sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Desafios do Judiciário de São Mateus e Região.

Exmo Juiz Dr. Gabriel Alves de Caldas ( Foto: Stuart Jr.)
O Jornal Regional MA (JRMA) entrevistou com exclusividade o novo juiz da comarca de São Mateus o Exmo Dr. Gabriel Alves de Caldas, Muito processos devem ganhar agilidade a exemplo da promotoria também o judiciário ganhou muito "gás" novo com a eficiência e eficacia do Dr. Gabriel  pra julgar hoje cerca de 17 mil processos acumulados no município, processos esses nas esferas criminal e cível.

O exmo Juiz Dr. Gabriel Foi Nomeado recente e fica na comarca até a chegada de um Juiz Titular que deve chegar dentro de uns 45 a 60 dias ( Edital ja aberto e Publicado pelo TJ-MA) mas já vem mostrando agilidade em dar prosseguimento nos processos acumulado na comarca, embora a cidade de São Mateus tenha em torno de 45 mil habitantes e Alto Alegre (termo) mais uns 25 mil habitantes, (o que por si só já Justifica a criação de uma Defensoria Publica e outra Vara) os problemas aqui são de metrópole, por se tratar de uma cidade cortada pela BR 135 que liga varias capitais do nordeste o transito de pessoas é intenso e a falta de estrutura na segurança publica ainda aumenta esses problemas com muito índices de homicídio e Assalto.

Segundo o Magistrado julgar esses Processos ( Aproximadamente 17 mil) só é possível em face de Mutirão entre os órgãos do Judiciário e Ministério Publico Estadual - MPE, ( que pelo jeito vai sair pela Sintômia que senti entre os dois órgãos).

Desde a sua chegada a cerca de 10 dias uteis o magistrado já deu andamento a mais de 20 processos de réus preso que são Prioridades segundo recomendação do CNJ ( Conselho Nacional de Justiça) e o próprio código de processo Penal, segundo O Juiz nenhum preso será solto por decurso de prazo se depender dele todos que forem autuado deveram ser julgado dentro de no máximo 90 dias, e segundo o mesmo ainda não foi possível analisar em tão pouco tempo os processos de Mandato de segurança entre outros  que também possuem grande demanda assim como as audiências Publicas, etc.

O Jornal Regional MA (JRMA) dará sempre "écuo" as ações do Judiciário e demais órgãos que trabalham para um NOVO BRASIL, LIVRE de CORRUPÇÃO.