quarta-feira, 18 de abril de 2012

Secretário Estadual de Agricultura participa de Audiência Publica no Interior do MA.

sec. de Estado de Agricultura  Claudio Azevedo

O secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária do Estado do Maranhão o Sr. Claudio Donizete Azevedo, esteve na semana passada (sexta feira dia 13/04) na cidade de São Mateus do Maranhão, a convite da Vereadora Soliene Boueres  e demais vereadores que assinaram o convite, para esclarecer duvidas em uma audiência Publica sobre o programa Federal com implantação pela CODEVASF   no Estado do Maranhão da ÁGUA PARA TODOS, a primeira cidade a ser beneficiada no estado foi a de Matões do Norte, onde o Prefeito Solimar Alves foi citado pelo  modelo de organização e apoio ao programa. A  cidade de São Mateus do  MA será a segunda cidade a ser contemplada com 740 cisternas na primeira faze de implantação  do Programa.
ver. Soliene, secretário Dr. Claudio e presidente da camara Ver. NetoAmorim

O secretário de agricultura do Município  Sr. Marconi é o presidente da comissão no município e nos informou que o programa contemplara as famílias carentes dos povoados que foi dividido em 08 pólos, abrangendo o interior do Município, onde a família tenha renda per capta de R$140,00 e esteja cadastrada em um programa do Governo federal (exemplo Bolsa Família, etc.)  ou  seja possua o Numero do NISS (cadastro feito a nível federal) no Município de Matões do Norte o programa esta bastante adiantado haja visto que já existia um cadastramento e mapeamento das casas de telha e casas de taipa (que não possibilita a colocação do sistema de captação de água)  e no município de São Mateus ainda terá de ser feito esse mapeamento.
sindicalista Antonio Dandô.

O secretário de Agricultura do Estado informou também que nas localidades onde tiverem mais de 10  casas poderá ser implantado o sistema de poço artesiano com rede de distribuição de águas para as residência; no caso das cisternas a mesmas tem capacidade de 14 mil litros.  A primeira etapa  do programa  é a água pra beber (consumo humano), cozinha, etc. na segunda etapa a água para irrigação, criação de peixe, etc.
sec. munic. Marcone, Empresário Domingos  Jr, Sec.de Estado Dr. Claudio e téc Patricio.

O secretário respondeu a varias indagações de populares e lideranças que estavam presente,os vereadores: Hélio, Gessé Soares, Sebastião Ninna, Toinho Chaves, Soliene e Neto Amorim bem como o diretor do sindicato dos trabalhadores Sr Antonio Dando; o ex-prefeito Getulio Amorim, o Presidente do sindicato Sr. Valentim, o empresário Domingos Junior alem de vários presidente de associações presente a audiência Publica que foi Presidida pelo Vereador Neto Amorim.
agricultores e lideranças presente na audiencia.

Vários agricultores perguntaram ao secretário sobre os graves  problemas do SALANGÔ, o secretário disse que esta vendo isso de perto e deve inserir  no novo programa da governadora Roseana Sarney de combate a pobreza  as reinvidicações dos produtores do município, e marcou para que uma comissão fizesse um relatório e marcou uma reunião com os agricultores para tratar exclusivamente desse assunto.
Almoço servido as autoridades presente ao evento.

Após a audiência foi servido um almoço ao secretário no restaurante Self Service Manos,  e no período da tarde o secretário fez uma visita ao Salangô  e teve outra audiência publica na cidade de Alto Alegre do Maranhão atendendo um convite do Técnico da Agerp Sr. Patricio. A  cobertura do evento foi realizado pelo Jornal Regional Ma (Stuart Jr) e pela TV Difusora canal 09.