sexta-feira, 28 de maio de 2010

Policiais prende Homicida Forragido da Justiça


Foi preso na tarde de hoje (28/05) por volta das 13h, o assaltante e homicida Cleyton Lima dos Santos de 28 anos (Foto Acima); O mesmo foi preso por uma operação em conjunto da Policia Militar de São Mateus ( Sgt Morais, Sd Macedo e Sd Leonildo) e Policiais Civis ( Agentes:Itamarcio; Marques; Kaiser (ñ é de cerveja não) e Agente Martiniano) da delegacia de São Mateus do Maranhão. Através de denuncia da comunidade de informou o paradeiro do foragido aos policiais que já estavam no seu encalço já faz algum tempo ( desde o homicídio ocorrido na Vila Brasil de Francisco das Chagas B. Palaceo em Abril deste ano); Cleyton já tinha passagem pela delegacia de São Mateus e havia sido encaminhado para cumprir sua pena por roubo no presidio das Pedrinhas da Capital do estado e aproveitando de um beneficio por bom comportamento (induto de Natal) o mesmo saiu do presidio mas não retornou no dia marcado, passando assim a ser um foragido da justiça, o mesmo veio para São Mateus e em pouco tempo cometeu um homicídio na vila Brasil onde o mesmo estava escondido; após o ocorrido Clayton fugiu para o interior do município e aos poucos foi retornando cada vez para mais perto da cidade, até ser preso pelos policiais nos arredores da cidade ( próximo ao bairro Airton Senna) , Clayton foi preso e encaminhado a delegacia onde o delegado Dr. Henrique fez o procedimento de praxe e colocou a disposição da justiça; como ele estava cumprindo pena em São Luís é provável que o mesmo volte pra lá, haja vista que ele já fugiu da delegacia de São Mateus uma vez. Falando nisso em 10 meses foram 20 tentativas onde 50% delas com êxito na fuga de detentos, O MP havia interditado mas o Estado derrubou o embargo e assim assumiu toda a responsabilidade pela guarda e tutela dos presos.

Prefeitura Municipal convoca mais 99 concursados


O Secretário de Adm. do Município de São Mateus o Sr. Chaves, informou a reportagem do Jornal Regional que foram Chamados mais 99 ( noventa e Nove) servidores aprovado no ultimo concurso Publico, para assumirem seus respectivos Cargos, o prazo vai até 3ª Feira (01/06), foram 35 vigias, 35 auxiliares de Serviços Gerais, 23 professores entre outros. Os Convocados devem comparecer com seus documentos para receberem seu termo de posse.

Obras do Gasparzinho - o fantasma Camarada.


A população quer saber onde esta a pavimentação da Rua São Benedito e 13 de maio da Cidade de São Mateus do Maranhão, que tinha 120 dias para serem pavimentadas e até agora nada, onde foi disponibilizado mais de R$ 250 mil Reais do Governo Federal para essa obra segundo placa "in loco", cabe o ministério Publico descobrir pra onde foi esse recurso; e o por que da não conclusão da obra e aos vereadores a cobrança das prestações de conta, talvez por isso o executivo não tenha disponibilizado as notas e sua prestação de conta de 2008 e 2009, sendo que o Promotor já pediu a caçassão por improbidade Administrativa do atual prefeito Sr. Francisco Rovélio, e que até a presente data ainda não foi julgado pelo Magistrado Dr. Marco Aurélio, talvez com a novas metas do Conselho Nacional de Justiça isso possa acontecer ainda este ano. Essa é apenas uma das obras inacabadas e já que estamos perguntando la vai mais uma: Cade o recurso da quadra de esporte do Bairro vaquejada,(foto abaixo) onde o que foi aplicado ja esta todo destruído pelo descaso e abandono da obra. Chega de Escreveu, não Leu, O GATO COMEU.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Agricultores são obrigados a secar arroz na rua para não perderem a safra de 2010.



Agricultores do projeto SALANGO tem que secar seu arroz colhido em plena rua, para não perder sua safra, tudo isso por que os secadores da CIBRAZEM estão sem vagas e o secador do Salango nunca foi concluído, embora foi a primeira promessa do secretário de estado da Agricultura do Maranhão quando assumiu a "pasta" e esteve ai no ano passado. Segundo informações a Câmara de vereadores deve abrir uma CPI ( Comissão Parlamentar de Inquérito) para averiguar pra onde estão indo os recursos da CIBRAZEM de São Mateus, por que esta faltando vagas e pra onde esta indo o dinheiro arrecadado com a secagem e armazenagem, essa investigação deve ser encaminhada ao Ministério Publico para as devidas providências. É....Algumas pessoas parece que não vão dormir bem essa noite.

Administração Publica exemplo de Eficiência e Eficácia no Nordeste


A Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos homenageou a prefeita Suely Pereira (foto acima) com o PRÊMIO ANPV – 2010, nesta quarta-feira, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília, pelo seu trabalho e competência em implantar ampla mudança no município de Matões. Dos 5.563 municípios avaliados pelo comitê gestor da ANPV, formado por entidades de diversos segmentos, grupos formadores de opinião e meios de comunicação somente 100 foram contempladas com este reconhecimento. O município de Coroatá também recebeu o prêmio por meio do prefeito Luis da Amovelar, parece que somente a região Leste tem conseguido alcançar a excelência de gestão. Os maranhenses exigem ampla mudança de comportamento dos gestores, a transformação está a caminho com a decisão do povo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Onde Estão os Medicamentos da Fármacia Básica?

A Farmácia Básica do Município de São Mateus a aproximadamente um mês esta sem receber medicamento e por isso é facilmente encontrada assim Fechada/ além da farmácia esta faltando medicamento de uso controlado também no CAPS e a população carente cada dia fica mais abandonada pelas autoridades, mas a eleição esta chegando é hora do povo sofrido dar um basta neste tipo de gestão que só visa grupo ou parentes e aqueles que não pensam no bem comum ou no próximo, pois como diz a lei de newton " Toda Ação gera uma Reação, Favorável ou Contraria", cade a comissão de Saúde da Câmara Municipal e o Representante do Ministério Publico para averiguar e punir os responsáveis.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Audiência Publica em São Mateus dia 31 de Maio


O MP (Ministério Publico Estadual) da cidade de São Mateus em conjunto com os conselhos Tutelares de São Mateus e Alto Alegre do MA, realizarão Audiência Publica no Salão Paroquial na Praça da Igreja Matriz nesta Segunda feira (31/05) a partir das 15h com o Tema: "MARANHÃO CONTRA A PEDOFILIA" . (Apoio Jornal Regional e Rádio Stação Vida FM 107,1) Participe você também deste importante Evento. desde ja agradece a presença de todos o Promotor Dr. Clodomir Bandeira Lima Neto.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Exército se prepara para as Eleições de 2010


O Exercito Brasileiro mais especificamente o 24º BC "Batalhão de Caçadores" de São Luis, irão realizar treinamento da tropa visando as eleições Presidencial de 2010, Os exercícios serão realizado na Fazendo do Sr. Zildeni Falcão no Município de São Mateus, estão previsto 03 dias de Atividades visando o adestramento da tropa para o pronto emprego caso seje necessário, guarda e proteção visando a lisura do pleito eleitoral. Em entrevista ao Reporte Stuart Jr. o Major. Guimarães disse que as manobras acontecem nos próximos dias 31 de maio, 01 e 02 de Junho onde cerca de 150 militares estarão envolvidos. O jornal Regional deve Acompanhar as Atividade do E.B em nossa Cidade.

sábado, 22 de maio de 2010

Juiz Visita Delegacia e ouve revindicação de Presos


O juiz Dr. Marco Aurélio B. Marques, visitou na manhã de ontem (21/05) a Delegacia de Policia de São Mateus, o magistrado conversou com os presos e ouviu seus pedidos e os informou que na próxima semana iria analisar os processos dos réus primários, O Juiz recebeu dos presos duas lembrancinhas ( Urigami) Patinhos feito de Papel e Agradeceu. recentemente ouve mais uma tentativa de fuga e a cada tentativa seus autores se complicam mais pois é novo crime (depredação de Patrimonio Publico) por isso o Magistrado autorizou a tranferencia para o presidio das Pedrinhas em São Luís dos Presos NÁ (José Mario N. Macedo) e ADRIANO presos considerados de alto risco a sociedade e pelos varios crimes cometido no povoado Timbauba ( Adriano) inclusive 03 tentativas de Homicidio. Este reporter indagou ao Juiz quando o mesmo estará fazendo nova visita exemplo: matadouro municipal e hospital (Já Visitado a 01 ano pelo juiz em acompanhamento do Promotor Dr. Clodomir e do autor deste blog Stuart Jr) e o magistrado falo que em breve. Outro ponto Observado pelo Jornal Regional foi o TRANSBORDAR DAS FOSSAS SANITÁRIAS DA DELEGACIA, que esta caindo na rua e fazendo uma verdadeira LAGOA DE MERDA em frente ao prédio dos Correios em plena av. Rodoviária- centro de São Mateus. Atenção secretário de Obras do Município cade o Limpa fossa....a comunidade já não aguenta mais este tipo de descaso.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prisões de Motos gera polemica em São Mateus


A força Tática da Policia Militar de Bacabal fez uma operação nesta quinta Feira (20/05) na cidade de São Mateus, foram apreendidas cerca de 20 motos e encaminhadas ao Cidetran de Bacabal; muita gente pilotando sem habilitação e o que é pior Menores de Idade, que coloca a sua vida em risco e de terceiros, documentação atrasada entre outras infrações. as prisões foram temas dos veiculo de comunicação local e também debate na câmara de vereadores na sessão de Hoje, que foram contra as detenções das motos (21/05) pela forma que foram abordados segundo o comentarista da Tv local e Vereadores, um ponto focado foi o mau "exemplo" na condução pelos policiais da Força Tática sem o uso do capacete. "O exemplo tem que vim das autoridades, como você vai dizer para seu filho não fume com um cigarro na boca" O Jornal Regional já fez várias denuncia de menores pilotando, empinando moto na Br que corta a cidade e o próprio Juiz da Comarca Já solicitou a Policia Rodoviária Federal ações no município com o intuito de coibir essas praticas onde também foram apreendidas varias motocicletas. Mas ninguém questionou a ação da PRF quando fez isso. quando menores estão pilotando mesmo estando "certos" eles são errados, pois em nenhum acidente que os envolvam aconteceria se os mesmos não estivesse conduzindo sem perícia e imprudência. o que temos que cobrar das autoridades e a implantação de uma alto escola no município com preços acessíveis, para que todos possam ir e vir com segurança e tranquilidade, devidamente Habilitados. e outra coisa por que jovens de 16 anos acima não pode tirar sua habilitação se com a mesma idade eles ja escolhem os governante desse Pais.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Seminário Reuniu multidão no clube Aquarius



O Seminário "Maranhão Livre" realizado pelos Partidos PSB, PT e PCdoB na cidade de São Mateus do Maranhão reunião milhares de Pessoas no Clube Aquarius neste Dom (26/05) o seminário teve a presença marcante do ex-governador José Reinaldo e de Vários Deputados Federais e Estaduais entre Eles: Dep. Flavio Dino; Domingos Dutra, Ribamar Alves; Carlos Brandão; Rubens Júnior, a prefeita de Matões Soeli Pereira, os Anfitriões Miltinho Aragão e Genilson Alves, além de Lideranças Sindicais como Antonio Dando ( Sind. dos Trabalhadores Rurais), Almir Bruno ( de São Luís- pré-candidato) e Coelho (Delegado Sindical de Cururupu), professora Fátima Lopes e uma multidão de coreligionários de Miltinho e Genilson, o mestre de Cerimonia foi o locutor Beto, assessoria de comunicação Ciro França; cinegrafista Vicente, além de lindas recepcionistas que abrilhantaram ainda mais o evento. Os discursos foram focados na necessidade da mudança de comando no Estado do Maranhão, foram apresentados voto de repudio por membros do PT presente no evento ao apoio a Governadora feito por alguns "secretários" nomeados para exercer algumas secretárias no estado e que devera ser tema de muita discussão no próximo dia 21 e 22 na convenção do Partido dos Trabalhadores. Todos os palestrante declararam seu apoio a Miltinho e Genilson nos processos em trâmite seja ele no estado ou em Brasília e foram enfático em firmar o apoio também a pré candidatura ao Deputado Flávio Dino ao Governo do Estado, O Deputado que deixou seu cargo Vitalício de Juiz para poder ser candidato para mudar e colocar o Maranhão no rumo do desenvolvimento e justiça social. Em seu Pronunciamento Miltinho Aragão deu uma explanação de todos os processos, desde o que "parece esquecido" da urna da Jussareira até a contagem das cassação do prefeito em exercício sob- liminar Sr. Francisco Rovélio. disse também dos valores recebido no ano passado pelo prefeitura 35 milhões e deixou a pergunta:" Onde esta o Dinheiro ou as Obras, Cade??". falou tbem do novo escritório de Advocacia locado em Brasilia entre outros detalhes relevante a todos os presentes, com certeza muita gente colocou sua barbicha de molho, e aqueles que diziam não vai dar ninguém tiveram que engolir quietinho a multidão presente no clube Aquarius em São Mateus e todos os discursos foram inflamados de muita emoção e segurança que vibrava com a participação popular. Cobertura Especial e detalhes no Jornal Regional Impresso - Aguardem.( By Stuart Jr. - São Mateus do Maranhão - Brasil).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sindicato da Timbauba faz Aniversário


A Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Timbaúba presidida Pelo Sr. Joedson comemorou seu aniversário neste Dom (16/05). O evento contou com a participação de Políticos e personalidades Locais e Regionais, entre eles podemos destacar o Vereador de Bacabal Alberto Filho, (pré Candidato), Vereadores de São Mateus: Joãozinho Pontual e vereador Jessé ( que chegou após o almoço), Professor Patrício; Dirce; Reinaldo e a apresentação da Cantora Wildania, o buffet foi da Toke especial Telemensagem ( coordenação Geisa) e a presença dos locutores Ribamar Oliveira e Carvalho Neto, o presidente da ascut Genésio e de todas as quebradeiras de Coco de São Mateus e Alto Alegre do Maranhão. foram sorteado aos presentes várias cestas básicas de Alimentação, e servido um delicioso almoço. Parabéns ao presidente da Instituição que vem demonstrando sua competência administrativa e de organização.

Festitival do Arroz da Igreja Assembleia de Deus.



Aconteceu neste Sábado (15/05) por volta da 20h o festival do Arroz da Igreja Assembleia de Deus da Cidade de São Mateus do Maranhão, o evento contou com a participação de vários membros e a participação de Assembleianos do centro e Bairros de São Mateus, os presentes puderam saborear vários tipos de pratos a base do Arroz como risoto, carreteiro e etc.

sábado, 15 de maio de 2010

Assaltante Morre em troca de Tiro com Policiais de São Mateus


Valdemar Rodrigues Nunes – vulgo “Xexéu” - solteiro – 30 anos, natural de Araripina – Pe – portando um revolver –marca Taurus, calibre 38 – morreu em troca de tiro com policiais Militares e Civis de São Mateus do Maranhão, O Mesmo já esta sendo monitorado pelos policiais já a algum tempo, a policia através de denuncia foi informada que o Assaltante estava vindo em um ônibus da empresa expresso Viana que faz a linha de Pirapemas a São Mateus, os policiais montaram uma operação para a prisão do mesmo, que ao desembarcar do ônibus no povoado Veloso empreendeu fuga ao receber a voz de prisão e fez vários disparos na direção dos policiais que revidaram, Xexéu foi atingido por 03 disparo e faleceu ainda no local, o fato ocorreu por volta das 17h de hoje e o Jornal regional fez toda a cobertura, Xexéu era foragido e tinha uma extensa ficha policial, por assalto a mão armada ( art.157) e diversos outros crimes.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Alunos de Assistência Social Palestram na Câmara


Alunos de Assistência Social do Ensino a Distância EADCom/UniTES estiveram na câmara de vereadores de São Mateus para entregar uma carta-proposta aos Edis como sugestões a varias deficiência levantada pelos estudantes no município de São Mateus, fizeram uso da Tribuna a Vereadora e Aluna Katia, a assistente do Juiz e Aluna - Nida e o Blogueiro e Aluno Klayton, que apresentaram a plenária as principais atribuição de um (uma) Assistente Social; da sua importância e aplicabilidade bem como a solicitação na carta de um Abrigo ao viajantes carentes, a colocação de Assistentes nas escolas da rede pública, as adequações de acessibilidades aos cadeirantes entre tantas outras aplicações e necessidade que pode ser colocada a disposição dos menos favorecido em que posso destacar o Restaurante Popular ( famoso comida a 1 Real) de grande sucesso em todas as cidades onde os mesmos são implantado, pela qualidade e principalmente baixo custo).

Supremo Tribunal Federal condena Parlamentar.


BRASÍLIA - Pela primeira vez desde promulgada a Constituição de 1988, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira uma autoridade. Por sete votos a três, o deputado Zé Gerardo (PMDB-CE) foi enquadrado na prática de crime de responsabilidade e punido com a inelegibilidade por cinco anos, além de pagamento de multa de R$ 25,5 mil (50 salários mínimos). Ele também prestará uma hora diária de serviços à comunidade, a serem definidos por um juiz de primeira instância, por dois anos e dois meses. Não é possível recorrer da decisão, válida após a publicação do acórdão resumindo o julgamento desta quinta-feira.

O tribunal não puniu o parlamentar com a perda do cargo. No entanto, a lei permite que, diante da condenação, a Câmara dos Deputados decrete essa medida. De acordo com corregedor da Câmara, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-GO), a sentença do STF deverá ser encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que dará um parecer. Caberá ao plenário da Casa definir se o parlamentar terá, ou não, o mandato cassado.

Quando era prefeito, parlamentar desviou dinheiro

A punição ocorreu por conta de um crime cometido quando Zé Gerardo, então no PSDB, era prefeito de Caucaia, município do interior do Ceará com 334 mil habitantes. O STF considerou que houve desvio de dinheiro público na cidade. Em 1997, a prefeitura e o Ministério do Meio Ambiente firmaram convênio para a construção de um açude. Foram transferidos R$ 500 mil em recursos federais para a obra, que se somariam a R$ 71,8 mil dos cofres da prefeitura. Em vez do açude, foram construídas 16 "passagens molhadas" - espécie de ponte no mesmo nível do rio para uso de pedestres e veículos.

Em 2000, com as obras concluídas, a prefeitura solicitou ao Ministério do Meio Ambiente alteração do convênio, pedindo autorização para substituir o açude pelas pontes. Além de negar o pedido, o ministério recomendou a devolução do dinheiro corrigido.

O relator do STF, ministro Carlos Ayres Britto, defendeu a condenação de Zé Gerardo - inclusive com a perda do mandato e a inelegibilidade do réu. Ele também queria punir o parlamentar com pagamento de multa de R$ 102 mil, mas os demais ministros discordaram.

- O réu não só aplicou a verba pública em outra finalidade, como depois tentou apagar o rastro do crime com aditivos contratuais, de forma intempestiva, porque as obras já tinham sido realizadas - argumentou Ricardo Lewandowski.

Também votaram pela condenação Joaquim Barbosa, Marco Aurélio Mello, Eros Grau e Cármen Lúcia. Discordaram do relator os ministros José Antonio Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello.

A decisão do STF foi tomada de última hora. Isso porque, sem levar em consideração a pena que seria aplicada, o crime prescreveria no próximo dia 25 - ou seja, após esta data, mesmo condenado, o réu não poderia ser punido. O processo foi aberto na Justiça Federal do Ceará em 2001, mas foi transferido para o STF no ano seguinte. Como foi eleito deputado federal, Zé Gerardo conquistou o direito de ser julgado em foro especial.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Prefeito de Alto Alegre Presta Contas A População


O prefeito de Alto Alegre Dr.Liorne apresentou em audiência publica realizada hoje 13/05 na Câmara Municipal do município a prestação de conta a população que compareceu em peso desde as 09h da manhã até as 17h, secretários e assessores apresentaram cada qual em sua pasta suas realizações e obras em andamento, o Jornal Regional acompanhou os discursos do prefeito e secretários (as) e engenheiros, onde enfatizaram as principais conquistas como o hospital de 50 Leitos que esta sendo construindo na cidade, as ruas asfaltadas e empissaradas, implantação do SAAE ( Sistema Autonomo de Agua e Esgoto) que esta sendo realizado em vários povoados e zona urbana, e foi também apresentados os projetos em implantação: Bolsa Alegre ( complementação do renda Mínima a famílias Carentes) Farmácia Popular 24h ( venda de medicamento a preço de custo), Terminal rodoviário, Mercado Central entre outros. Um ponto importante foi a apresentação da quantidade de funcionários contratados no município e que o Ministério Publico esta querendo a realização do concurso também na cidade de Alto Alegre, o prefeito quer que isso só ocorra no ano que vem e alertou " Fique ligado no que determina o edital, exemplo de horas de trabalho no município, quero ver pessoas que não moram no município fazerem um concurso onde terão que estarem de manhã e a tarde Presente" enfatizou. Essa é a 2ª vez que o Prefeito Liorne cumpre a Lei de responsabilidade Fiscal em Alto Alegre, infelizmente parece que "ele" é o único aqui por perto que se importa em se manter no cargo, pois a não prestação da caçassão por improbidade Adminstrativa, Falando nisso e a prestação de Conta de São Mateus, Sai ou não Sai....ou vai ficar como no ano passado sem prestar. Com a Palavra o Douto Ministério Publico ( Dr. Clodomir Bandeira).

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ficha Limpa é Aprovada em Brasília


Brasília – A toque de caixa, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira as emendas que tentavam desvirtuar o projeto de lei que veta a candidatura dos políticos com condenação, por crimes graves, na Justiça. Conhecido como Ficha Limpa, o projeto de iniciativa popular foi apresentado à Câmara em setembro do ano passado, com mais de 1,3 milhão de assinaturas. Para ser aprovado, foi flexibilizado, e, depois de adiada várias vezes, a votação foi concluída ontem. O projeto segue para o Senado.

A proposta veda o registro eleitoral aos políticos condenados na Justiça em decisões colegiadas (adotadas por mais de um juiz) por crimes graves: crimes contra a vida, por tráfico de drogas, por improbidade administrativa, além da cassação de mandato eletivo. O texto também amplia o prazo de inelegibilidade de três para oito anos.

Dúvida é, se aprovadas, regras valeriam já neste ano.

A condenação que torna o político inelegível só valerá se o julgamento se der em instância colegiada (decisões tomadas por mais de um juiz). E a proposta permite que o condenado, neste caso, recorra a uma instância superior para tentar suspender a inelegibilidade e disputar a eleição. A suspensão tem que ser aprovada por outro colegiado de juízes e terá tramitação prioritária do processo criminal ou eleitoral no tribunal.

Os que defendem a proposta acreditam que, se aprovadas até o início de junho, antes do início das convenções partidárias, as regras valeriam para as eleições deste ano. A questão é polêmica e, se o Senado conseguir aprová-la a tempo, certamente demandará uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A pauta do Senado, no entanto, está abarrotada, com os quatro projetos do pré-sal com urgência constitucional e muitas medidas provisórias trancando as votações.

A Câmara manteve o texto negociado pelo relator José Eduardo Cardozo (PT-SP) com líderes e com os integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Desde setembro, o movimento manteve a pressão popular em favor da aprovação do projeto original, que estabelecia o veto aos condenados em primeira instância. Atualmente, só os políticos condenados definitivamente, sem direito a mais recursos na Justiça, são impedidos de concorrer.

- A aprovação do Ficha Limpa na Câmara foi uma grande vitória da população brasileira e da ética - comemorou Cardozo, no Twitter.

Cardozo disse que ficou um texto equilibrado, tecnicamente sustentável e sem desviar da proposta original apresentada pela população:

- Na minha opinião, vale já para esta eleição, desde que o Senado aprove antes do registro das candidaturas ( 5 de julho). Mas há juristas que defendem diferentes teses e certamente a palavra final será do Judiciário.

Nesta terça, um dos destaques tentava acabar com o efeito suspensivo, mas foi derrotado. O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), disse que o projeto é um avanço.

- É uma mudança bastante radical. Afastamos o trânsito em julgado, agora basta a condenação por órgão colegiado. Esgotamos os recursos, que duravam em média 10 anos. Ganha-se na velocidade do resultado. E também no resultado: inelegibilidade de três para oito anos.

O acordo para manter intacto o texto negociado por Cardozo foi fechado na tarde desta terça. Alguns deputados ainda tentaram retirar do rol de condenações os crime ambientais e contra a saúde pública, mas não conseguiram. O destaque foi derrubado com apenas dois votos contra e uma abstenção.

Em plenário, poucos se arriscaram a falar contra o projeto. Disposto a terminar ainda ontem a votação, o presidente da Câmara lembrava que o acordo incluía a dispensa dos discursos e encaminhamentos, para dar celeridade à votação.

- Estamos votando aqui porque a imprensa pautou e exigiu que o projeto fosse votado - reclamou o deputado Carlos Willian (PTC-MG).( fonte: o Globo)


terça-feira, 11 de maio de 2010

CMDCA de Alto Alegre realizou Audiência Publica


O Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolecentes e membros do conselho Tutelar de Alto Alegre Realizaram na tarde de Ontem(10/05) uma audiência publica com donos de Bares, Restaurantes, clubes e simulares para orientar os proprietários sobre as sanções penais da portaria 012/2009 em vigor desde o inicio deste ano, que proibi a exemplo da lei 8.069/90 (eca) a permanência e entrada de menores em determinados locais e proíbe a venda de bebida alcoólicas a menores de 18 anos, com penas que podem variar de 02 meses a 04 anos de reclusão e Multa. A audiência foi presidida pelo Promotor da Comarca Dr. Clodomir Bandeira, assessorado pela Fiel Escudeira 'Branca" e os Membros do Conselho Tutelar de Alto Alegre do Maranhão. A cidade de Alto Alegre segundo dados da CPI da pedofilia é alvo de muitos crimes contra a criança e adolescente, sendo que a mesma ja foi tema de reportagem a nível Nacional exibida por uma emissora de TV. Por isso a importância da concientização e depois das ações para coibir tal praticas. o publico presente fez varias pergunta em que posso destacar uma: "agora com essa Lei os Pais nem pode tocar no seu filho pra educar que pode ir Preso," disse um dos presente; mas em nenhum ponto da da lei diz que o pai não pode disciplinar ou educar, o que ela é contra é o abuso ou excesso de força ou violência conta o menor disse o representante do Ministério Publico. Um ponto importante a destacar foi que o membros do conselhos não são "porteiros" em clubes e sim fiscais da lei do menor e por isso sua entrada e permanência é livre em locais onde haja menores sendo ele publico ou Privado.

Menor é Atropelado na Br 135


Segundo dados do Policial Militar Macedo, ontem por volta da 8h25 minutos, próximo ao hotel São Francisco, quando Fazia uma conversão para entre na Av. Camargo Correia, o Motorista identificado como"Toinho", atropelou o menor Marcelo Silva Lima de 13 anos, que estava de bicicleta, morador da rua Presidente Figueiredo, na Vila Lobão. o autor do atropelamento se evadiu do local e o socorro foi prestado pelo seu Pai (do atropelador) Sr. Antonio, que encaminhou a Vitima ao hospital municipal, e que pela gravidade foi levado as pressas pra São Luís ( Socorrão II)

sábado, 8 de maio de 2010

Policia prende perigoso assaltante e recupera veiculo Roubado.


A policia Civil e militar prendeu nessa noite de sexta feira (07/05) no povoado Floresta em São Mateus depois de troca de tiro o Assaltante Acassio Rodrigues Sousa que se identificou como "Fernando", o mesmo era foragido da delegacia de São Mateus e estava em companhia do Assaltante conhecido como"Xexeu" e outro identificado como "Nenenzão" ambos se evadiram pelo meio da multidão impossibilitando a policia da suas captura, segundo o setor de inteligência os mesmos estavam se preparando para assaltar a Choperia do Lindomar, mas com a rápida e eficiente operação dos policiais seus planos foram frustados. Em entrevista o Delegado Dr. Henrique da Delegacia de Policia Civil de São Mateus, nos informou que o mesmo ( Acassio) foi encaminhado ao hospital Socorrão 2 ( Emergência) onde foi colocado um dreno e que o mesmo esta fora do risco de Morte. Foi recuperado um veiculo corsa Classic cor preta roubado em São Luís e que as diligência aos foragidos estão apenas começando.

Ex-vigia recebe para manter serviço de água.


O jornal regional recebeu denuncias que moradores estavam pagando pelo serviço de Agua Municipal no povoado Morros em São Mateus, em depoimentos os moradores disseram ao Jornal que a dois meses cada morador vem pagando a quantia de R$ 5,00 ( cinco reais) mensais, ao antigo vigia, que após o concurso publico o mesmo foi afastado e até a presente data não foi enviado outro para o local. segundo a denuncia os moradores pagam ao vigia exonerado ou a sua parente Professora Raimunda, que exerce a função de direção do colégio ( detalhe a tal diretora foi retirada da função professora por não passar no concurso, mas assumiu a função de direção por indicação) pergunto como uma pessoa inapta em concurso para dar aula pode exercer o cargo de direção.

Dia das Mães no Colégio Algusto Barros


Colégio Augusto Barros em São Mateus, realizou na manhã de hoje (08/05 ) nas dependências do Colégio uma confraterzinação entre pais, alunos, Professores e funcionários em comemoração ao Dia Das Mães. alem de sorteio de vários Brindes as mamães puderam saborear um delicioso Bolo servido a todos os presentes Parabéns a Direção e organizadores do evento.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Populares registrão ocorrencia contra a CEMAR


Várias pessoas estão registrando ocorrência na Delegacia de Policia de São Mateus do Ma, que após deve ser encaminhada ao MP (Ministério Publico) para uma ação civil Publica, em virtude que o fato ocorrido em 03 fev deste ano e até a presente data a CEMAR não tomou nenhuma providência para ressarcir os prejuízo decorrente da sobrecarga na rede que ocasionou prejuízos aos denunciantes com a queima de vários aparelhos eletro-eletronicos, casos como a sra. Maria dos Remédios da rua Pedro Araújo e o da dona Sandra Maria Silva, moradora da rua Saragua- centro de São Mateus. Após o registro (B.O) os mesmo aguardam do magistrado Dr. Marco Aurélio, Cerelidade no julgamento do processo.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Remarcada Nova Data para Julgamento do quebra-quebra.


A audiência marcada para hoje foi adiada em decorencia do Obse da Falta do Advogado Dr. Hamilton Aragão, O Juiz Dr. Marco Aurélio B. Marques fez a chamada dos Réus e testemunhas, notificou as partes e apresentou os mandatos de suspensão que foram impetrado contra o Mesmo (Juiz) e que o tribunal não Acatou; desmembrou o Processo de Maria Socorro Costa, analisou o atestado médico de José Wilson (Diró) ; e em consequencia da Falta do Dr. Hamilton Aragão por motivos de saúde foi adiada mais uma vez o julgamento; sendo a mesma remarcado para 15, 16 e 17 de Junho do corrente ano; iniciando as 09h no fórum de São Mateus. (mais uma vez o jornal regional foi o unico órgão de imprensa a estar presente a sala de audiência, acompanhando passo-a-passo toda a instrução). mais detalhes no Jornal Regional Impresso. Aguarde.

domingo, 2 de maio de 2010

Juiz Ouvirá Acusados do quebra-quebra das eleições de 2008


acontece nesta segunda (03/05) Audiência no Fórum de São Mateus para ouvir os acusados, testemunhas de defesa e acusação do quebra-quebra ocorrido após as eleições de 2008, a mesma esta marcada para iniciar as 14h. Na 1ª audiência um óbse ( impedimento) foi a ausência do Advogado Dr. Hamilton Aragão ( Miltinho) que não havia sido notificado da audiência. O jornal Regional Mais uma vez estará presente para levar a população os fatos ocorridos durante a audiência na sua missão de manter sempre bem informado a população. por falar em informação o Jornal regional (impresso) estará chegando essa semana com todos os detalhes dos últimos acontecimentos políticos e gerais de Nossa Região. Jornal Regional " A vos do Povo do Interior".

sábado, 1 de maio de 2010

MP Faz audiência na Vila Brasil.



O Ministério Publico realizou uma audiência publica na ultima Quarta- feira ( 28/04) na vila Brasil, o Promotor de Justiça Dr. Clodomir Bandeira ouviu os populares e visitou casas e ruas do Bairro e ficou bastante censibilizado com as crianças que a 02 anos bebem agua impropria para o consumo dos poços manuais, " Eu não quero crer que este problema ainda não tenha cido solucionado por maudade, não quero" essa foi a citação do promotor por varias vezes ao ouvir o relato daquelas famílias carente e abandonadas da vila Brasil - periferia de São Mateus. o Seu Assessor Igno colheu diversas assinaturas dos moradores, na sua grande maioria analfabetos mas determinados a ajudar o ministério Publico a cumprir o se Papel de Fiscal da Lei. um ponto importante foi notado pelo promotor, varias residências estão sendo abandonadas e colocadas a venda por falta de infra estrutura mínima para a sobrevivência de uma família. O jornal Regional mais uma vez foi o único órgão de imprensa presente no local para dar ÉCO aos Gritos da população Carente da Vila Brasil e estaremos acompanhando o caso de perto até sua solução FINAL.

Prefeito de São Mateus se mantem no cargo com LIMINAR


Liminar é uma ordem judicial que determina uma providência antes da discussão do feito, para resguardar direitos. Destina-se à protecção de um direito em razão da provável veracidade dos fundamentos invocados por uma das partes e da possibilidade de ocorrer dano irreparável em decorrência do atraso da decisão. A finalidade da liminar é resguardar direitos ou evitar danos que possam suceder, durante o processo, antes do julgamento do mérito da causa.

No direito brasileiro, é considerada uma espécie do gênero tutela de urgência (a outra espécie seria a tutela antecipada). o que se deve observar é a causa, consequência de tal ato pelo magistrado ou estância Superior pois na fundamentação apresentada para a emissão do Prefeito cassado de São Mateus foi especifica pelo Desembargador Magno Linhares, do TRE-MA com FUNDAMENTAÇÃO DE:" para MANTER o equilíbrio publico", pergunto: " como um prefeito que ja foi cassado 2 vezes e da ultima em 04 processo pode manter o tal equilíbrio publico, mas o que é importante ressaltar é que uma LIMINAR, pode ser "DERRUBADA" a qualquer MOMENTO. E o prefeito continua "Cassado", apenas respondendo no cargo até julgamento do mérito na segunda estância.