terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dicas StyluS de Estudo e Memorização


Os fatores básicos para vencer nos estudos são a força de vontade e a determinação. A força de vontade é mantida quando você sabe exatamente o que deseja fazer na vida, qual o curso a realizar, sua vocação e metas pessoais para o futuro. Quem não sabe o que quer acaba se frustrando e isto afeta a concentração e a assimilação na hora de estudar. Muitos alunos sentem preguiça ao estudar porque não identificaram a verdadeira vocação. Você já fez análise vocacional?

Busque o estado ideal para estudar. O nível ideal de concentração é obtido após um aquecimento inicial. Antes de estudar faça alongamento, meditação, yoga ou uma rápida caminhada a fim de ajudá-lo a criar disposição e sair do estado inercial.

Procure um lugar calmo, com boa ventilação e iluminação. Identifique as causas que não o deixam se concentrar: barulhos, pessoas, preocupações, conflitos. Controlando-as renderá mais.

Evite o estresse porque ele é o maior inimigo da memória. Tenha um tempo de descanso e lazer. Reconheça seus limites.

Durma bem. No sono o cérebro "salva" o conhecimento novo. Para dormir bem deverá evitar: fumo, bebidas alcoólicas, cafeína, refeições pesadas antes de dormir, preocupações.Tenha uma boa alimentação.

Elimine mitos: "Minha memória é fraca", "fulano é um gênio, por isto vai bem nos exames". Os campeões de notas nos vestibulares, concursos públicos e faculdades revelam que não são gênios pois estudam muito.

Elimine vícios de leitura que consomem suas energias: estudar deitado, ler sentado com postura inadequada, ler sem objetivo definido, ler muito sem fazer pausas para descanso.

Planeje seu tempo de estudo. Crie uma estratégia. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais. Faça um cronograma para cumprir até o dia da prova. Estude uma quantidade de matéria por dia. Concilie tempo de estudo x trabalho x lazer. Encontre sua melhor hora para render. Manhã? Tarde? Noite? Os melhores estudantes sabem o que, como, quando e quanto estudar. Estudar todo dia um pouco é melhor do que tudo num só dia.

Tenha todo o material de estudo organizado perto de você, assim evitará interrupções.

Leia a matéria antes da aula para ficar inteirado do assunto. Isto facilita muito a assimilação porque motiva a prestar mais atenção durante a exposição do professor. Conhecendo técnicas de Leitura Dinâmica poderá fazer a pré-leitura minutos antes da aula. Ler antes da aula gera dúvidas que ajudam a manter a concentração para tentar elucida-las.

Faça uma pré-leitura do texto antes de aprofundar o estudo. Não grife nada nesta fase inicial porque ela serve apenas para ter uma visão geral do assunto.

Procure sempre a essência do texto fazendo perguntas: sobre o quê é o assunto? Qual sua importância ou aplicação? Como é ou funciona? Quem disse? Quando e onde aconteceu? De que forma a informação se relaciona com as demais? Quais as semelhanças e diferenças? Que conclusões tirar? O que é importante e o que é secundário? Faça possíveis perguntas que podem ser feitas nas provas.

Sublinhe os tópicos mais importantes para facilitar a criação de resumos, esquemas e as revisões. Sublinhar gera concentração.

Leia e releia em voz alta tentando explicar o assunto, como se estivesse dando uma aula para si próprio ou para alguém. Faça isto várias vezes se o assunto for difícil.

Faça perguntas e tente responde-las a fim de verificar se realmente aprendeu o assunto. Nas matérias Exatas pratique bastante os exercícios.

No outro dia procure lembrar do que estudou. Se não lembrar, estude de novo. Faça revisões regulares. Recapitule o que foi dado em sala de aula no máximo 24 horas depois. Sem revisão não há memorização duradoura.

Faça intervalos de 10 a 15 minutos a cada 50 ou 60 minutos de estudo para evitar a fadiga e a falta de concentração.

Recompense o final da jornada de estudo ( manhã, tarde ou noite toda ) escutando música, namorando, conversando com amigos.Varie a matéria para manter a concentração.

Torne o estudo um processo ativo: busque relações, veja implicações, encontre sentido, detecte lógica, compare, filtre, julgue, selecione, classifique, ordene, faça resumos ou esquemas, envolva-se, crie desafios, supere limites, interaja com o conhecimento, converse com o autor, imagine, invente, recrie, enxergue vantagens, experimente, teste, escreva, ensine o que aprendeu, solucione problemas com o novo conhecimento, questione, critique e opine.

Tenha o máximo de atenção nas aulas para economizar tempo de estudo em casa. Como ficar ativo em sala? Anote os pontos principais na forma de palavras-chave enquanto o professor fala. Ao final da aula tente lembra delas. O ato de anotar mantém a concentração. Não escreva o tempo todo, apenas anote o essencial.

Conheça técnicas de memorização especiais como Mapa Mental, Encadeamento, Viagem Mental e Iconização. Com elas vai economizar muita energia na hora de estudar. Assim como os atletas conhecem técnicas para render mais, os campeões nos estudos também conhecem técnicas de estudo.

Faça seu plano de estudo combinando estratégias, técnicas, artifícios e ritmos adequados ao seu estilo de vida.