terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Acusado de Estupro de filhas é morto juntamente com 05 detentos em Delegacia no Maranhão


Seis presos foram mortos durante uma rebelião no 2º Distrito Policial de Pinheiro (330 km de São Luís), no Maranhão, nesta terça-feira (8). A confirmação das mortes foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Embora a secretaria não confirme, a imprensa local afirma que os seis detentos foram decapitados.

Os mortos haviam sido feitos reféns por presos que, após uma tentativa frustrada de fuga, promoveram a rebelião. De acordo com a secretaria, os assassinados eram acusados de pedofilia ou estupro, como José Agostinho Bispo, de 55 anos. Conhecido como o "Monstro de Pinheiro", Bispo foi preso em junho do ano passado, após ser condenado a 63 anos de prisão por abusar sexualmente de suas duas filhas, com quem teve filhos-netos. Uma das filhas foi mantida em cárcere privado por 16 anos.

A rebelião começou por volta das 22 horas de ontem (7) e as negociações para tentar conter a violência só começaram na madrugada de hoje (8). De acordo com a secretaria estadual, os presos reclamam da superlotação da delegacia que, embora tenha capacidade para, no máximo, 40 pessoas, abriga mais de 90 presos.

Além de exigir a presença de um juiz da Vara Criminal e de um promotor de Justiça, os detentos pediram um quilo de maconha para libertar os reféns e encerrar a rebelião. Como a maioria deles tem parentes em Pinheiro, os rebelados também reivindicam o direito de receber comida caseira levada pelos próprios parentes.

O secretário adjunto de Inteligência da secretaria estadual, Laércio Costa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, e o superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Lima de Paiva, estão desde cedo na cidade, acompanhado as negociações, que contam ainda com um juiz e dois promotores de Justiça de Pinheiro. Policiais militares do Batalhão de Choque e uma equipe do Grupo Tático Aéreo também foram deslocados para o município e cercam toda a área em torno da delegacia.