quinta-feira, 6 de junho de 2013

São Mateus realiza 1ª conferência sobre Meio Ambiente.


Mesa de Honra.

A Secretaria de Meio Ambiente realizou na manhã de hoje a primeira conferência sobre resíduos sólidos, o evento aconteceu no salão da igreja presbiteriana de São Mateus.
Contou com a presença ilustre do prefeito municipal Miltinho Aragão, juiz Dr. Marco Aurélio Barreto Marques, Promotor Dr. Clodomir Bandeira Lima Neto, Secretários Municipais, Vereadores, Artesãs, estudantes da rede estadual e municipal, Professores  e
Demais personalidades.
Prefeito Miltinho Aragão

O prefeito municipal Miltinho Aragão destacou a importância do evento onde enfatizou a preservação do meio ambiente o cuidado em manter a cidade sempre limpa, e o tratamento correto do lixo. Falou ainda da paixão que tem pelo brejo (área as margens da BR, atrás da antiga prefeitura), onde deve criar projetos para um parque ecológico.
 
Promotor Dr. Clodomir B. Lima Neto
O Promotor Dr. Clodomir enalteceu o evento e disse q o ministério público está a disposição para ajudar o município no que for preciso, frisou ainda os problemas do efeito estufa, contaminação de rio, a falta e degradação de mata ciliares as margens dos rios, bem como as poluições do meio ambiente e sonoras, e como guardião do meio ambiente estará sempre acompanhando as ações que possam a vir a interferir na harmonia entre “homem x natureza”.
 
Jornalista Luis Melo
O jornalista José Luis Melo Veras fez uma síntese dos problemas e possíveis soluções para a utilização de resíduos sólidos onde o município de São Mateus tem na sua coleta diária mais de 20 toneladas ( 20 mil quilos ) de lixo recolhidos diariamente das ruas, onde 5% é vidro , 5% é metal , 5% plástico e o restante é lixo orgânico. Hoje o município tem um deposito que abrange 3 hectares de lixo e que cresce muito a cada dia; uma das soluções seria a compostagem do lixo “ Reciclando o lixo transformando em algo útil” Exemplos: caixas de papelão em caixas de presentes artesanal, adubo orgânico, vassouras de garrafas plásticas, etc.
 Professora Leila Pinheiro

A Professora Leila Pinheiro deu uma aula sobre educação ambiental e a importância dos multiplicadores sociais criando mecanismo de desenvolvimento sustentável preparando as futuras gerações através de ações para a preservação e conservação do meio ambiente.
Publico Parcial presente.

A Secretaria de meio ambiente Andréaruth  agradeceu a presença de todos e encerrou o evento, onde será posteriormente debatidos os pontos levantados junto aos conselheiros municipais de meio ambiente e fez entrega de certificados aos participantes.
Entrega de certificação ( Juiz Dr. Marco Aurélio)

O Jornal Regional MA fez a cobertura total do evento e de publico destaca a iniciativa brilhante da secretaria que contou com total apoio do prefeito e demais autoridades locais.