quinta-feira, 28 de maio de 2015

Sebrae e Codevasf realizam visita técnica a produtores de leite do Médio Mearim


Parceria vai doar tanques de resfriamento de leite a associações de produtores, buscando o desenvolvimento desta cadeia produtiva  

Diversos municípios da região do Médio Mearim receberam uma série de visitas técnicas dos parceiros do projeto Cadeia Produtiva do Leite no Médio Mearim, executado pelo Sebrae. As visitas, realizadas no período de 20 a 22 de maio, buscaram avaliar as instalações de espaços que receberão tanques de resfriamento para conservação do leite in natura.

A doação e instalação dos tanques de resfriamento para leite é fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Codevasf. Os tanques têm capacidade de armazenamento entre 1 e 2 mil litros e atenderão diretamente a 200 produtores do Médio Mearim – o que será definitivo para o desenvolvimento da cadeia produtiva em toda a região. 


A missão técnica foi integrada pela gerente da unidade regional do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes; o analista de Desenvolvimento Regional da Codevasf no Maranhão, Emanuel Martins; e o gestor do Sebrae responsável pela ação, Fernando Campelo, seguindo pelos municípios de Peritoró, Igarapé Grande, Poção de Pedra e São Luís Gonzaga. 

Para Campelo, a ação vai alavancar bastante a produção regional. "A parceria proporciona, aos produtores da região, a ampliação de sua produção e – o mais importante – estes equipamentos são de fundamental importância para o armazenamento e melhor aproveitamento do leite e a consequente produção de derivados e sua comercialização”, afirma o gestor de projetos do Sebrae.

O analista da Codevasf ressalta o nível de organização dos produtores da região. "Esta visita superou as expectativas dos membros da missão pela potencialidade de aumento da produção dos locais visitados, contribuindo para o desenvolvimento econômico dos produtores e, consequentemente, da região”, avaliou Martins.
 
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

terça-feira, 19 de maio de 2015

Ex-prefeito de Bacabal é preso por suspeita de agiotagem no Maranhão

 
( Foto/G1-MA):Momento da Prisão do ex- prefeito Lisboa.
O ex-prefeito do município de Bacabal, Raimundo Lisboa, foi preso na manhã desta terça-feira (19), na operação "El Berite", que investiga crimes de agiotagem nos municípios do Maranhão e é comandada Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Raimundo Lisboa foi prefeito do município entre 2004 e 2012 e também foi ex-presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Segundo o delegado-geral Augusto Barros, além do ex-prefeito, outras quatro pessoas foram presas, todas ligadas a prefeitura. Entre elas estão Manoel Moura Macedo, Francisco de Jesus Silva Soares, Ezequiel Farias e Aldo Araújo Brito, ex-presidente da comissão de licitação de Bacabal. Foi realizada, também, a prisão coercitiva de Maria do Carmo Xavier. Todos eles serão conduzidos para a Seic. 

Outras prisões:
 No início do mês, outras seis pessoas foram presos nas operações "Morta Viva" e "Maharaja", realizadas no dia 4 de maio pela Polícia Civil do Maranhão. O atual prefeito de Bacuri (MA), Richard Nixon (PMDB), o prefeito de Marajá do Sena (MA) Edvan Costa (PMN), ex-prefeito de Marajá do Sena Perachi Roberto Farias, ex-prefeito de Zé Doca (MA) Raimundo Nonato Sampaio, o contador municipal José Epitácio Muniz e o empresário Josival Cavalcante da Silva, mais conhecido como "Pacovan, ficaram presos temporariamente por dez dias. 

Agiotagem:
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-MA), as investigações sobre Josival Cavalcanti, o Pacovan, apontam que ele utilizava empresas em nomes de terceiros para se favorecer com negócios em diversas atividades nas prefeituras. O depoimento do contador José Epitácio Muniz reforça a atuação do esquema criminoso por meio de, pelo menos, quatro "empresas laranjas" em contratos com as prefeituras. As investigações apontam que os irmãos Rui Clemêncio e Fábio Muniz, com apoio do empresário Francisco Soares, atuavam com empresas abertas em nome de pessoas já falecidas. 

Entenda
As operações "El Berite", "Morta Viva", "Maharaja" e "Imperador", são desdobramentos da "Operação Detonando", realizada em 2012 após o assassinato do jornalista Décio Sá. Na época, a polícia descobriu que o que motivou o assassinato foi uma postagem, no "Blog do Décio", referente à morte do agiota Fábio Brasil, no Piauí. 

Empresários de Lago da Pedra são certificados em técnicas de vendas

Concludentes do curso de Técnica de Vendas

Ação foi realizada em parceria com a Associação Comercial do município.

Cerca de 25 empresários da cidade de Lago da Pedra participaram do curso Técnicas de Vendas, promovido no período de 04 a 08 de maio, numa iniciativa do Sebrae em parceria com a Associação Comercial do município, no intuito de melhorar o atendimento nas empresas que atuam no varejo local. A atividade é mais uma ação desenvolvida no município, fortalecendo a relação com os parceiros no município.

A capacitação também buscou proporcionar habilidades de relacionamento comercial em seus participantes, dando conhecimento sobre o atual profissional de vendas, desenvolvendo competências em vendas consultivas, além de compreender os caminhos e estratégia de vendas, refletindo sobre a importância do vendedor para a empresa, para os clientes e para si mesmo, visando atuar de maneira estratégica para promover as vendas de produtos e serviços para obtenção dos melhores resultados em seus negócios.

De acordo com a gestora de projetos do Sebrae, Ana Cristina Lameiras, a consolidação e o fortalecimento de parcerias integra o novo modelo de visão empresarial, garantindo a permanência das empresas no mercado. “O Sebrae trabalha para que a educação da gestão empreendedora oriente os colaboradores para atingir suas metas, além de elevar o nível de satisfação do cliente, aumentando as chances que destes empresários em atuar no mercado, elevando seu nível de vendas e garantindo a sustentabilidade do negócio”, assinalou Ana Cristina.
Para o empresário Luís Felipe, a participação no curso terá grande importância para sua vivência nos negócios. "A nossa visão se abre depois de um curso desta natureza. Até porque o Sebrae é especialista e os empresários vivem na prática do dia-a-dia e, muitas vezes, não olhamos a empresa ou produto como um todo, sem saber calcular custos, nem o lucro real, ou o preço ideal para vendas", avaliou o participante.
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sebrae reúne profissionais da beleza de Pedreiras e Trizidela do Vale

A gerente do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes, Anderson Lee gestor do projeto e a equipe da Associação.

Evento foi realizado em parceria com a Associação dos Profissionais de Beleza e Estética de Pedreiras e Trizidela do Vale

Profissionais e empreendedores do segmento de Beleza e Bem Estar das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale estiveram reunidos durante o Encontro dos Profissionais de Beleza e Estética, realizado na segunda-feira (04), em Pedreiras, numa realização do Sebrae em parceria com a Associação dos Profissionais de Beleza e Estética de Pedreiras e Trizidela do Vale.

Segundo o presidente da Associação, Jocélio Cruz, o apoio prestado pelo Sebrae é de fundamental importância para o mercado regional, que está em franca expansão. “A atuação do Sebrae é fundamental na evolução e principalmente na definição da organização e das estratégias de operação da nossa associação, que hoje completa três anos de sucesso – graças a esta grande parceria. Sabemos que muito foi feito e ainda há muito a fazer, mas com o Sebrae ao nosso lado, sabemos que seremos sempre vencedores”, assinalou Cruz.
 
O gestor do Sebrae responsável pelas ações, Anderson Lee, esclareceu que as atividades serão conduzidas dentro do projeto de Fortalecimento  do Setor de Beleza no Médio Mearim, executado pela instituição. “O trabalho busca a consolidação do mercado local e agora parte para as ações nas clínicas e salões de beleza da região, com soluções específicas para cada empreendimento, dentre outras ações previstas para este ano”, enfatizou o gestor. 

A gerente da unidade regional do Sebrae em Bacanal, Graça Fernandes, ressaltou a importância de um trabalho de articulação entre o Sebrae e as diversas instituições parceiras nas ações voltadas para esta cadeia produtiva. "O Sebrae aposta em quem busca oportunidades e queremos parabenizar a Associação dos Profissionais de Beleza e Estética de Pedreiras e Trizidela do Vale por sua organização, pelo empenho, pela dedicação em buscar benefícios para a categoria e ainda pelo esforço constante para o crescimento da entidade”, observou Graça, que foi homenageada pela associação ao receber uma placa comemorativa pelo relevantes serviços prestados, através do Sebrae, ao segmento da Beleza e Bem Estar da região.

Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Policia investiga 52 prefeitos e ex prefeitos por agiotagem no Maranhão; veja a lista


 
Novos investigados apos apreenção de documentos e cheques
Outros 11 gestores passaram a ser investigados após desdobramentos das operações “Imperador”, “Morta Viva” e “Marajá” 

Subiu oficialmente para 52 gestores - entre prefeitos e ex-prefeitos - o número de investigados pela polícia por participação direta no esquema de agiotagem e desvio de recursos públicos da merenda escolar, medicamentos, e do aluguel de máquinas e carros no Maranhão. 

O aumento no número de investigados se deu após desdobramentos das operações “Imperador”, “Morta Viva” e “Marajá”, que descobriu o envolvimento de mais três prefeitos com a máfia dos agiotas Gláucio Alencar; Eduardo Costa Barros, o Eduardo DP; e Josival Cavalcante da Silva, mais conhecido como “Pacovan”. Até o balanço da Operação Detonando, que originou as três últimas, apenas 41 prefeitos e ex-prefeitos eram suspeitos de participar da quadrilha que pode ter desviado mais de R$ 100 milhões dos cofres municipais.
Documentos e cheques apreendido na operação.

  
Os novos suspeitos de locupletar dinheiro público para pagar empréstimos a juros contraídos em campanha, segundo investigações da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), são os prefeitos e ex-prefeitos de: São Mateus, Miltinho Aragão; Bacuri, Richard Nixon; Riachão, Crisogono Vieira; Pedro do Rosário, Irlan Serra; Marajá do Sena, Perachi Roberto Farias; Matinha, Beto Pixuta; Governador Nunes Freire, Indalécio Fonseca; São Bento, Carrinho; Coroatá, Luis da Amovelar; Olinda Nova do Maranhão, Conceição Campos; e de Codó, Zito Rolim. 
Ambos tiveram encontrados cheques em posse do trio de agiotas ou celebraram contratos milionários com duas construtoras e uma distribuidora de medicamentos registradas em nome de laranjas. Eles devem ser chamados para depor nos próximos dias ou terem o pedido de prisão temporária decreta em seu desfavor. 

Confirmação de lista 
Apesar do surgimento de novos nomes, a prisão da ex-prefeita de Dom Pedro, Arlete Pontes; e do prefeito de Marajá do Sena, Edivan Costa (PMN) - além do pedido de prisão do ex-prefeito de Zé Doca, Natim -, confirma a veracidade da lista vazada da Seic e da Gaeco. 
Segundo a lista, que continha apenas 41 nomes, os gestores investigados na máfia da agiotagem e desvio de recursos comandaram os municípios arrolados durante o período de 2009 a 2012, ou estão no poder atualmente. 

Abaixo, a nova lista de 52 prefeitos e ex-prefeitos suspeitos de escamoteamento de dinheiro pública por meio da Máfia da Agiotagem,: 

1 – Sebastião Lopes Monteiro (Apicum­-Açu)  2­ – Leão Santos Neto (Arari)  3 – Richard Nixon Monteiro dos Santos (Bacuri)  4 – Raimundo Nonato Lisboa (Bacabal)  5 – José Farias de Castro­ (Brejo)  6 ­– Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió)  7 – José Haroldo Fonseca Carvalho­ (Cândido Mendes)  8 – José Martinho dos Santos Barros­ (Cantanhede)  9 – Humberto Ivar Araújo Coutinho­ (Caxias)  10 – José Rolim Filho ­(Codó)  11 – Soliney de Sousa e Silva ­(Coelho Neto)  12 Luís Mendes Ferreira ­(Coroatá)  13 – José ­Francisco Pestana (Cururupu)  14 – Maria Arlene Barros Costa­ (Dom Pedro)  15 – Indalecio Wanderley Vieira Fonseca (Governador Nunes Freire)  16 – ­Raimundo Almeida (Lago Verde)  17 – Jorge Eduardo Gonçalves de Melo­ (Lagoa Grande)  18 ­–João Cândido Carvalho Neto (Magalhães de Almeida)  19 ­– Manoel Edvan Oliveira da Costa (Marajá do Sena)  20 ­– Perachi Roberto Farias (Marajá do Sena)  21 ­– Marcos Robert Silva Costa (Matinha)  22 ­– Joacy de Andrade Barros (Mirador)  23 – José Lourenço Bonfim Júnior­ (Miranda do Norte)  24 –­ Ivaldo Almeida Ferreira (Mirinzal)  25 – Iara Quaresma do Vale Rodrigues (Nina Rodrigues)  26 –­ Conceicao de Maria Cutrim Campos (Olinda Nova do Maranhão)  27 –­ Glorismar Rosa Venancio (Paço do Lumiar)  28 – Enoque Ferreira Mota Neto (Pastos Bons)  29 – Tancledo Lima Araújo (Paulo Ramos)  30 –­ José Irlan Souza Serra (Pedro do Rosário)  31 –­ Maria José Gama Alhadef (Penalva)  32 –­ Henrique Caldeira Salgado (Pindaré Mirim)  33 ­– José Arlindo Silva Sousa (Pinheiro)  34 – Crisogono Rodrigues Vieira (Riachão)  35 – Marconi Bimba Carvalho de Aquino (Rosário)  36 ­– Márcio Leandro Antezana Rodrigues (Santa Luzia)  37 – José Nilton Marreiros Ferraz (Santa Luzia do Paruá)  38 – Carlos Alberto Lopes Pereira (São Bento)  39 – Sebastião Fernandes Barros (São Domingos do Azeitão)  40 – Kleber Alves de Andrade (São Domingos do Maranhão)  41 – Alexandre Araújo dos Santos­ (São Francisco do Brejão)  42 – Luiza Moura ­da Silva Rocha (São João do Sóter)  43 – João Castelo Ribeiro Gonçalves (São Luís)  44 – Hamilton Nogueira Aragão (São Mateus)  45 –­ Leocádio Olímpio Rodrigues (Serrano do Maranhão)  46 –­ Juvenal Leita de Oliveira (Sucupira do Riachão)  47 ­– Maria do Socorro Almeida Waquim (Timon)  48 –­ Domingos Sávio Fonseca Silva (Turilândia)  49 – Raimundo Nonato Abraão Baquil­ (Tutoia)  50 – Abnadab Silveira Léda­ (Urbano Santos)  51 –­ Miguel Rodrigues Fernandes (Vargem Grande)  52 –­ Raimundo Nonato Sampaio (Zé Doca)