sábado, 14 de maio de 2011

3 crianças foram internadas com Suspeita do mal de Calazar no Interior do Ma.


O Repórter Stuart Jr esta investigando vários casos da doença Canina conhecida como Mal de Calazer que ja havia sido denunciado na cidade de São Mateus, segundo levantamentos do repórter 02 crianças foram enternadas em estado grave e encaminhadas para São Luis, inclusive uma filha de uma funcionária do Forum da Cidade que segundo informação da "mesma" uma criança de 1 ano e 8 meses teria entrado em óbito na capital vitima dessa doença e na cidade de São Mateus tudo esta calado, os cães podem ser vistos pela manhã na praça do mercado central onde as carnes ficam expostas sem uma vitrine e as moscas pousan no animal doente e pousa nas carnes. Esse é um caso de Saude Publica que o Promotor e os agentes de endemias devem combater. o Jornal Regional Ma faz a sua parte como veiculo de informação e combate ao descaso com o dinheiro publico, por que o municipiuo deve ter algum veterinário a serviço do Municipio, ja que tem um matadouro que vive sendo interditado pelo Ministério Publico.

saiba o que é e como combatela:

Leishmaniose visceral (LV), também conhecida como calazar e febre negra, é a forma mais severa de leishmaniose. É o segundo maior assassino parasitário no mundo, depois da malária, responsável de uma estimativa de 60 000 que morrem da doença cada ano entre milhões de infecções mundiais. O parasita migra para os órgãos viscerais como fígado, baço e medula óssea e, se deixado sem tratamento, quase sempre resultará na morte do anfitrião mamífero. Sinais e sintomas incluem febre, perda de peso, anemia e inchaço significativo do fígado e baço. De preocupação particular, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o problema emergente da co-infecção HIV/LV.

Em hospedeiros humanos, a resposta da infecção por L. donovani varia bastante, não só pela força mas também pelo tipo da reação imune do paciente. Pacientes que produzem números grandes de células-T do tipo TH1, que ativa a resposta celular mas não encorajam a formação de anticorpos, frequentemente recuperam-se da infecção e depois são imunes a uma re-infecção. Pacientes cujos sistemas produzem mais células do tipo TH2, que promovem apenas a formação de anticorpos, são mais afetados.

Na leishmaniose visceral humana, os sintomas mais típicos são febre e o aumento do baço, ou esplenomegalia, sendo observado também por vezes aumento do fígado ou hepatomegalia. O escurecimento da pele, que deu à doença seu nome comum na Índia, não aparece na maioria dos casos de doença, e os outros sintomas são muito fáceis de confundir com os da malária. O erro no diagnóstico é perigoso, pois, sem tratamento, a taxa de mortalidade para kalazar está perto de 100%.