sábado, 17 de agosto de 2013

Sebrae MA inalgura salas do Empreendedor no Interior do MA.




A série de inaugurações aconteceu nesta segunda-feira (12), pelo município de Bacabal, em solenidade que contou com a presença do Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Claudio Azevedo, o prefeito do município José Alberto Veloso, além de diversas autoridades locais.
A sala foi montada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo, estando preparada para receber os comerciantes que querem se formalizar ou precisam de capacitação para se fortalecer e tornarem-se competitivos. Três agentes foram capacitados para prestar o atendimento no município, que atualmente registra mil empreendedores individuais.
Cláudio Azevedo ressaltou a importância da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pelo Legislativo de Bacabal, destacando a formalização dos comerciantes de pequenos negócios pode impulsionar a economia do município. 

Lago da Pedra – Desde 2011 o município aprovou a Lei Geral e com a entrega da Sala do Empreendedor, o dispositivo legal passa a ser aplicado efetivamente. Para a prefeita Maura Jorge, o momento é de confiar nos resultados deste trabalho realizado em conjunto com o Sebrae.
“Espero que aumente o número de empreendedores individuais formalizados aqui em Lago da Pedra e, consequentemente, aumentar as oportunidades destes empreendedores estarem fornecendo seus produtos à nossa gestão e obtendo mais renda com seus pequenos negócios, fazendo crescer a nossa economia municipal”, declarou a prefeita.
 Maura destacou a parceria com o Sebrae, dando ênfase a projetos desenvolvidos na região que tem dado ótimos resultados aos empreendedores locais, como é o caso do “Balde Cheio”, voltado para os empreendedores da cadeia leiteira. “O Sebrae tem sido um grande aliado nosso, trazendo informação e tecnologia para os nossos trabalhadores rurais produzirem mais e obterem resultados satisfatórios em seus empreendimentos e isso traz renda à nossa cidade” analisou Maura. 

São Mateus – Na terça-feira (13) foi a vez de São Mateus inaugurar o seu espaço reservado ao empreendedor. Com pouco mais de 39 mil habitantes, o município tem a presença constante do Sebrae em projetos para desenvolvimento da bacia leiteira, apicultura, piscicultura, comércio, dentre outros.
Com a Sala do Empreendedor em funcionamento, a meta é tirar da informalidade dezenas de comerciantes de pequenos negócios que atuam na sede do município e na zona rural – e que ainda desconhecem a importância e as vantagens da formalização de seu negócio.
O prefeito Hamilton Aragão frisou que, além de garantir seus direitos como qualquer trabalhador formal, esses comerciantes passarão a contribuir com o desenvolvimento do município através da arrecadação dos tributos. “Demos um passo importante com a inauguração da Sala do Empreendedor. Agora, a nossa missão é tirar o pequeno comerciante da informalidade e garantir seus direitos”, ressaltou Miltinho. 
Com a entrega destas três Salas do Empreendedor, sobe para 25 os municípios maranhenses que contam com esta ferramenta de apoio, orientação e fomento ao desenvolvimento dos pequenos negócios. Como destacou o presidente do Sebrae Maranhão, a gestão das salas é de responsabilidade das prefeituras, mas tendo o apoio irrestrito do Sebrae.
“A Sala do Empreendedor é garantia de que o município pode crescer, com uma economia local saudável e baseada nos pequenos negócios, que hoje respondem por mais de 90% dos empregos formais de todo o país”, assinalou Azevedo. 
(Fonte: Ascom Sebrae-ma -)
Gilciléa Marques
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma