sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jornal Regional MA investiga denuncia de pais de alunos da zona rural.

O Jornal Regional Ma recebeu vários pais de alunos de 03 povoados da zona rural da Cidade de São Mateus do MA, e foi checar de perto como anda as escolas, abaixo uma pequena amostra do que foi detectado in loco:

01) Povoado Santa Rosa: No povoado a denuncia era que existe uma escola construída a mais de dois anos e que a mesma nunca funcionou. O jornal esteve no local e confirmou o fato, pois a escola que tem o nome do pai do atual prefeito foi construída há dois anos, mas nunca funcionou, segundo informações a escola tem apenas uma pessoa que se diz diretora que vai La de mês em mês  e da uma limpada, o forro teve que ser retirado pois estava cheio de morcego, conforme informou uma moradora do local, o povoado tem 54 famílias, sendo que muitas delas estão abandonando suas casas por causa de conflitos em pendência na justiça pela posse  de  terras e por não ter aulas para seus filhos na localidade.

Denuncia 02 - Povoado Veloso: a merenda esta pouca, a falta de água potável para os alunos, decorrente de problema na  Bomba do poço da escola  que já faz muito tempo esta intupida ou com problema de ar, e a falta de vigia. O jornal confirmou tais fatos e descobriu que no povoado existe um poço artesiano concluído, com rede de distribuição nas casas, que não esta funcionando por causa da CEMAR, que só tem que ligar a rede, pois o padrão e projeto já estão concluídos conforme informou um dos moradores, (Vereadores e Prefeito Municipal vamos agir  e colocar o poço pra funcionar.)

Denuncia 03 - Povoado Santo Antonio: segundo pais de aluno, as professoras têm que buscar água na vizinhança, pois na escola não tem poço  e muito menos água, não tem energia elétrica, embora o padrão de luz já esteja pronto só falta a ligação, isso deixa a escola que é das "antigas" sem condições  de operar  com  as mínimas condições, pois os alunos bebem água de um filtro de barro (que dura cerca de cinco  minutos)  quando os alunos chegam com sede, não tem zeladora, merendeira ou vigia, as professoras tem que improvisar para atender mais de 50 alunos (crianças) que é mais grave.

Essas foram apenas Três escolas visitadas pela nossa Reportagem, que deve acredito eu acompanhar o Promotor quando o mesmo for visitá-las, essas  e outras imagens foram encaminhadas ao Ministério Publico (promotor Dr. Clodomir Bandeira Lima Neto) para providencias que deve solicitar  junto à secretária de Educação do Município o mais rápido possivel.

*  como esta seu bairro, povoado, rua....evie suas imagens para que todos conheçam como esta a real situação da sua cidade, bairro e ou povoado, faça a sua parte, encaminhe para o jornal ou diretamente na promotoria da sua cidade.LEMBRE-SE A JUSTIÇA SÓ REAGE QUANDO PROVOCADA. CIDADÃO INFORMADO É CIDADÃO PREPARADO.