Teve  início, na noite desta sexta-feira (16), o 2º Congresso Nacional da  Juventude do PMDB. Na abertura do evento, que acontece no Rio de Janeiro  até amanhã (18), estiveram presentes autoridades nacionais do PMDB e de  movimentos de juventude no Brasil.
O presidente da JPMDB nacional, Gabriel Souza (RS),  abriu o Congresso destacando a importância de espaços de debates nas  instâncias do Partido: “nós elegemos nossas lideranças em convenções,  mas é importante a realização de Congressos para que tenhamos a  oportunidade de debater assuntos de importância para a política  nacional. Cinco regiões brasileiras estão representadas aqui por  militantes que realizaram diversos debates em Congressos Estaduais que  aconteceram durante todo o ano passado”.
Gabriel  Souza lembrou que um curso de formação específico para juventude  peemedebista sempre foi um pleito do núcleo jovem do partido. “Hoje será  lançado um curso da Fundação especificamente para a juventude em que  pretendemos atingir 10 mil jovens”, afirmou. Outra meta do núcleo é  atingir o número de 8 mil candidatos jovens para as Câmaras Municipais  nas eleições 2012: “a juventude do PMDB tem preparo e capilaridade para  se candidatar em todo o Brasil”.
Ao  se licenciar da presidência do núcleo, Gabriel agradeceu a todos os que  colaboraram com o trabalho da JPMDB e apresentou o novo presidente, Marco Antonio Cabral (RJ).
Ao  assumir a liderança da juventude do PMDB, Marco Antonio Cabral lembrou  que “a juventude do PMDB vive hoje um novo momento, que iniciou na  gestão de João Alves e teve continuidade no ótimo  trabalho de Gabriel Souza”. Marco Antonio registrou diversos eventos em  que o núcleo esteve atuante e registou a participação em massa na  Conferência Nacional da Juventude, que aconteceu em 2011.
“Este  evento também marca o lançamento do Curso de Formação Política para a  Juventude da Fundação Ulysses Guimarães, que foi possível graças à  parceria com o presidente da Fundação, deputado Eliseu Padilha.  Eu, que assumo hoje a presidência do núcleo, terei a tarefa de levar  esse curso para todo o Brasil, além de buscar aumentar o número de  militantes e filiados ao partido!, afirmou Marco Antônio.
O  novo presidente ressaltou a importância do trabalho junto ao movimento  estudantil. “Nunca tivemos uma atuação muito forte nessa área, ficamos  20 anos fora da UNE, para onde retornamos no ano passado após um intenso  trabalho das nossas lideranças”, disse.
O governado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral,  prestigiou o evento. “É uma alegria estar sediando esse encontro tão  importante da juventude do PMDB na nossa universidade estadual. Lembro  como foi importante para mim militar na juventude do PMDB e no movimento  estudantil. É fundamental que vocês provoquem o nosso partido para que  assuma e incorpore as políticas que a juventude ache importantes e que  serão tema dos debates durante este fim de semana”, falou.
O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO),  cumprimentou Marco Antônio Cabral, que assume a JPMDB: “tenho certeza  de que você continuará o excelente trabalho do Gabriel ao ajudar a  estruturar os núcleos de juventude em todo país”. “É uma grande  satisfação aqui junto com vocês. Esse evento representa, sem dúvida, o  futuro do PMDB. Como não dizer, o futuro do Brasil”, afirmou Raupp.
O secretário-geral da JPMDB, Willy Alves (MG) destacou  o trabalho de Gabriel à frente do núcleo: “ele representou para nós,  para a juventude do PMDB,um grande timoneiro na organização da juventude  partidária, da organização dos estudantes. Agora é lançado um grande  desafio, em que Marco Antonio assume a presidência. Pela primeira vez na  história da juventude do PMDB teremos um jovem de apenas 20 anos à  frente da núcleo no nosso partido”.
Curso para a juventude – O presidente da Fundação Ulysses Guimarães nacional, deputado Eliseu Padilha (RS) apresentou  o novo curso que será oferecido pela instituição na modalidade de  ensino a distância. “Estamos já há cinco anos levando Brasil à fora o  programa de formação política, que fazemos em parceria com a UnB e com a  UFRGS. Para o curso da juventude escolhemos para coordenar o  historiados e coordenador de juventude, Márcio Carvalho”, informou.
“Este  curso foi cunhado com linguajar para a juventude. Fizemos uma pesquisa  nacional e contratamos uma série de psicólogos e psiquiatras e  constatamos que a juventude até os 30 está de costas para a política,  como ela se apresenta hoje”, disse Padilha. De acordo com o presidente  da Fundação, apenas 10% da população está envolvida com a política  convencional, os outros 90% querem uma nova forma de fazer política e de  se engajar nas questões sociais.
Para  Padilha, “hoje vivemos a era do conhecimento, quem tiver conhecimento é  que vai estar à frente. Queremos saber se a nossa 6ªcolocação do  Produto Interno Bruto (PIB) vai migrar para o Índice de Desenvolvimento  Humano (IDH), em que ocupamos a 84ª posição mundial. E isso só será  possível com uma mudança do envolvimento das pessoas com a política, por  meio do conhecimento. Hoje nossa economia é baseada na produção  primária e não da manufatura. Para isso mudar, é preciso formar  pessoas”.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes,  também esteve presente no evento e ressaltou a importância da juventude  estar envolvida com a política. Para ele, “a política é o espaço da  transformação em que a gente pode tornar a vida das pessoas melhor, em  que a sociedade pode avançar e se transformar. Se a gente não estiver  dentro dos partidos políticos interferindo nos governos eu tenho certeza  que não chegaremos a lugar nenhum”.
Para o deputado federal Alberto Filho (MA),  “é uma satisfação muito grande fazer parte da juventude do PMDB, pois  esse é um partido que dá oportunidade para participar ativamente da  política nacional, além de realizar um programa de formação com os  cursos da Fundação Ulysses, que tem à frente o deputado Eliseu Padilha”.
O senador Roberto Requião (PR) destacou  que o Congresso reúne jovens de todo o país “para renovar o quadro  partidário”. “Vim de Brasília para soprar a juventude de 19 estados  brasileiros no nosso partido”, disse.
“Nosso  estatuto diz que esse partido é o partido do povo brasileiro, das  classes populares, é o partido da nação”, lembrou Requião que defendeu  que a legenda deve defender o capital produtivo, “que produz bens,  satisfaz necessidades humanas e dá oportunidades de trabalho”. “É nessa  assembleia de 19 estados que precisamos pensar numa proposta séria para  esse país”, destacou.
Secretário  da prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Carvalho, secretário da  prefeitura do Rio de Janeiro, também ressaltou a importância de ver  jovens na política: “é fundamental ver jovens optar pela política,  porque política é o espaço para mudar, sim. Espaço para sairmos da  mediocridade”.
Para o deputado federal, Lucio Vieira Lima (BA),  “o PMDB está precisando da inquietude dos jovens, dos questionamentos  dos jovens, para que possamos acordar para a situação em que estamos.  Precisamos resgatar a política da ideologia, do compromisso com o  social. É por isso que é muito importante esse Congresso”.
O deputado estadual Tadeu Martins Leite (MG),  o mais novo parlamentar da história de Minas Gerais, lembrou a recente  votação do Estatudo da Juventude e destacou a importância de os jovens  se organizarem para construir o país que desejam. “Nós temos que  descobrir e orientar quem nós queremos ser a partir de agora. O futuro  depende de todos nós e desse Congresso que acontece neste fim de  semana”, disse.
André  Tokarski da União da Juventude Socialista destacou o papel da JPMDB nos  avanços de direitos políticos no Brasil. “Nós da UJS acreditamos que o  espaço para a juventude é na política. Nós acreditamos que o Brasil vive  um momento de grande oportunidade. A juventude do PMDB tem ganhado  protagonismo e conquistado muito espaço nos movimentos jovens e por isso  voltou à executiva da UNE. Temos que unir todos os que querem que o  Brasil sejam uma grande nação justa e próspera e por isso esperamos esta  ao lado da JPMDB nas lutas que se seguem”, afirmou.
Jefferson  Lima, secretário nacionla da Juventude do PT ressaltou o trabalho  conjunto que foi realizado pela JPMDB e JPT no Rio de Janeiro e destacou  o papel do PMDB nas conquistas sociais brasileiras. “Estamos vivendo  momento importante para a juventude com a criação da Secretaria Nacional  da Juventude, em 2005, e a criação do Conselho de Juventude, que tem  grande participação da JPMDB. A juventude do PMDB tem um papel  fundamental na realização de políticas públicas para a juventude e no  diálogo com os movimentos populares”, destacou.
O  último orador da noite foi o presidente nacional da União Nacional dos  Estudantes, Daniel Iliescu, que saudou os congressistas “neste  importante momento desse partido que é dos mais importantes para a  história do Brasil”. “Nós, como movimento juvenil temos que levantar a  seguite palavra de ordem: queremos mais”, disse.
“A  UNE em parceria com JPMDB e outros núcleos juventudes inicia sua  jornada nacional de lutas por 10% do orçamento da para educação e para  que os recursos do pré-sal sejam destinados para educação. E esse  Congresso tem o desafio de encontrar caminhos para o desenvolvimento do  Brasil”, concluiu.
Fonte: PMDB