quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A 3ª Conferência Estadual de Cultura teve a participação de 600 delegados das cidades Maranhenses.




 
Stuart Jr./ Sec. Munic. Ciro França/ prof. Jr Pães.
A III Conferência Estadual de Cultura (III CEC), que aconteceu nos dias 11 e 12 deste mês, em São Luís, contou com a participação de aproximadamente 600 delegados, entre representantes da sociedade civil e poder público. Os delegados discutiram e elaboraram, em grupos, propostas, das quais 64 foram aprovadas em plenária geral. Os eixos envolvendo o Sistema Nacional de Cultura foram desdobrados em oito grupos de trabalhos dos quais participaram os representantes municipais.
De 24 a 26 de novembro, será realizada, em Brasília, a Conferência Nacional de Cultura, que contará com a representação de 50 delegados estaduais, de diferentes regiões do Maranhão. Anterior a Conferência Estadual, foram organizadas 132 Conferências Municipais de Cultura, o que referendou a participação de representantes de 130 municípios na Conferência Estadual.
Instituições culturais expuseram produtos e serviços abrindo espaço para a troca de informações entre artistas e produtores culturais de todas as regiões do Maranhão.

A III CEC contou, também, com a participação da representante do Ministério da Cultura, Telma Olivieri, que proferiu a palestra magna, tema da conferência: “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, além de inúmeros prefeitos, secretários de cultura, artistas e produtores culturais.


"Destaque para o Diretor de Produção Artística e Editor/Repórter desse Jornal Stuart Junior da Cidade de São Mateus que foi eleito Delegado Estadual Titular e sua suplente Elizangela Da cidade de Matões do Norte representante da sociedade Civil na região do Eixo Rodo-ferroviário e o Delegado Suplente representando o poder publico Professor de Musica Junior Paes também Representando São Mateus do Maranhão.


 A delegação de São Mateus em destaque a Artesã Lu, que apresentou e representou todas as artesãs da nossa cidade; Mayra (Sedução Musical – Segmento Musica ); Dona Raimunda (Boi Diamante - Danças Tipicas) Junior Pães – professor de Musica ( Poder Publico) Ciro França – Secretário Municipal de Cultura ( Poder Publico) Conceição ( Patrimônio Cultural e Bibliotecas) e Stuart Jr ( Anrádio Brasil/Agência StyluS – Artes Cênicas).