quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sebrae leva palestra e missão técnica sobre inovação e tecnologia a região do Médio Mearim

O grupo que acompanhou a apresentação da palestra em Bacabal.

Iniciativa apresentou soluções do Sebrae para a implementação da cultura da inovação nos pequenos negócios
O gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, João Berto Ferreira, esteve na região do Médio Mearim nos dias 09 e 10 de junho, para apresentar palestra sobre as soluções em inovação e tecnologia oferecidas pela instituição aos pequenos negócios. Além da palestra, uma missão realizou visitas técnicas a empresas locais que já recebem atendimento do Sebrae para implantação da cultura de inovação em seus processos.
A missão, formada pelo gerente Ferreira; a gerente do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes; o gestor de projetos do Sebrae, Paulo Tribuzzi e dois consultores da casa, realizou visitas a empreendimentos nos municípios de Bacabal, Pedreiras e Igarapé Grande. De acordo com João Berto Ferreira, a ação buscou mostrar que é possível que os pequenos negócios tenham destaque no mercado em função de processos inovadores.
Em visita a uma queijaria no município de Igarapé Grande, missão avaliou qualidade das instalações e cuidados sanitários implementados pelo Sebraetec. 
 “A inovação sempre vai garantir um diferencial competitivo às empresas e é necessário apostar e investir na implantação de novas técnicas na gestão do negócio, no modo como o empreendimento é apresentado à comunidade... Em tudo isso é possível inovar e se diferenciar da concorrência”, afirmou o gerente da Inovação e Tecnologia.
Todos os empreendimentos visitados pela missão são atendidos pelo Sebrae através do programa Sebraetec, recebendo serviços customizados e especializados, tendo acesso a sete áreas de conhecimento em inovação: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação. O programa leva especialistas destas áreas para dentro das empresas, identificando gargalos e verificando pontos de melhoria no negócio.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego, Renda e Turismo, José Antônio, esta iniciativa do Sebrae tem papel fundamental no desenvolvimento do comércio em Bacabal. “Esta palestra deu um novo ânimo ao comércio cansado e, muitas vezes, acomodado. Com a chegada destas ferramentas de tecnologia, tudo pode mudar e o Sebrae é um parceiro importante para a evolução dos pequenos negócios em nossa cidade", declarou o secretário.

Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

terça-feira, 2 de junho de 2015

Faem , Aciap e Secretária de Estado de industria e comercio Lançam " Oportunidade de Negócios" em Pedreiras


 
Pres. da FAEM Domingos Junior/ Sec. Seinc Simplicio Araujo/ Sr. Vila Nova e Sr. Benselmo.
A Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem) e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras (Aciap) e a Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), promoveram, sábado (30 de maio), em Pedreiras, o evento ‘Oportunidades de Negócios’. No encontro, o secretário Simplício Araújo detalhou o programa de incentivos fiscais Mais Empresas e apresentou os investimentos da Parnaíba Gás Natural (PGN), destinados à construção do gasoduto, que vai auxiliar no transporte de gás natural, na Região do Mearim.   
Simplício ressaltou a importância de o empresário local conhecer o programa. Segundo o secretário, o governador Flávio Dino está dando total apoio aos empreendedores. Ele classificou o momento como imprescindível para que a comunidade de Pedreiras e municípios adjacentes possam conhecer os investimentos da PGN. “Trabalhamos para fazer do Maranhão um ambiente melhor para os empresários e atrair investimentos, valorizando o empresário local e dando apoio aos empreendedores. Hoje, muitos conheceram o ‘Mais Empresas’ e os investimentos da PGN, o que vai gerar emprego e renda para a população e contribuir para o adensamento das cadeias produtivas”, ressaltou Simplício. 

Para o presidente da Faem, Domingos Júnior, a oportunidade possibilitou que muitos empresários de Pedreiras e municípios vizinhos, conheçam as iniciativas do governo e os novos empreendimentos que vem acompanhado da possibilidade de crescimento da economia. “Tudo isso reflete no desenvolvimento dos municípios, ajuda no crescimento da economia da região”, disse Domingos Júnior. Atualmente, a PGN é considerada a segunda maior operadora de gás natural do país. Os investimentos da empresa, na construção do gasoduto na região do Mearim, chegam a R$ 200 milhões. 

As obras para a instalação de produção e escoamento de gás natural de Gavião Branco e seu gasoduto já foram iniciadas. A previsão é que a produção de gás comece no primeiro semestre de 2016. O governador Flávio Dino, em abril, assinou a comercialidade do campo de gás natural no Sudeste de Bom Jesus, localizado na bacia do Parnaíba, município de Lima Campos. Segundo a PGN, 900 postos de trabalho serão gerados na região.