segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sebrae participa de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim


O superintendente João Martins acompanhou a primeira sessão ordinária do comitê. Sebrae vai orientar a elaboração de projetos para operacionalização dos trabalhos 

Diversos representantes de instituições, de municípios, do Estado e da sociedade civil organizada participaram da primeira reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, realizada nos dias 23 e 24 de Abril em Pedreiras, que discutiu a criação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – de responsabilidade do Governo do Estado – para preservar e fiscalizar as nascentes e a exploração das empresas que utilizam os rios maranhenses como fonte de energia. 

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, esteve presente à reunião, juntamente com o senador Roberto Rocha; o deputado estadual Fábio Macedo; o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Coelho; os prefeitos Francisco Antônio Fernandes (Pedreiras); Augusto Júnior (Poção de Pedras); Fred Maia (Trizidela do Vale);. Jailson Fausto (Lima Campos), além de vereadores e secretários municipais de diversas cidades do Médio Mearim.

Durante a reunião, o presidente do comitê, José Ivo Gonçalves, apresentou o histórico e as dificuldades enfrentados pelo grupo. “Ainda não conseguimos localizar o decreto estadual de criação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para podermos efetuar algumas análises e fazer proposições antes de sua aprovação”, informou Gonçalves.


O superintendente do Sebrae destacou a importância de criar mecanismos que garantam os cuidados com os recursos hídricos, preservando-os para as gerações futuras. “Se não os fizermos agora, daqui a dez ou quinze anos os nossos descendentes e as futuras gerações viverão uma situação complicada. Acredito que o momento de agir é este e o Sebrae está aqui para dar o suporte
necessário para a elaboração do planejamento estratégico do Comitê, onde serão definidas as responsabilidades, os prazos de cumprimento das ações, em quais localidades e a tática de ações”, esclareceu João Martins.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, uma das maiores dificuldade do Estado é o repasse de recursos aos 83 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Mearim, visto que a maioria não possui projetos para captação de recursos bem elaborados. “Com a falta de documentos apresentando as necessidades destes municípios, o Estado fica sem possibilidade de agir e sem condições de usar o fundo a fundo. Foram essas as razões para, no ano passado, não ter sido realizado repasse de parte dos R$ 100 milhões disponíveis para esse fim”, assinalou Coelho.

Situação atual - O Comitê avalia que, hoje, a maior parte do rio Mearim não é navegável e sua principal dificuldade está na preservação das nascentes dos afluentes que compõe o rio. O assoreamento observado em vários pontos de seu leito, ocasionando o estreitamento das margens – devido a não preservação das matas ciliares – também tem se mostrado um grave problema.

A partir da primeira e da segunda reuniões, realizadas nos dias 23 e 24, o comitê vai elaborar um documento apresentando um diagnóstico da situação atual, com a finalidade de orientar a criação de projetos por parte dos gestores dos municípios que compõem a bacia. 

Stuart Jr
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071 watsApp.
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501



Stuart Jr Unidade de Marketing e Comunicação Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma Contatos: (99) 98415 3071 watsApp. Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501clique aqui
Stuart Jr Unidade de Marketing e Comunicação Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma Contatos: (99) 98415 3071 watsApp. Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501clique aqui
Stuart Jr Unidade de Marketing e Comunicação Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma Contatos: (99) 98415 3071 watsApp. Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501clique aqui

domingo, 19 de abril de 2015

Policia Prende Acusado de Latrocínio e diversos crimes na região

Na Macedo ( Preso em Lago da Pedra)
 A polícia civil comandada pelo Delegado Carlos Alessandro de Assis e o delegado Valdenor Viegas que fazem parte da superintendencia Estadual de investigação criminal (Seic) e polciais civis da regional de Bacabal, prendeu na tarde desta sexta-feira (17/04), por volta das 13h no bairro Marta Morais na cidade de Lago da Pedra, Josemário Nobre de Macedo, mais conhecido como Ná Macedo, acusado de vários crimes, além de formação de quadrilha. A ação policial foi coordenada pelo delegado Carlos Alessandro que de posse de mandato de prisão efetuou a prisão.
Ná Macedo é irmão do empresário Dedé Macedo, que é dono de fazendas e empresas de hotelaria em Teresina (PI), o Jornal Regional MA investigou e encontrou os seguintes casos em que Ná Macedo responde as Acusações e processos:
São Mateus - Receptação 583-92.2007.8.10.0128 

São Mateus - Roubo Majorado 155.08.2010.8.10.0128


Cantanhede -
Roubo Majorado e Formação de Quadrilha 521.60.2011.8.10.0080

São Mateus -
Exe. de Pena 2178-53.2012.8.10.0128 -

São Mateus -
Latrocínio 864.38.2013.8.10.0128 - caso Valmir Filho.

Ná Macedo vinha sendo procurado desde 2013, após a morte do empresário de São Mateus Valmir Filho, que segundo informações teria ele sido o autor intelectual. Os P2 (policiais da área de inteligência da PM) e os policiais Civis localizaram em um esconderijo na cidade de Lima campos dois indivíduos suspeitos, os mesmos foram presos e encaminhados para a capital e durante o interrogatório confessaram o latrocínio ocorrido em São Mateus.

Bonifácio ( Foragido/Procurado)
Os presos em são Luis foram Carlos Henrique da cidade de presidente Dutra e Francisco Oliveira (Daniel) também de lá, com os mesmos foram apreendido um revolver cal. 38, através da investigação a policia chegou ao nome dos “mentores” do crime que foram identificados como Josimário Nobre de Macedo conhecido como Ná Macedo ( que estava Foragido) e seu filho Anderson Flavio ( Filho de Ná) Preso na rua Benú lago na cidade de São Mateus.

Josemário Macedo seria também integrante de uma quadrilha que assaltava bancas, agências dos Correios, veículos de cargas, é tido no meio policial como de alta periculosidade. Ele foi transferido para São Luís na noite desta sexta-feira e encaminhado ao Presídio de Pedrinhas, onde esta a disposição da justiça.

Kallita (Foragida/Procurada.)
A policia ainda está a procura de uma Loira identificada por Kallita  da cidade de Terezina-PI e um homem conhecido por Bonifácio ambos que ainda estão foragidos.Quem tiver qualquer informação que possa ajudar na captura é só ligar 190 ou (99) 3639-1777 ( Delegacia de Policia de São Mateus.) 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

SEBRAE apresenta Agenda de eventos da Semana do Micro Empreendedor Individual 2015

Inicia na próxima semana a Semana do Empreendedor Individual na UR do Sebrae de Bacabal, Pedreiras e Lago da Pedra.....Abaixo a agenda de Oficinas e cursos GRÁTIS.