do trabalho

35 cidades acima citadas estavam presentes na abertura dos mesmos

Foram entregues comendas aos Prefeitos “Amigos da Juventude” aos Prefeitos de: Timbiras Sr. Raimundo Nonato; prefeito de Pinheiro Sr. Zé Arlindo; Prefeito de Coroatá Sr. Luiz da Movelar e Prefeito da cidade de Cururupu Sr. Francisco Pestana. Onde os mesmos “ Homenageados” discursaram ;

Presente ao Evento o Deputado Estadual Roberto Costa que fez um discurso de agradecimento a todos os jovens que o conduziram a vitória, e que foi nomeado no mês de janeiro pela governadora Roseana Sarney como secretário Estadual da Juventude, mas que ainda não tomou posse em virtude dos projetos que foram apresentados na Assembléia Legislativa do Estado e para que fosse feito as apresentação dos mesmos entre eles os projetos:

· Projeto Grêmios Livres / que os jovens possam fazer movimentos sem interferência dos diretores das escolas; Toda as escolas do Estado devem construir uma quadra poliesportiva para a pratica do esporte; Implantação da disciplinas de política e ética no currículo escolar

A chapa esquentou quando foi requerido ao deputado que concluísse sua fala pelo secretário Executivo do FEJMA Rafael Oliveira em virtude do tempo e dos demais ainda que iriam falar, o Deputado perguntou se era pra terminar, iniciou-se um confronto político partidário entre os “apoiadores”do Deputado (pró Roseana) e os Partidário da Oposição, entre eles do lado do deputado e muito exaltado o vereador Assis Filho de Pio XII pegou o microfone e inflamou a plenária, o Deputado pediu que a democracia fosse garantida e desse o respeito aos prefeitos “amigos” da Juventude, prefeito de Pinheiro, Prefeito de Timbira e Prefeito de Coroatá, pedindo até ao seu grupo que respeitasse o fórum e disse que não veio como secretário da Juventude e sim como deputado Estadual “amigo” da Juventude e prestar contas dos seus atos, pediu respeito a todos os companheiros independentes de política Partidária, e disse :“ Viemos aqui para discutir políticas publicas para a juventude” e concluiu dizendo “Viva a Juventude do Maranhão.” Após o INCIDENTE foi feito uma pausa para o almoço

Sábado 26/03 (Tarde)

Após o almoço os jovem presente ao evento ficaram conhecendo o que era o FEJMA- Fórum Estadual de Juventude do Maranhão a explanação foi feita pelos conselheiros Estaduais : Assis Filho, Raimundo Penha e Glauber Leonardo.

Após foi franqueada a palavra ao plenário para quem os jovens pudessem perguntar sobre os assuntos que aflige a juventude e os problemas do FEJMA;

muito foi cobrado dos aliados do Governo sobre o que foi feito com o plano Estadual que foi realizado nos anos anteriores que até hoje não foi feito nada do previsto no mesmo e em vez de crescer os jovens tiveram perda, como por exemplo os jovens agora é tratado como minoria pela Assembléia Legislativa do Estado; mais de 500 jovens presente no evento e representando 35 cidades do maranhão conclamaram a todos os jovens do estado para que juntos possamos fazer valer nossos direitos e farão uma carta aberta a governadora e a presidente Dilma para inteirar seus compromisso com a juventude do MA e do Brasil, além do pedido da abertura dos dialogos entre professores e Governo do Estado para que seje assim resolvido a questão da greve que prejudica a ambos os lados.

O presidente do CONJUVE - Conselho Nacional da Juventude Gabriel Medina falou aos presentes no fórum sobre as conferencias da juventude para o ano de 2011, dos compromissos e da importância da participação da juventude do MA.

Foram feitas as escolhas dos novos membros dos colegiados Regionais; e a eleição da nova Secretária executiva do FEJMA que ficou assim composta:

Glauber Leonardo - Secretário geral – ( Região Metropolitana) ;Jeferson Moreira – Sec. Executivo ( Baixada); João Costa – Sec. Executivo (Nunes Freire) Francisco Aires – Sec. Executivo (Região Tocantina) e Pedro Lopes – Sec. Executivo ( Médio Mearim);

A nova cidade sede para o próximo congresso será Buriti-Bravo nos dias 27,28 e 29 de Maio de 2011.

(obs: Em decorrência da falta de confirmação antecipada as refeições ficaram um pouco a desejar pois muitos jovens reclamaram da demora e quantidade dos alimentos ( podia colocar um suquinho ou uma fruta ); muitos jovens devem passar por uma educação ambiental na sua cidade antes de irem para o próximo fórum (jogar lixo no lixo) pois deixaram alojamento e refeitório com muita sujeira jogada no chão, a organização fez o Maximo para solucionar os problemas que surgiam no decorrer do fórum, outro ponto que quero destacar foi a falta de acompanhamento das Mídias de Massa ( base governista ou Oposicionista) pois as TVS que estiveram presente ao evento só permaneceram enquanto Deputado e Prefeito estavam por lá, e o Jornal Regional Ma era o único órgão de imprensa de massa livre que acompanhou todo o evento além dos blogueiros que hoje fazem a diferença em sua região.

E o editor/repórter Stuart Jr do Jornalregionalma estará presente acompanhando e apoiando a juventude do MA e convida a Mídia de Massa a participar mais desses debate que garante o futuro desse Estado (quero parabenizar toda equipe organizadora do 11º FEJMA de Timbiras pela organização e receptividade que nos recebeu a qual superou as expectativas dos mais otimistas e nos vemos em Buriti-Bravo.)


(Mais fotos do evento no facebook do jornalregionalma@gmail.com e orkut)