sábado, 25 de setembro de 2010

Tropas Federais faram a segurança em São Mateus, Bacabal e mais 5 cidades do MA.



Tropas federais vão atuar em sete municípios maranhenses durante as Eleições de 3 de outubro. O reforço policial acontecerá nas cidades de Benedito Leite, Barreirinhas, Bacabal, Bom Lugar, Pastos Bons, São Mateus e Santa Luzia do Tide. A maioria delas enfrentou problema durante as eleições municipais de 2008.

Em Bom Lugar, três pessoas morreram no dia das eleições durante um tiroteio por causa de uma confusão entre grupos opostos. Uma das vítimas era o irmão do candidato derrotado, Rogério Costa.

O caso mais grave foi em Benedito Leite, a 520 km da capital São Luís. Manifestantes atearam fogo nas urnas eletrônicas, em um carro da polícia e destruíram totalmente o cartório eleitoral. O juiz da cidade teve que ser resgatado pelo Exército para não ser morto. Sem as urnas, não houve condições de fazer a apuração dos votos e as eleições foram canceladas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou este "o fato mais lamentável das eleições de 2008".

O esquema especial com as tropas federais este ano será para garantir a segurança de todo o processo eleitoral, desde a chegada das urnas aos municípios até o fim da votação. Em 2008, no município de São Mateus, os manifestantes se revoltaram com o resultado do pleito e destruíram os prédios da câmara e da prefeitura.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espera que todo este aparato de segurança, definido em parceria com Secretaria de Segurança Pública do Estado, Exército e as polícias Federal e Rodoviária Federal, seja apenas preventivo. "Será tranquilo, graças a Deus. Estamos tomando as precauções, vamos colocar segurança antes e depois do pleito", afirma o corregedor eleitoral José Joaquim Figueiredo dos Anjos.