quarta-feira, 21 de maio de 2014

Governadora Roseana entrega 75 ônibus escolares a 40 municípios nesta terça (20)




A governadora Roseana Sarney entregou, nesta terça-feira (20), às 15h, no Palácio Henrique de La Rocque, 75 ônibus escolares a 40 municípios. Este é o primeiro lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual) no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.


Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada.


Nesta primeira etapa serão entregues 61 ônibus pequenos (capacidade para 25 estudantes) e 14 ônibus grandes (capacidade para 46 alunos). Os veículos serão encaminhados pelo governo às prefeituras, que são os entes executores do transporte escolar dos alunos da educação básica (que inclui os ensinos fundamental e médio).


O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Os outros 61 ônibus que ainda não foram entregues pelo MEC estão sendo aguardados pelo governo.


Para serem devidamente liberados para entrega, todos os ônibus passaram por vistoria para regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.


Nesse processo houve inspeção dos veículos feita pela empresa responsável pelo fornecimento, para atestar se não houve avaria durante o transporte, como também por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A Seduc fez o controle de qualidade dos veículos e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) efetuou vistoria e emplacamento.


Municípios que receberão os ônibus

Satubinha
Arame
São Roberto
São João do Sóter
Itaipava do Grajaú
Brejo de Areia
Passagem Franca
Araguanã
Turilândia
Bacurituba
Bom Jardim
São Benedito do Rio Preto
Vargem Grande
Mirador
Benedito Leite
Altamira do Maranhão
Paulo Ramos
Maranhãozinho
Alto Alegre do Maranhão
Tufilândia
Cândido Mendes
Jatobá
Turiaçu
Presidente Juscelino
Cantanhede
Bacuri
Sucupira do Norte
São Francisco do Brejão
Urbano Santos
Buriti-Bravo
Presidente Médici
Barão de Grajaú
Godofredo Viana
Bernardo do Mearim
Trizidela do Vale
São João do Paraíso
Cururupu
São João dos Patos
Carolina
Açailândia