sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sucesso de Publico e de Crítica o Seminário de Politicas Publicas e Combate a Corrupção de São Mateus e Região

Dr. Wellinton Resende (CGU), Dr. Fernando Resende (CEFAZ) e Stuart Jr (JRMA)

Por: Cleyton Ferreira Lima

Hoje, 31 de maio de 2012, São Mateus foi agraciado com o 1° Seminário de Políticas Públicas e Combate à Corrupção, com a equipe do Núcleo de Prevenção à Corrupção (NAP) da CGU-MA, da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ)  e Tribunal de Contas do Estado  (TCE-MA).Fomentado pelo Jornal Regional MA, na pessoa de Stuart Jr o evento começou por volta das 9:00h  no Centro Paroquial Pe. Claudio,  centro de São Mateus do Maranhão,  onde contou com presenças de professores, lavradores, conselheiros municipais, lideres partidários, a vereadora de São Mateus Soliene Boueres, os vereadores de Ato Alegre Manoel Rodrigues e Eliete, o secretário de Agricultura de São Mateus sr. Marconi, o líder do PSB em São Mateus  Miltinho Aragão, entre outras lideranças da cidade. Muito importante também foi a presença do povo em geral que lotou as dependências do Centro Paroquial, esse povo que é o principal agende da mudança no combate a corrupção nos municípios. O Promotor de Justiça Dr. Clodomir Bandeira e o Juiz de Direito da Comarca Dr. Marco Aurélio enviaram justificativa de ausência, bem como o pré candidato Genilson Alves, mas deram total apoio a iniciativa.
O cerimonial ficou por conta da servidora da CGU senhora Ângela Lobato que apresentou a mesa, os palestrantes e convidou os presentes para entoar o hino nacional Brasileiro.
A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Fernando Resende (Gerente de Desenvolvimento Institucional da SEFAZ-MA). tema: "A Educação Fiscal 
e o controle social das políticas públicas". Ou seja, questões básicas de como funciona o Estado, tributação, locação do dinheiro público...

Ainda na parte da manhã, o auditor da CGU, Dr. Silvio Andrade, apresentou a oficina: “Ferramentas disponíveis na internet para o exercício do Controle Social”   (Portal da Transparência e CNES)” onde foi ensinado passo a passo como fazer o controle do que vem para o município e caso verifique suspeitas de irregularidades, como fazer denuncias. 
    
Antes do almoço a equipe de danças Mistura De Ritmos, organizada pela Professora Franciscarmen  fez uma apresentação belíssima de dança do ventre pela coreografa Walesca.
 
A tarde teve uma apresentação “A responsabilização do gestor e a Lei da Ficha Limpa” realizada pelo Dr. Jairo Vieira (TCE-MA) e em seguida a palestra muito empolgante com o Dr. Welliton Resende (CGU) “Os sinais de corrupção nas administrações municipais”.

No final aconteceu a entrega dos certificados e uma “enxurrada” de fotos e agradecimento dos populares com a equipe de palestrantes. Vale destacar que ha tempo, a SEFAZ-MA, o TCE-MA e a  CGU contribuem decisivamente em ações da Controladoria como  Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, Programa Olho Vivo do Dinheiro Público, Dia Internacional contra a Corrupção e Ações Complementares, são órgãos que estão indo aos municípios para formarem o povo sobre o papel do controle social, a equipe da CGU,SEFAZ e TCE-MA levou várias denuncias que foram protocoladas com documentos entregue por entidades e populares que serão investigadas pelas autoridades federais e estaduais.
apresentador Ueverton braçale entrevista Dr. Welliton e Dr. Silvio - no SBT

Parabéns ao Jornal Regional Ma e a equipe de organização e a todos os veiculos de comunicação Tvs e Emissoras de Rádio que divulgaram o evento, a qual  A cidadania e o Jornal Regional MA agradece.
PS: ( Faltaram varios certificados devido ao grande pubico que comparece ao evento, por isso a CGU informa que será enviado para o Jornal Regional Ma os certificados de quem não recebeu e estava na lista de presença, os mesmos (participantes) deveram procurar um dos escritórios do Jornal Regional Ma em São Mateus ( av. Rodoviária em frente ao Banco do Brasil) e em Bacabal na Av. Getulio Vargas, para retirarem seus certificados que devem estarem disponiveis apartir da proxima semana.)