segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vítima de calamidade poderá receber seguro especial de emergência

Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ)

Os empregados que tiverem seus contratos suspensos pelo fato de o estabelecimento em que trabalham ter sido afetado por calamidade natural poderão fazer jus a seguro especial de emergência, conforme substitutivo.
Substitutivo é quando o relator de determinada proposta introduz mudanças a ponto de alterá-la integralmente, o Regimento Interno do Senado chama este novo texto de “substitutivo”. Quando é aprovado, o substitutivo precisa passar por “turno suplementar”, isto é, uma nova votação. elaborado pelo senador Antonio Russo (PR-MS) a partir de projeto de Marcelo Crivella (PRB-RJ) aprovado nesta quinta-feira (27) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).A matéria será agora analisada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

No texto original, Crivella propunha a concessão de seguro-desemprego, mas Antonio Russo ponderou que a medida contraria a legislação em vigor, que concede o benefício no caso de desemprego e não de suspensão de contrato. Por esse motivo, o relator propôs alterar a Lei 7.998/1990, que regulamenta o Programa do Seguro-Desemprego, para instituir o seguro especial de emergência. De acordo com o substitutivo, o benefício deve ser pago em parcela única no valor de até duas vezes o teto do seguro desemprego (R$ 1.010,34).
Para contemplar também os autônomos e empreendedores individuais, Antonio Russo acrescentou, no substitutivo, um crédito de emergência. O benefício deverá ser concedido na modalidade de empréstimo, com valor fixado em até três vezes o teto do seguro-desemprego.

Conforme a proposta aprovada, trabalhadores beneficiados com o seguro especial de emergência também poderão acessar o crédito de emergência. O parlamentar pelo Mato Grosso do Sul propõe que esse crédito tenha carência entre seis meses e um ano, podendo ser pago em até 36 prestações. Os recursos para o seguro especial e o crédito de emergência serão provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Ao destacar a abrangência social do projeto, Antonio Russo lembrou que vítimas de enchentes e outras catástrofes naturais ficam extremamente vulneráveis, pois “além de perderem familiares, móveis, roupas e a moradia, em muitos casos perdem também a capacidade de trabalhar”.

Pesca em parceria
Na mesma reunião, a Comissão de Agricultura confirmou apoio ao PLS 423/2011, que inclui na Política Nacional de Aquicultura e da Pesca (Lei 11.959/09) o pescador artesanal que trabalha em parceria com o dono do barco, sem vínculo trabalhista. O texto já havia sido votado na CRA, mas como foi aprovado na forma de substitutivo, precisou passar por um segundo turno de votação. A matéria segue agora para a Câmara, caso não haja recurso para votação em Plenário.

A proposta estabelece regras para contratos de parceria na pesca profissional, foi apresentada pelo senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e modificada pelo relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
O texto aprovado determina que a remuneração do pescador seja dividida em uma parte fixa, em dinheiro, e outra parte a ser estabelecida por percentual do resultado da pesca. No que se refere à parte fixa, o menor valor a ser pago ao pescador deve ser equivalente ao piso salarial da categoria.
Quanto à divisão do resultado da pesca, o projeto prevê que a definição de percentual a ser pago ao pescador será fixado em acordo coletivo, com pagamento, no máximo, após três viagens de atividade pesqueira. Flexa Ribeiro alterou essa parte do projeto para incluir a possibilidade de antecipação de pagamento.

(fonte:© Copyright - K & M e Katia Maranhão.
Todos os direitos reservados a K & M, revista eletrônica mantida por Katia Maranhão.)

Dicas para valorizar os imóveis


Escolas, postos de saúde, supermercados, linhas de ônibus e shoppings são alguns dos elementos que podem elevar o preço de um imóvel. Além da infra-estrutura da região na qual a casa ou apartamento está localizado, outro fator que influencia a valorização dos imóveis são as reformas. “Nem todas as modificações influem de maneira positiva no valor do empreendimento”, ressalta o advogado imobiliário Carlos Samuel de Oliveira Freitas, diretor de condomínios da Primar Administradora de Bens, que irá inaugurar sua filial na Barra (RJ) em outubro.
A principal recomendação no que diz respeito a reformas é não fazer alterações com o objetivo de deixar o imóvel personalizado conforme os gostos pessoais. Imagine um empreendimento com detalhes que remetam a animais, isso pode não agradar o gosto dos possíveis compradores. “As reformas devem ter caráter funcional, ou seja, que atenda as demandas do mercado. Personalizar um bem deprecia o seu valor”, explica Freitas, que também é diretor de locações da ABADI.
O custo, a qualidade e a utilidade são as três bases de sustentação de qualquer reforma no imóvel. As alterações não devem ter um custo alto comparado com o valor da construção, pois corre-se o risco de não conseguir recuperar o investimento. “A qualidade dos materiais utilizados também é fundamental. O ideal é pesquisar os preços e verificar a qualidade e procedência, evitando a compra de algo ruim, independente do valor. O serviço deve ser bem feito e a reforma deve ser realizada visando à utilidade”, observa.
Os cômodos mais importantes para a valorização do imóvel são a cozinha e o banheiro. Atualmente as casas e apartamentos não dispõem de espaço e os ambientes são pequenos e desconfortáveis, por isso a procura por cozinhas mais amplas está crescendo. “A cozinha é um lugar de integração, perfeita para as reuniões em família na hora das refeições. Por isso cômodos com fácil passagem, superfícies resistentes e pisos e revestimentos fáceis de limpar são mais valorizados”, considera.
Os banheiros e os equipamentos presentes em seu interior podem aumentar significativamente o valor de um imóvel. A presença de um banheiro no quarto principal ou até mesmo mais de uma suíte são considerados diferenciais. “O banheiro deve ter um bom tamanho, com box e espaço confortável para o vaso sanitário. Vale a pena investir nos encanamentos, mesmo não sendo visível as boas condições da infra-estrutura são imprescindíveis. As banheiras contribuem para aumentar o preço do imóvel”, acrescenta.
O acabamento deve ser de qualidade, com cores discretas e resistência. Cerâmica, granito ou madeira são os materiais mais indicados para o piso, enquanto o carpete não é recomendado, principalmente pelos aspectos de higiene e saúde. “A limpeza é outro fator que influencia na hora de comercializar o imóvel, podendo acrescentar uma boa porcentagem no valor. Um local limpo e organizado passa uma boa imagem e realça os pontos fortes da edificação”, destaca.
A garagem e a área externa também contam pontos na hora de vender ou alugar o imóvel. O jardim deve ser bem cuidado, com grama cortada, árvores podadas, flores bem cuidadas e nada de deixar a horta cheia de mato. “Os compradores gostam de garagens grandes, que acomode pelo menos dois carros. O visual externo do imóvel tem que ser arejado e iluminado e a cor externa deve ser clara, aumentando as chances do negócio ser concretizado”, finaliza Freitas.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Governo Federal lança Programa Nacional de Água para Todos.


 
Fonte: Jornal Pequeno.
         As famílias que vivem na zona rural dos municípios de Cantanhede, Matões do Norte, Peritoró, Alto Alegre, São Mateus e Pirapemas serão as primeiras beneficiadas do Programa Água para Todos no Maranhão. A instalação das 4.320 cisternas está prevista para começar ainda este ano pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Membros dos Comitês Gestor e Operacional do Programa Água para Todos no Maranhão estiveram, na quarta-feira (19), em Brasília, na sede dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Integração Nacional (MIN), para discutir a instalação de mais cisternas, kits de irrigação, pequenas barragens e Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água não só para consumo humano, mas também para o aproveitamento da água na produção de alimentos.
         Ficou acertada a assinatura de um convênio entre o Ministério e o Governo do Maranhão, no valor de aproximadamente R$ 40 milhões para a execução do projeto nos próximos anos.   
         Na reunião ficou acertado que o comitê do Água para Todos no Maranhão fará um levantamento das demandas para a construção de mais cinco mil cisternas no estado, que serão implantadas pela Fundação Banco do Brasil. 'À medida que forem implantando estas cisternas será feito um estudo detalhado, uma melhor filtragem dessas demandas para que outras ações sejam executadas por outros órgãos, como é o caso da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)',
        
  (O programa Água para todos é um programa de autoria do Deputado Federal do Maranhão Carlos Brandão, que hoje vem a beneficiar milhares de pessoas em todo o Brasil. Água é um direito de TODOS.)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PPS tenta na Justiça reaver vagas de deputados que migraram para o PSD


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta quarta-feira (26) quatro pedidos do PPS para reaver os mandatos de deputados federais que saíram da legenda para se filiar ao PSD, fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O PPS quer de volta as vagas de Geraldo Thadeu (MG), Cesar Halum (TO), Moreira Mendes (RO) e Alexandre Silveira (MG).

Nas ações, o partido alega que é inconstitucional a regra do TSE que aceita a criação de uma nova legenda como justificativa para a mudança de partido.
“A resolução é inconstitucional sobre esse ponto em que autoriza a migração de partido levando consigo o mandato, uma vez que o mandato é do partido. O TSE, ao inserir isso na resolução, transgrediu o que foi decidido pelo STF [Supremo Tribunal Federal] sobre a titularidade dos mandatos”, disse o advogado do PPS, Renato Galupo.
O pedido ainda não tem relator no TSE.
Registro
O registro do PSD no TSE foi aprovado no fim de setembro. A decisão, por 6 votos a 1, permitiu que a nova sigla filie candidatos para concorrer nas eleições municipais de 2012.
O PSD anunciou que a sigla terá 55 deputados federais e dois senadores.
Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade. Com a decisão desta terça, o partido de Kassab poderá disputar as eleições municipais, sob o número 55.
( Fonte: G1)

2 anos da Rádio Natureza FM - programação de Aniversário

  
A Radio Natureza FM 87,9 Mhz, em comemoração aos 2 anos no Ar em São Mateus, estará realizando as comemorações de Aniversário da Radio Natureza  que se estenderá durante a semana:
No dia 27 as 19:00h com entrega de certificado às empresas anunciantes, sorteio de brindes ao convidados e um coquetel no auditório da 1ª Igreja Batista. 
No dia 29 as 20:00h uma grande festa na Choperia Artur, com banda Novo Som e Junior Brasil com o melhor do Arrocha além do desfile para a escolha da garota Natureza 2011.

halloween no club Aquarius dia 28 de Outubro

Acontece dia 28 de Outubro, no club Aquarius em São Mateus do MA. - VC é nosso convidado. Participe.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

GOVERNO DO ESTADO RESOLVE PAGAR HONORÁRIOS ATRASADOS DE ADVOGADOS DATIVOS

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira (FOTO), acaba de receber um telefonema do secretário de Planejamento do Estado, Fábio Gondim, informando que o Governo do Maranhão decidiu pagar os honorários, em atraso, dos advogados dativos.


O secretário afirmou que somente serão pagos os honorários referentes aos anos de 2009 e 2010, correspondentes ao mandato do atual Governo. Advogados dativos, satisfeitos com a informação, declararam que o anúncio de que a Seccional iria ajuizar ação contra o Estado surtiu os efeitos desejados.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Médicos do Maranhão e mais 11 Estados devem entrar em greve nesta terça-feira.


(foto ilustrativa)

SÃO LUÍS - Os médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão e em outros onze Estados - Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe - devem paralisar o atendimento à população, nesta terça-feira (25), para reivindicar melhores condições de trabalho e baixa remuneração. A ação terá duração de 24 horas, de acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Em outros quatro Estados (Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo), a categoria pretende fazer manifestações públicas, com possibilidade de paralisação do atendimento em um hospital, um centro de saúde e um ambulatório, de acordo com definição da organização do protesto.
Nos outros dez Estados e o Distrito Federal não confirmação de participação dos médicos na manifestação. A Comissão Pró-SUS, composta por representantes da Fenam, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), quer chamar a atenção para os problemas que afetam o setor e que comprometem a qualidade do atendimento à população.

Em nota, a Fenam informou que, nos estados em que se houver paralisação, o atendimento médico deixará de ser feito de acordo com os seguintes critérios: serão suspensos os atendimentos eletivos (consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos). A categoria, no entanto, informou que ficará assegurado o trabalho nas unidades de urgência e de emergência.
( Fonte: Imirante.com)

vereador realiza pagamento de servidores dentro do prazo

Presidente Ver. Neto Amorim

o vereador e presidente da Câmara de  vereadores de São Mateus do Maranhão vereador Neto Amorim foi vitima de uma "desinformação" por parte da Tv local, no qual o apresentador disse que recebeu uma ligação de "um vereador" mas não citou a fonte ou seja o nome do vereador, em que o pagamento dos servidores estavam atrasados, diante do exposto o presidente vem atravez desse veiculo de informação esclarecer que todos os pagamentos foram efetuados dentro do prazo ( embora a CLT determine até 05 dias úteis após o vencimento) todos os mesmos foram executado no dia 20, data do recebimento do repasse do município.

sábado, 22 de outubro de 2011

Governo do Maranhão anuncia concursos publicos para 2012


O Governo do Maranhão anunciou a realização de concurso público para o ano de 2012 e talvez, ainda no final de 2011. O comunicado foi feito pelo secretário Chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, em entrevista na manhã desta segunda-feira (19) na Rádio Mirante AM de São Luis. Segundo o secretário, a área priorizada para realização de concurso público no Maranhão é a de segurança pública.

Luis Fernando afirmou que a governadora Roseana Sarney determinou ao secretário de Estado de Planejamento, Fábio Gondim, que faça um estudo das necessidades de admissão de servidores públicos por meio de concurso público, contemplando também outras áreas. Ele garantiu que, até o fim do ano, serão divulgadas as ofertas de novas vagas no Estado.

- O concurso público é o processo mais legal e democrático para admissão do funcionário. Portanto, os concursos serão realizados. Uns poderão ocorrer, ainda, esse ano. Os outros, somente em 2012. As admissões serão feitas partir do próximo ano. Nesse estudo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, a área de segurança será priorizada tanto no âmbito das Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros – informou.

Mas este concurso na área de segurança não é novidade. O concurso para as polícias Civil e Militar do Maranhão foi anunciado e prometido pelo Secretário de Segurança do Estado, Aloísio Mendes, para ser realizado ainda em 2011, mas até agora nada. O Governo do Maranhão também prometeu outros concursos para este ano, vamos esperar que desta vez estes concursos possam acontecer no ano de 2012, ou quem sabe, ainda em 2011.
 (fonte; Castro Digital)

Deputado e esposa são agredidos por assaltantes dentro de casa.

Dep. Estadual PR. Luiz Accorsi

O deputado estadual Luiz Accorsi (PSDB) e a esposa dele foram violentamente agredidos por assaltantes armados na tarde desta sexta-feira (21), em casa, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Os ladrões invadiram a residência aproveitando a chegada da mulher, por volta das 17h, e permaneceram por uma hora e quarenta minutos. As informações são do delegado-adjunto da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, Guilherme Rangel Melo Alberto, em entrevista ao G1.
“A segurança da casa acabou ajudando [os ladrões], porque ela é toda murada, sem grade, ninguém podia imaginar o que se passava dentro”, explicou.
A mulher de Accorsi foi sufocada com uma sacola pelos assaltantes e uma faca foi colocada ao lado do rosto dela, no momento em que procuravam por dinheiro e outras coisas de valor. “Ela ficou muito machucada”, definiu. Somente o casal estava na residência.
“Os assaltantes sabiam muitos detalhes sobre as vítimas. Chamavam Accorsi de deputado, o tempo todo, por exemplo. Sabiam que ele é médico e tem ponte de safena. Sempre que diziam essas coisas, citavam uma fonte ainda desconhecida”, anotou o delegado na investigação. Alberto disse: “Esse é um dos casos mais violentos que já peguei”.
O sistema de monitoramento por vídeo da casa não estava funcionando. Os ladrões fugiram em um veículo. A polícia vai procurar por câmeras de circuitos vizinhos.
O delegado saiu da casa do deputado por volta da meia noite. “Estavam lá o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), e o secretário de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar”.
(Fonte: Portal G1).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As fazes da Mulher e do Homem.

(.)

5 anos: "Mamãe, te amo."
11 anos: "Mãe, não enche."
16 anos: "Minha mãe é tão i...rritante."
19 anos: "Eu quero sair de casa."
25 anos: "Mãe, vc tinha razão."
30 anos: "Eu quero voltar pra casa da minha mãe."
50 anos: "Eu não quero perder a minha mãe."
70 anos: "Eu abriria mão de TUDO pra ter minha mãe aqui comigo."...
Pense bem antes de deixar sua Mãe triste, vc só tem uma mãe.
Compartilhe se você ama sua MÃE!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Secretaria de segurança Pública do MA será investigada por 23 promotores.

Sec. Aloisio Mendes.

(14h) – O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades da secretaria estadual de Segurança Pública, comandada por Aluísio Mendes (foto) pela “situação de extremo abandono e caos” em que se encontram o Instituto de Criminalística (ICRIM), Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Identificação (IDENT) e Centro de Perícia Técnica da Criança e Adolescente (CTPCA”. A representação é assinada por 23 promotores de Justiça.
Segundo os promotores por diversas ocasiões, inclusive em visitas in loco, realizadas por membros do Ministério Público, “que os Institutos vêm exercendo suas funções em condições precárias e insalubres, evidenciando-se o completo descaso do poder público“.
De acordo com o MP os reiterados atrasos nas entregas dos laudos, inclusive cadavéricos, tem prejudicado a conclusão de processos criminais e, “via de consequência, diversos relaxamentos de prisões por excesso de prazo, prejudicando a aplicação da lei penal“.
Os promotores de Justiça vão investigar o destino de R$ 2,4 milhões ( incluídos seis veículos Amarok) que foi destinado a Secretaria de Segurança, após o Ministério Público firmar dois Termos de Ajustamento de Condutas, com empresas  privadas. Segundo o MP, até hoje esses recursos não foram utilizados em nenhuma melhoria nos institutos.
Os promotores vão requisitar a Comissão Central de Licitação a cópia integral dos processos licitatórios:
Processo nº 6971/2010, datado de 03 de dezembro de 2010, cujo objeto é a aquisição de material de informática para os órgãos IML, ICRIM, IDENT e CTPCA, no valor estimado de R$ 339.000,00;
Processo nº 6231/2010, datado de 26 de outubro de 2010, para serviços de reforma e adequação do IML, no valor de R$ 340.725,51;
Processo nº 6970/2010, datado de 03 de dezembro de 2010, para aquisição de material permanente para a SPTC, abrangendo seus órgãos IML, ICRIM, IDENT e CTPCA, no valor de R$ 62.467,84;
Processo nº 6972/2010, datado de 03 de dezembro de 2010, para a aquisição de material de informática para os Órgãos IML, ICRIM, IDENT e CTPCA, no valor de R$ 318.819,00;
Processo nº 5050/2010, datado de 30 de agosto de 2010, para a construção e reforma do ICRIM, no valor de R$ 312.204,11.
(Fonte: Blog do Itevaldo).

Deputado Federal Alberto Filho cobra duplicação da BR 135.

Dep. Fed. Alberto Filho ( PMDB/MA)

O Deputado Federal Alberto Filho fez uso da Tribuna do Congresso onde disse: "Hoje faço um pronunciamento na tribuna da câmara dos deputados sobre a triste realidade que vivemos com os inumeros acidentes, muitos deles resultados em morte, ocorridos na BR 135, mais precisamente no trecho do campo de perizes. Há muito tempo fala-se em duplicação, mas até agora não sai do papel, e para piorar a situação o Ministro dos Transportes quer adiar esse prazo para junho de 2012. Isso é indimissivel, não podemos aceitar que durante esses dez meses o povo maranhense corra perigo percorrendo aquela rodovia. Amanha estaremos indo ao Ministro dos Transporte para reivindicarmos mais uma vez a urgência a realização daquela obra e que seja iniciada a obra o mais rápido possível. concluiu o deputado Federal do Maranhão.

Fifa Anuncia hoje calendário de jogos da Copa do Mundo de 2014 e da copa das confederações de 2013.


Estadio do Corinthians em construção

A Fifa anunciará nesta quinta-feira os calendários da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações, em 2013, com definição de datas e horários por volta das 13h50 (de Brasília). E o grande destaque será a cidade de São Paulo. Antes ameaçada até de ficar fora do Mundial, a capital paulista receberá, ao todo, sete partidas, uma delas a tão cobiçada abertura, com a seleção brasileira em campo. É o que garante o jornal "O Estado de S. Paulo" em sua edição desta quinta.

Assim, o novo estádio do Corinthians, o Itaquerão, na zona leste da cidade, só não terá mais jogos que o Maracanã, no Rio de Janeiro, desde o início previsto como palco da final e para receber a maior quantidade de confrontos - serão oito. A mudança de atenção em relação a São Paulo tem uma série de fatores, entre eles o lobby feito nos últimos dias pelo governador do estado bandeirante, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito paulistano, Gilberto Kassab (PSD).

A Fifa gostou principalmente das garantias financeiras para a construção da arena corintiana e, como prêmio, deu a São Paulo também o sorteio dos grupos da Copa das Confederações. Outro evento o importante, o Congresso da entidade também deve ficar na cidade, já que tradicionalmente acontece no local da abertura. Além de jogos da primeira fase, o Itaquerão receberá um de oitavas de final, outro de quartas de final e, talvez, até um de semifinal.

A reviravolta no status conferido a São Paulo deixa claro que os critérios da Fifa pouco - ou quase nada - têm a ver com questões técnicas e acabam sendo definidos mesmo por seus interesses e fatores políticos. Segundo o "Estadão", patrocinadores fizeram questão de alertar a entidade de que o mercado paulista era fundamental para a exposição de suas marcas.

Copa das Confederações vira consolo a Brasília e Belo Horizonte

Depois de muito tempo brigando para sediarem a abertura do Mundial, Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) terão na Copa das Confederações, espécie de evento-teste da Copa do Mundo, um prêmio de consolação. A primeira deve ficar com a abertura, enquanto que a capital mineira muito provavelmente, ainda mais depois dos atrasos do Maracanã que irritaram a Fifa, sediará a final. 
( Fonte: O Estadão)

População cansada do descaso fazem "ponte" no interior do Maranhão.


ponte quebrada a mais de 02 meses.

Moradores da cidade de São Mateus cansado da inércia do prefeito municipal, que muito fala e pouco faz (e que adora ameaçar repórteres e jornalistas veladamente), se reuniram e colocaram Tábuas sob o tapuio da ponte do pique, que caiu já faz mais de 2 meses, e com as chuvas extemporânea ficaram ilhados do outro lado da ponte submersa, os populares se reuniram e “fizeram uma ponte provisória” pois a capacidade de peso é bem baixa e não se pode transitar veículos pesados, mas como “quebra galho” ta muito bem feita, o Jornal Regional Ma quer de publico enaltecer as iniciativas do povo  de São Mateus que começou a agir ao invés de somente ficar lamuriando, pois se não for assim a cidade de São Mateus jamais sairá do Buraco, lama e descaso, o “Lago Piqui” digo moradores do antigo Bairro Avenida Piqui hoje conhecido como” lago piqui” Pois basta uma chuvinha que todos fica embaixo d’água com transito somente de “barcos” móvel ( é cômico se não fosse trágico).
O mais interessante foi o cancelamento do convenio do INCRA com A prefeitura municipal onde 07 povoados seriam beneficiados com poços artesianos e a construção de duas pontes sendo que a do Piqui seria de concreto ( digo seria por que era assim que estava no projeto) o valor de mais de 1 milhão e duzentos mil reais foi assinado, o Incra liberou 412 mil reais e depois de algum tempo o Município cancelou o contrato, pedindo a medição que foi feita e segundo o INCRA o município ficou inadimplente em lhe devolver mais de 90 mil reais ( que se não for paga devera constar futuramente nas dividas ativas da União) ou seja que pagou o  “pato” foi mais uma vez a população de São Mateus e os moradores dos povoados. ( detalhe só foram trocadas algumas tábuas na ponte, e conseqüência foi a queda de um caminhão.) O Ministério Publico Estadual nos passou a relação de varias ações civis publicas impetradas no município que até agora estão sem sentença.