segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Presidente do Conselho de Cultura se Reúne com a Promotora de Justiça Dra Sandra Pontes.

Pres. CMPC Stuart Jr e Promotora Dra Sandra Pontes

O Presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais de São Mateus - CMPC-SMT e membro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão o Jornalista e Produtor Cultural Stuart Júnior se reuniu na tarde de hoje (13/02) com a Promotora de Justiça Dra. Sandra Pontes para tratar Assuntos Relacionados a Cultura do Município de São Mateus do Maranhão.

O conselho de Cultura Órgão colegiado de caráter Normativo, Consultivo, Deliberativo e Fiscalizador das Politicas Publicas vem fazendo seu papel na proteção e salvaguarda do patrimônio Artístico e Cultural do município,  

Em 2020 com o Advento da Pandemia do Covid-19 foi o protagonista na criação do Plano de Ação da Lei Aldir Blanc no munícipio enviado ao Governo Federal, que beneficiou mais de 150 Artistas Diretamente além de espaços de eventos e comunidades tradicionais dos povos de matrizes Africanas, Músicos, Cantores, DJs, Artesãos, e outros segmentos.

Em 2022 suas principais Ações foram as Comissões temáticas para recuperação do orçamento da secretária de Cultura e Fundo Municipal de Cultura, Recriação da escola de Música, acompanhamento da Construção do espaço cultural, PPA 2022 a 2025, reformulação do Plano Municipal de Cultura entre outras ações.

Em 2023 seu foco é a criação ou implementação da Lei Municipal de Incentivo Cultural bem como o Mapeamento de todas as Manifestações Culturais existente no Município com o cadastramento e analise de Portifólio dos Artistas e espaços e criação do Centro Histórico que abrangera (uma Biblioteca Publica, Academia de Letras, um Museu de arte e história).