terça-feira, 28 de junho de 2016

Senac Bacabal formar turmas do Programa de Aprendizagem Comercial.

-  A formatura das turmas do Programa de Aprendizagem Comercial em Serviços de Vendas aconteceu no dia 17 de junho para celebrar todo o caminho trilhado pelos nossos aprendizes no decorrer do programa.

 A cerimônia da festa foi permeada por muita emoção, sentimento de vitória, satisfação e realização, pois, os aprendizes e seus familiares estavam visivelmente emocionados pela conclusão de mais uma etapa crucial na vida pessoal e profissional. A sensação de vitória era compartilhada pelos aprendizes, que perpassaram por inúmeros desafios e conseguiram concluir o curso e, grande parte deles, tornou-se funcionário efetivo em suas respectivas empresas.

 Os representantes das empresas externaram a satisfação pelo trabalho prestado pelos aprendizes, bem como pela oportunidade de orientar jovens profissionais para o mercado de trabalho e, principalmente, pela disponibilidade e participação do Senac no formação de jovens profissionais com excelência.

 O CEP/Bacabal ressalta a sensação de realização e dever cumprido pela formação de jovens profissionais para trabalhar em grandes empresas da cidade. Outro fator de grande felicidade para o centro foi a efetivação de muitos alunos do programa, fato que ratifica o trabalho com excelência executado pela instituição. Certamente, o momento era de comemoração e muita alegria, no qual os aprendizes e seus convidados puderam desfrutar de uma festa que retratou a Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento - Regional Senac Maranhão Rua do Passeio, 495 – Centro – São Luís - Ma - CEP 65015-370 Tel.: 98 3198-1515 Fax.: 98 3198-1543 www.ma.senac.br importância do programa Aprendizagem e ainda externou para a sociedade bacabalense o diferencial que esse programa pode trazer para a vida daqueles que participam, pois as oportunidades de crescimento pessoal e profissional ficaram visíveis durante a festividade.

A Instrutora Giltânia de Fátima dos Santos Nery (instrutora do componente curricular: Competências básicas para o trabalho ) destacou "Fui instrutora desses alunos no primeiro componente do programa e, hoje, é possível constatar o quanto eles se desenvolveram no âmbito pessoal, profissional e social. É extremamente satisfatório vê-los nesse momento de festividade exaltando seu amadurecimento e suas conquistas, assim como é gratificante presenciar a emoção dos pais ao verem seus filhos galgando a cada dia o caminho do sucesso profissional. Exclamo aqui a importância do programa Aprendizagem tanto para os alunos, quanto para a sociedade e as empresas da cidade, pois ambos ganham bastante com o crescimento profissional e pessoal de todos os alunos envolvidos no processo de formação". 

-  A Aluna Hellen Cristina Costa de Paula Melo (T-37) apresentou como isso vai fazer a diferença em sua vida "Antes de ingressar no programa de Aprendizagem eu já havia feito vários cursos no Senac e sonhava ter uma chance como jovem aprendiz. E essa chance veio e com muito esforço e dedicação consegui concluir o programa, no qual obtive aprendizado, experiência e oportunidade de crescimento profissional. Ao final, tive a felicidade de ainda ser contratada de forma efetiva pela empresa onde fui aprendiz e por isso agradeço muito ao Senac pela oportunidade e orientação que recebi para poder me desenvolver e conquistar alguns sonhos pessoais e profissionais."

 O Gerente da Unidade sr. Josiane Fontenele Alcobaça enfatizou que "A cada ano é nítido o crescimento e o reconhecimento de importância do programa para a cidade de Bacabal, dado que a procura das empresas e dos alunos aumentaram consideravelmente. Isso ocorre por conta do trabalho primoroso que o CEP/Bacabal desenvolve para com o programa de Aprendizagem. Além disso, o número de efetivação dos aprendizes cresceu bastante e, inclusive, tivemos aprendizes efetivados antes mesmo do término do programa. Essas conquistas ratificam a importância do programa para a sociedade bacabalense, assim como certifica o grande trabalho realizado pelo CEP/Bacabal no processo de formação desses alunos".  Concluiu.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

TCE-MA divulga Listas dos Fichas Sujas.

Segue abaixo a listas dos Prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores que estão com as prestações de contas anuais de 2012 inadimplentes, que se não sanadas até o período de registro de candidaturas ficaram impossibilitado de concorrem as eleições de 2016.






Prefeitura de Lago da Pedra realiza Mutirão contra hanseníase em diversos Povoados.‏

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate a hanseníase no município por causa do aumento no número de casos da doença.

Nesta quarta-feira(15), a equipe da Estratégia Saúde da Família, que atua no Povoado Lagoa Seca, realizou um mutirão e fez busca ativa de pacientes em tratamentos e consultas médicas para o diagnóstico da doença. As ações se concentraram no povoado Lagoa Seca, mas atendeu também a moradores dos povoados Floresta, Cajazeiras, Centro dos Baixinhos e Palmeira.
O médico Francisco das Chagas, explicou que o aumento de casos de hanseníase preocupa e alertou as pessoas sobre a importância de procurar a unidade de saúde ao sentir qualquer sintoma suspeito da doença.

“ É fundamental que as pessoas busquem atendimento médico para que possamos fazer o diagnóstico e encaminhar para o tratamento, pois o quando tratamento é feito no início a pessoa se recupera totalmente, sem sequelas”, disse o médico.
A enfermeira Nayanna Crisbell, ministrou uma palestra dando orientações  importantes para as pessoas que participaram do mutirão, esclarecendo sobre os sintomas da doença e forma de tratamento que dispõe de medicamentos gratuitos.
“ Assim como na sede em toda a zona rural a gente tem essa equipe pronta para atender a todo mundo, inclusive os casos de hanseníase com médico preparado, enfermeira, graças ao incentivo da nossa secretária e gestora que promoveram pra gente treinamentos para que pudéssemos está aptos para atender a essa população”, ressaltou a enfermeira.
A lavradora N. O. de 39 anos,  está fazendo tratamento que vai ter duração de um ano, ela disse que está fazendo o tratamento de acordo com o que médico tem repassado e acredita que vai se recuperar totalmente.
“ Vai ser um ano meu tratamento e tenha fé em Deus que vou ficar boa, eu vou ter vitória”, disse confiante a lavradora.

sábado, 11 de junho de 2016

Lago da Pedra destaca-se no setor de educação pública

O município investe na qualificação e formação de professores para elevar índices educacionais e já está colhendo resultados positivos.

  Melhorar os índices educacionais do município apostando na qualificação e formação dos professores da rede municipal de ensino, este tem sido um dos principais pontos trabalhados pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, o que é visto como um grande diferencial na atual gestão.
Hoje, Lago da Pedra conta com um quadro de 1.144 educadores, distribuídos na sede e zona rural do município, e que passam frequentemente por capacitação nas mais diversas áreas educacionais.
O município firmou, por exemplo, parceria com duas Escolas de Inglês  para oferecer aos professores que atuam com disciplina de língua inglesa uma formação específica na área. Os cursos  com duração de três e quatro anos, atendem a 80 professores.
Na região, o município de Lago da Pedra é o único a oferecer o Curso de Libras para seus professores, atualmente a turma conta com 30 alunos. Para os professores da educação especial, também há a oferta de formação periódica, esta tem sido uma das bandeiras da Secretaria Municipal de Educação, visando efetivamente a inclusão dos alunos com necessidades especiais.
O município é um dos poucos que tem conseguido manter as ações desenvolvidas pelo PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, programa desenvolvido em parceria com Ministério da Educação, mas pra isso a Gestão Municipal  dispõe de recurso para hotel, alimentação e transporte. Ao todo participam 118 professores alfabetizadores, além de 07 coordenadores e 01 orientador.
A Gestão Municipal também firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão(UFMA),  e através da Plataforma Freire, que é um programa voltado para formação  de professores da educação básica , está dando a oportunidade para que professores possam ter uma graduação com os cursos de licenciatura ofertados. Cerca de 200 professores já foram habilitados, mais 130 estão concluindo o curso de pedagogia e na etapa deste ano, mais 126 professores foram inseridos no programa.
Além disso, a Prefeitura realiza anualmente a jornada pedagógica, formação continuada ao longo do ano e palestras motivacionais também fazem parte do cronograma de ações da Secretaria Municipal de Educação, visando fortalecer a autoestima dos professores, além de tratar de vivências práticas e aplicáveis ao dia-a-dia estimulando uma atitude positiva e a busca de resultados pessoais e profissionais.
Para a Secretaria Municipal de Educação, Laudicélia Arruda, todas essas ações tem contribuído  de forma significativa para a melhoria da educação no município.
“ Isso é muito importante para a qualidade do ensino, a Prefeitura de Lago da Pedra não tem medido esforços para assegurar que isso aconteça, desde a realização do concurso público, a implantação do plano de carreira e a formação dos professores que passa por essa formação inicial que se dá quando nos ofertamos a graduação para os professores e as formações continuadas que acontecem tanto no início do ano como ao longo do ano. Nós acreditamos que este é o caminho, é a Prefeitura fazendo os investimentos corretos naquilo que é necessário, e sem dúvida nenhuma os resultados nós já podemos observar na sala de aula na aprendizagem dos nossos alunos e vê que esse é o caminho por onde estamos andando”, disse a secretária de educação.
Professor melhor preparado e mais entusiasmado para exercer a profissão, é o que posso constatar hoje entre meus colegas, disse o professor Elias Lima.

“ Nós só temos a ganhar com essa ações, porque o professor precisa melhorar a cada dia, o conhecimento precisa ser renovado para que ele possa melhorar a sua prática pedagógica , nós só temos a ganhar com esse trabalho que vem sendo feito por esta gestão”.
(Ascom- LGPD)

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Assaltantes Procurados pela Polícia do Maranhão após assalto a uma loja da TIM

O Assalto foi todo Filmado pelas Câmaras de segurança da Loja da TIM da cidade de São Mateus do Maranhão.

Assaltantes camisa Branca e o de boné.
Os assaltante chegaram em uma moto entraram e anunciaram o assalto, fizeram uma limpa nas vitrine e estoques da loja, saíram como se nada tivesse acontecido e tomaram rumo ignorado, a Policia do Estado do Maranhão esta na Captura e precisa que você cidadão faça sua parte denunciando o paradeiro dos Assaltantes que aparecem abaixo para a polícia 190:

Procurado

Moto usada na fuga 

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Fraude no Bolsa Família pode chegar a 2,5 bilhões.


Um levantamento feito pelo Ministério Público Federal apontou suspeitas de fraudes no pagamento do programa Bolsa Família que podem chegar a R$ 2,5 bilhões e atingir 1,4 milhão de beneficiários.
Entre as possíveis irregularidades encontradas pelo órgão há saques realizados por pessoas que já morreram, indivíduos sem CPF ou com CPFs múltiplos, além de pessoas que estariam recebendo o benefício sem ter direito, como servidores públicos e doadores de campanhas políticas.
Os dados foram levantados a partir do cruzamento de informações do cadastro de beneficiários com dados da Receita Federal, TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e Tribunais de Contas.
Essas irregularidades foram identificadas em pagamentos feitos entre 2013 e 2014. O Ministério Público deu prazo de 30 dias para que o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário informe quais providências serão tomadas diante de inconsistências identificadas.
O levantamento fez parte de um projeto lançado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em junho do ano passado, e tem como objetivo de combater as fraudes do programa.
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário afirmou que "não ignora a possibilidade de irregularidades ocorridas na gestão anterior", isto é, da presidente afastada Dilma Rousseff.
O texto também diz que a "pasta está empenhada em aperfeiçoar o controle e os mecanismos de fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família" e que integrantes do ministério entraram em contato com o Ministério Público Federal para tratar do assunto e criar um comitê de controle "para depurar e garantir que o Bolsa Família seja destinado para quem mais precisa".

"Denuncie qualquer irregularidade ao Ministério Publico - Brasil Contra a Corrupção."
Fonte: UOL