quarta-feira, 3 de abril de 2013

Seminário discute Revitalização do Projeto Salango dias 05 e 06 de Abril em São Mateus MA.

    Acontece nos dias 5 e 6 de abril, na próxima sexta-feira e sábado respectivamente na cidade de São Mateus (180km de São Luis) o I Seminários de Revitalização do Projeto Salango  estão previsto a chegada de diversos Ministros do Governo Federal: Minas e Energia, Integração Nacional, Trabalho, Deputados Federais e Estaduais Secretários de Estado do Governo Estadual do Maranhão, representante da CODEVASF, dezenas de Prefeitos do Maranhão, cerca de 1.000 agricultores, além de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.


PROJETO DE IRRIGAÇÃO SALANGÔ
O projeto Salangô é um dos mais importantes projetos de irrigação, se tornando assim o segundo maior do país, destinado aos agricultores familiares para a produção de grão se cereais como: arroz, milho, feijão, mandioca, banana, batata entre outros gêneros alimentícios de primeira necessidade. Implantado no ano de 1993, com recursos do Ministério da Integração Nacional e pelo Governo do Estado do Maranhão, o Projeto Salangô, foi abandonado e atualmente está agonizando, tendo em vista que não foi concluído, necessitando urgentemente da atenção do Governo Federal.Diante do atual cenário e com as perspectivas apontadas pelo diagnóstico preliminar da CODEVASF-MA, a Prefeitura Municipal por meio do Prefeito Miltinho Aragão iniciou a discussão a para a revitalização deste importante projeto.

PROGRAMAÇÃO DO 1º SEMINÁRIO “REVITALIZAÇÃO DO PROJETO SALANGÔ”

05/04/2013 - sexta-feira
9h – abertura;
9h30 min. – linhas de créditos para a agricultura familiar e situação atual dos contratos a serem prorrogados (BB, BNB e B. da Amazônia);
10h30min. – instalação das oficinas de políticas públicas;
16h – socialização das oficinas
19h – show cultural com apresentação de artistas e comidas típicas.


06/04/2013 – sábado

9h – composição da mesa de autoridades (Ministros, Secretários de Estados, Prefeito,
Deputados...);
9h30min. – apresentação dos resultados das oficinas de políticas públicas;
10h – conferencia de autoridades presentes sobre a situação do Salangô com propostas e
alternativas para a sua revitalização;
12h - Entrevista coletiva para a imprensa
13h - almoço


14h30m. – visita das autoridades ao Projeto de Irrigação Salangô situado na área rural do

município;


(Fonte ASCOM PMSMT)