sexta-feira, 4 de abril de 2014

Governadora Roseana Permanece no Cargo até o fim do mandato.




Em um rápido pronunciamento de dois minutos, realizado na tarde desta sexta-feira (4), a governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciou que permanecerá no cargo até o fim de seu mandato, em 31 de dezembro. Esta é a primeira vez nos últimos 24 anos que Roseana não disputará uma eleição.

“Vou ficar porque quero terminar o que iniciei. Quero terminar as ações do governo e deixar aqui cumprido o compromisso que tive com o povo ao me eleger para este mandato. Vou me empenhar para fazer o melhor governo de minha vida. Por isso tomei esta decisão”, disse.

Até a tarde desta sexta a expectativa era que a governadora deixasse o cargo para disputar um mandato na bancada maranhense no Senado, hoje formada por Epitácio Cafeteira (PTB), João Alberto de Souza (PMDB) e Edison Lobão Filho (PMDB).

No entanto, sua saída do Executivo estadual abriria uma lacuna no Palácio dos Leões, sede do governo. Como o vice-governador eleito em 2010, Washington Oliveira (PT), renunciou ao cargo no ano passado, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), poderia assumir provisoriamente o governo e ser obrigado a convocar uma eleição indireta para escolher um novo governador, como determina a Constituição Estadual.

Secretariado
Na quinta-feira (2) o governo anunciou uma minirreforma, onde 13 secretários deixaram seus cargos para disputar as eleições de outubro.
O secretário de Saúde, Ricardo Murad passa a responder, também, pela pasta da Segurança Pública, substituindo a Aluísio Mendes. O secretário de Planejamento, João Bernardo Bringel também responderá pela Educação em susbtituição a Pedro Fernandes. A mesma situação acontece com Claudeth Ribeiro, secretária de Igualdade Racial, que passa a responder, também, pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária que era comandada por José Antônio Heluy.
O governo não confirmou os substitutos para os titulares para as pastas da Juventude, Assuntos Políticos e Assuntos Estratégicos.

Veja a lista:

Casa Civil
Sai: João Guilherme Abreu
Assume: Anna Graziella Costa (responde também pela Fundação da Memória Republicana Brasileira)
Cidades e Desenvolvimento Urbano
Sai: Hildo Rocha
Assume: Antonio Manoel Silvano Neto
Gestão e Previdência
Sai: Fábio Gondim
Assume: Marcos Fernando Jacinto
Infraestrutura
Sai: Luis Fernando Silva
Assume: José Raimundo Frazão Ribeiro
Fazenda
Sai: Cláudio Trinchão
Assume: Akio Valente
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Sai: José Costa
Assume: Fernando Lima
Articulação Institucional
Sai: Rodrigo Comerciário
Assume: Pamela Batista dos Santos
Segurança Pública
Sai: Aluisio Mendes
Responde: Ricardo Murad
Trabalho e Economia Solidária
Sai: José Antônio Heluy
Responde: Claudeth Ribeiro
Educação
Sai: Pedro Fernandes
Responde: João Bernardo Bringel
Juventude
Sai: Paulo Marinho Jr.
Assuntos Políticos
Sai: Ricardo Archer Filho
Assuntos estratégicos
Sai: Alberto Franco