Os juízes federais alegam que mesmo sendo de carreira jurídica correlata e de trabalhar na solução dos conflitos a partir da interpretação das leis, os procuradores da República têm remuneração muito maior que a dos juízes federais.
Além de ganhar menos, os magistrados afirmam que sofrem ameaças por combater o crime organizado em diferentes pontos do país.
Eleitoral
Para assegurar “um pouco mais de equilíbrio e imparcialidade nos julgamentos”, os magistrados têm defendido que a representação dos juízes federais nos TREs passe de um para pelo menos três magistrados.
Na pauta dos juízes federais está posto, que a maior participação na composição das cortes que conduzem as eleições nos estados, livraria os tribunais regionais eleitorais (TREs) da influência política local.
Ao fazer a defesa no Senado, Aníbal Diniz disse que: “É comum nos depararmos com situações em que alguns magistrados regionais acabam sendo influenciados pelo fervor das disputas paroquiais, de tal maneira que muitas vezes a aplicação da lei fica em segundo plano”.
(Fonte:blog do Itevaldo)