segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Combate ao Tráfico de Pessoas é debatido em São Mateus do Maranhão.


O Combate ao Tráfico de Pessoas, foi debatido nesta quinta feira 05/09/2013 em São Mateus do Maranhão onde a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), por meio da Superintendência de Articulação e Avaliação das Políticas Públicas de Direitos Humanos, realizou  às 16:00h na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de São Mateus uma capacitação sobre a temática.

             Presidindo a reunião estava o Superintendente de Articulação e Avaliação de Direitos Humanos da Sedihc, Pedro Gabriel Sousa e a coordenadora de assuntos internacionais da Sedihc Dra. Ana Paula. O representante do Ministério Publico da comarca de São Mateus Clodomir Bandeira Lima Neto esteve no evento assim como equipe técnica da Assistência Social local, CRAS, CREAS, Cadunico, Conselho Tutelar. Representantes de outras secretarias e da sociedade civil debateram sobre o  Combate ao Tráfico de Pessoas e como o município pode prevenir tal violação de diretos.
            O trafico de pessoas vai desde a área sexual, mendicância à trafico laboral onde por varias vezes os trabalhadores de São Mateus foram resgatados de situação análoga à escravidão em varias regiões do Brasil, segunda relatório da Sedihc e da Policia Federal, por isso a importância dessa capacitação.
            O Prefeito de São Mateus Miltinho Aragão estava em uma outra reunião mas entrou em contato com a equipe do Estado e com o Ministério Publico toda disposição do município para o combate ao trafico de pessoas, um sinal disso são os cursos do Pronatec que são oferecidos para que jovem sejam capacitados, outro sinal de garantir que trabalhadores não saiam da cidade em busca de trabalho e assim podendo ser enganadas, o prefeito garantiu que as obras que serão iniciadas em breve, como Programa de Habitação, Hospital, CRAS, UPA , recapeamento de ruas, praças entre outras serão feitas  por mão de obra local. (exceto as profissionais exclusivos)
            “O contato com a Sedihc troche também um leque de oportunidade para a Assistência Social de São Mateus parceria como Cine Cidadania, Fomento a acessibilidade, Politicas para idosos, Direitos a Documentação Básica, Procon, defesa dos Direitos das Crianças e Adolescente” entre outras falou Cleyton Ferreira Lima Secretário de Desenvolvimento social, Trabalho e Renda