quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fifa Anuncia hoje calendário de jogos da Copa do Mundo de 2014 e da copa das confederações de 2013.


Estadio do Corinthians em construção

A Fifa anunciará nesta quinta-feira os calendários da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações, em 2013, com definição de datas e horários por volta das 13h50 (de Brasília). E o grande destaque será a cidade de São Paulo. Antes ameaçada até de ficar fora do Mundial, a capital paulista receberá, ao todo, sete partidas, uma delas a tão cobiçada abertura, com a seleção brasileira em campo. É o que garante o jornal "O Estado de S. Paulo" em sua edição desta quinta.

Assim, o novo estádio do Corinthians, o Itaquerão, na zona leste da cidade, só não terá mais jogos que o Maracanã, no Rio de Janeiro, desde o início previsto como palco da final e para receber a maior quantidade de confrontos - serão oito. A mudança de atenção em relação a São Paulo tem uma série de fatores, entre eles o lobby feito nos últimos dias pelo governador do estado bandeirante, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito paulistano, Gilberto Kassab (PSD).

A Fifa gostou principalmente das garantias financeiras para a construção da arena corintiana e, como prêmio, deu a São Paulo também o sorteio dos grupos da Copa das Confederações. Outro evento o importante, o Congresso da entidade também deve ficar na cidade, já que tradicionalmente acontece no local da abertura. Além de jogos da primeira fase, o Itaquerão receberá um de oitavas de final, outro de quartas de final e, talvez, até um de semifinal.

A reviravolta no status conferido a São Paulo deixa claro que os critérios da Fifa pouco - ou quase nada - têm a ver com questões técnicas e acabam sendo definidos mesmo por seus interesses e fatores políticos. Segundo o "Estadão", patrocinadores fizeram questão de alertar a entidade de que o mercado paulista era fundamental para a exposição de suas marcas.

Copa das Confederações vira consolo a Brasília e Belo Horizonte

Depois de muito tempo brigando para sediarem a abertura do Mundial, Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) terão na Copa das Confederações, espécie de evento-teste da Copa do Mundo, um prêmio de consolação. A primeira deve ficar com a abertura, enquanto que a capital mineira muito provavelmente, ainda mais depois dos atrasos do Maracanã que irritaram a Fifa, sediará a final. 
( Fonte: O Estadão)