sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Agenda de Candidatos ao Governo do Maranhão inicia na segunda (04/08).

Reunião com direção da TV Mirante e representantes
de candidatos (Foto: Maurício Araya/Imirante)
Começa na próxima segunda-feira (4) a cobertura da agenda dos candidatos ao governo do estado nas eleições de 2014. Diariamente, serão exibidas imagens das ações de três candidatos. Os outros três terão os compromissos do dia exibidos em gerador de caracteres. A ordem foi definida em sorteio. As informações sobre a cobertura do período eleitoral foram apresentadas durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (30), entre a direção de jornalismo da TV Mirante e representantes dos candidatos.
Conforme a ordem de sorteio, serão divulgadas no primeiro dia as agendas de Flávio Dino (PCdoB, coligação "Todos pelo Maranhão"), Josivaldo Correa (PCB) e Saulo Arcangeli (PSTU). Já no segundo dia, serão divulgadas as agendas de Lobão Filho (PMDB, coligação "Pra frente Maranhão"), Luís Pedrosa (Psol) e José Luís Lago (PPL). Assim seguirá até o fim da cobertura.
Além da agenda dos concorrentes ao governo do estado, a emisssora vai realizar duas rodadas de entrevistas temáticas, ao vivo, no JMTV 1ª edição, que vai ao ar a partir do meio-dia, e JMTV 2ª edição, a partir das 19h15. A primeira rodada acontecerá no JMTV 2ª edição, a partir do dia 18 de agosto, com o candidato Lobão Filho. Em seguida serão entrevistados Luís Pedrosa (dia 19); Saulo Arcangeli (dia 20); Josivaldo Correa (dia 21); Flávio Dino (dia 22); e Zé Luís Lago (dia 25). Todos terão o mesmo tempo, que, será definido para adequação à grade de programação da TV Globo.
A rodada de entrevistas do JMTV 1ª edição começa dia 15 de setembro, com Saulo Arcangeli, seguido por Flávio Dino, Luís Pedrosa, Josivaldo Correa, Lobão Filho e José Luís Lago. O candidato que se sentir ofendido terá direito de resposta concedido no mesmo telejornal no dia seguinte, com o tempo de um minuto. O candidato que faltar não terá compensação.
Conforme estabelecido durante a reunião, os áudios e imagens das entrevistas não poderão ser utilizados em programas eleitorais, tampouco em outros telejornais da emissora.
Debate

O debate entre os candidatos está previsto para ocorrer no dia 30 de setembro, e será transmitido ao vivo pela TV Mirante e G1 Maranhão. Segundo o diretor de jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, as regras do debate o número de participantes serão definidas em uma outra reunião.

No rádio, começa a partir do dia 11 de agosto uma rodada de entrevistas no programa Ponto Final, apresentado pelo jornalista e radialista Roberto Fernandes. As entrevistas, que terão tema livre e serão transmitidas ao vivo, serão realizadas de segunda-feira a sábado, com duração de 1h30. Todas serão transmitidas pelas 37 emissoras que compõem a Rede Mirante Sat de Rádio. A transmissão simultânea ocorre, ainda, pela internet, em áudio pelo site da rádio e em áudio e vídeo pelo Imirante.com.

Cinco jornalistas da rádio, jornal O Estado do Maranhão e portais Imirante.com e G1 Maranhão participarão das entrevistas. A ordem foi definida a partir de sorteio, e ficou da seguinte forma: Josivaldo Correa, Lobão Filho, José Luís Lago, Luís Pedrosa, Saulo Arcangeli e Flávio Dino.
No dia 22 de setembro começa a segunda rodada de entrevistas, que seguirá a seguinte ordem: Flávio Dino, Luís Pedrosa, Lobão Filho, Josivaldo Correa, José Luís Lago e, encerrando a segunda rodada, Saulo Arcangeli.
Estão programadas, pelo menos, outras duas reuniões com os representantes dos candidatos durante o primeiro turno. Os pontos de discussão da reunião farão parte de um documento, assinado por todos os representantes, que será protocolado nesta tarde, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).