segunda-feira, 30 de março de 2015

Sebrae oficializa projetos para desenvolvimento econômico do Médio Mearim


Cadeia produtiva do leite e varejo de alimentos terão ações específicas para avanço do mercado regional 

Empresários e empreendedores dos segmentos rural e do varejo de alimentos de diversos municípios da região do Médio Mearim, a equipe técnica do Sebrae em Bacabal e representantes de instituições parceiras estiveram reunidos no dia 20 (sexta-feira), em Bacabal, para a oficialização de dois projetos que serão desenvolvidos na região. A chamada contratualização dos projetos é feita através da assinatura pública do Sebrae e dos parceiros que executarão as atividades previstas.

O projeto voltado para o varejo de alimentos, que será desenvolvido junto a empreendedores e empresários de minimercados, mercearias e supermercados terá ações nas cidades de Bacabal, São Mateus do Maranhão, Pedreiras, Trizidela do Vale, Vitorino Freire e Lago da Pedra, com o objetivo maior de fortalecer a competitividade dos minimercados locais, com ênfase no desenvolvimento do mercado regional, melhoria da gestão e logística e inovação nos negócios participantes. A Distribuidora Medeiros funcionará como empresa âncora das ações, numa parceria institucional e comercial com os empreendedores do segmento. 

Já o projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite e derivados terá atuação em treze municípios da região: Bacabal, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão, São Luís Gonzaga, São Mateus do Maranhão, Vitorino Freire, Lago da Pedra, Paulo Ramos, Pedreiras, Trizidela do Vale, Poção de Pedras, Codó e Coroatá, com vistas a desenvolver e fortalecer o mercado regional, capacitando os empreendimentos participantes em gestão e inovação.

A gerente do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes, destacou a importância do público presente para o fortalecimento do projeto e, consequentemente, do
mercado regional. “Hoje é um dia muito importante para todos os parceiros destas atividades, pois se trata de projetos vitais para o desenvolvimento da nossa região e, somente assim, poderemos colocar em pratica suas estratégias e ações previstas", ponderou Graça. 

Além de representantes do Sebrae, assinaram o termo de cooperação dos projetos os representantes legais do Banco do Brasil; do Banco da Amazônia; do Banco do Nordeste; do Governo do Estado do Maranhão; das prefeituras dos municípios envolvidos; da Embrapa; da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA); do Senar; da UEMA; do SENAI; da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP-MA); do Sindicato dos Produtores de Leite; da Câmara Setorial do Leite e da Distribuidora Medeiros.

Após a oficialização dos projetos, as ações e estratégias já poderão ter início, com vistas a promover o crescimento e o desenvolvimento econômico do médio mearim.


Stuart Jr
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071 watsApp.
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

quinta-feira, 26 de março de 2015

Rigo Teles anuncia que Hospital Regional de Bacabal será concluído

 
Deputado Rigo Teles e Comitiva do Prefeito Zé Alberto
O deputado Rigo Teles (PV) informou, na segunda-feira (23), que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES),  concluirá, até no final de 2015, as obras de ampliação do Hospital Regional Laura Vasconcelos, projetado para atender milhares de pessoas de Bacabal e demais municípios do Mearim.    
  
O Hospital Regional Laura Vasconcelos conta com 45 leitos. Com a ampliação ganhará mais cinco, conforme determinou o secretário Marcos Pacheco, que na ocasião mobilizou a construtora para acelerar as obras, porque a SES quer entregar o hospital ampliado para a população até no final do ano.  
  
A informação foi prestada depois que o deputado Rigo Teles participou  na quinta-feira (19), de uma maratona de visitas as obras públicas em andamento na cidade de Bacabal, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, do prefeito Zé Alberto e do deputado federal Alberto Filho. 
  
Também acompanhava o deputado Rigo Teles nas visitas o presidente da Câmara Municipal de Bacabal, vereador Manoel da Concórdia, os vereadores Reginaldo do Posto, Erivelton, professor Maninho, Edivan Brandão, Florêncio Neto, a secretaria de saúde, Márcia Batista, secretários municipais e outras autoridades.    
  
MATADOURO E HEMOMAR 
  
Na oportunidade, Rigo Teles informou que o secretário Marcos Pacheco prometeu mobilizar a Sema, Aged e Vigilância Sanitária, para liberar as licenças de funcionamento do Matadouro municipal, que apesar de ter sido construído há um ano pela Prefeitura, ainda está fechado por falta de documentação.      
  
O parlamentar informou ainda que o secretário Marcos Pacheco determinou providências para reativar o posto da Hemomar de Bacabal, em curto espaço de tempo. Há cinco anos o posto opera com apenas 5% de sua capacidade, prejudicando milhares de pessoas que precisam da Hemomar na Região do Mearim.   
  
Durante a visita, o secretário Marcos Pacheco destacou que as medidas para resolver os problemas de Bacabal, pedidas por Rigo Teles, foram autorizadas por determinação do governador Flávio Dino, que vai promover a parceria com o governo Federal e com os municípios para atender os pleitos da população do Maranhão. 
  
O prefeito Zé Alberto e o deputado federal Alberto Filho agradeceram a iniciativa de Rigo Teles de lutar pela solução dos problemas de Bacabal, e agradeceram a presença de Marcos Pacheco, que em apenas três meses no comando da SES, já foi visitar Bacabal e determinar medidas para beneficiar o povo.

(Fonte: Ascom Dep. Rigo Teles.)

quarta-feira, 25 de março de 2015

Unidade do Sebrae em Bacabal recebe programa de qualidade de vida


Programa busca integrar e promover a melhoria da vida laboral dos colaboradores da instituição

Uma equipe do programa de Qualidade de Vida do Sebrae no Maranhão esteve visitando a unidade regional do Sebrae em Bacabal, como parte de um calendário de integração entre as diversas regionais do Sebrae no Estado. A visita a Bacabal aconteceu nos dias 17 e 18. 

O objetivo do programa é incentivar os colaboradores do Sebrae a manter boas práticas de uma vida saudável durante a jornada de trabalho, estimulando os profissionais a adotar hábitos mais saudáveis e a manter a prevenção a problemas de saúde. 

Durante a visita, a gestora do programa, Andrea Belfort, esteve em Pinheiro acompanhada da fisioterapeuta Fabiana Chidiack que, apresentaram alguns avanços do programa – implementado nas unidades regionais desde novembro de 2014. 

O programa de Qualidade de Vida do Sebrae destinou às unidades regionais atividades como ginástica laboral, massagem, ginástica localizada, dança rítmica, noções de ergonomia, atendimento em psicologia e nutrição.
Após a palestra sobre a importância da postura de como sentar durante o trabalho, Fabiana comandou a prática da ginástica laboral e efetuou o atendimento em massoterapia com os colaboradores em Bacabal.

O gestor de projetos do Sebrae, Paulo Tribuzi, de 64 anos a atividade foi fantástica, especialmente pelo fato de que o atendimento foi adaptado às suas condições físicas. “Me chamou atenção essa preocupação com as minhas limitações, passando exercícios específicos e personalizados, respeitando minhas limitações em decorrência de problemas no joelho e no ombro, sem falar da forma carinhosa com que nos tratou”, ressaltou.

A gerente da unidade do Sebrae em Bacabal, Graças Fernandes, destacou a iniciativa do Sebrae em integrar os colaboradores da instituição. “Preocupar-se com o bem estar dos colaboradores em atividades nas unidades regionais é uma iniciativa louvável e o programa de Qualidade de Vida é prova disso, pois previne lesões, aumenta o ânimo e a disposição para o trabalho, entre outros benefícios", concluiu a gerente.

Stuart Jr
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071 watsApp.
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

segunda-feira, 23 de março de 2015

Sebrae contratualiza projeto para segmento de Beleza & Bem Estar no Médio Mearim


Atividades do projeto vão fortalecer o mercado e desenvolver empreendedores do segmento


O Sebrae e diversos parceiros assinaram, nesta terça-feira (17), o termo de acordo para oficialização do projeto que vai fortalecer o segmento de Beleza & Bem Estar em diversos municípios da região do Médio Mearim – as cidades beneficiadas são Bacabal, São Mateus do Maranhão, Lago da Pedra, Trizidela do Vale, Pedreiras e Alto Alegre do Maranhão. 

A solenidade de assinatura aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras (ACIAP), contando com representantes de entidades empresariais, empreendedores e parceiros do Sebrae. O analista do Sebrae responsável pelo projeto, Anderson Lee, fez a apresentação das atividades a serem implementadas junto a empreendedores e empresas do segmento e destacou a necessidade de consolidação das parcerias.
“A participação efetiva dos parceiros institucionais do projeto que o Sebrae propõe para a região e ainda o engajamento dos empreendedores do segmento contribuirão significativamente para o sucesso das ações previstas”, enfatizou Lee. 

A gerente da regional do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes, agradeceu a confiança dos parceiros e participantes do projeto. "É muito bom estar com todos os presentes, principalmente para a realização dessa etapa do projeto que visa formalizar o compromisso público entre o Sebrae, as entidades de classe e as instituições parceiras. Com este projeto e esta confiança todos ganham nosso projeto: os profissionais, os municípios, os fornecedores, os cliente e a economia regional”, lembrou Graça.

O presidente da Associação dos Profissionais de Beleza de Pedreiras, Jucélio Cruz, esteve presente à solenidade de contratualização do projeto e chamou
atenção para a importância da parceria proposta pelo Sebrae para o fortalecimento do mercado da Beleza & Bem Estar da região. “O Sebrae foi fundamental para organização dos empresários do segmento, pois nos deu todo o suporte para estarmos aqui hoje, realizando nosso sonho de ter espaço e conhecimento para crescer e vencer no nosso mercado." 

Stuart Jr
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071 watsApp.
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

Stuart Jr Unidade de Marketing e Comunicação Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma Contatos: (99) 98415 3071 WatsApp. Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501
Stuart Jr Unidade de Marketing e Comunicação Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma Contatos: (99) 98415 3071 WatsApp. Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

Stuart Jr Unidade de Marketing e Comunicação Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma Contatos: (99) 98415 3071 WatsApp. Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

sexta-feira, 20 de março de 2015

Sebrae oferece curso de Associativismo para costureiras de Lago da Pedra


Senai e Prefeitura Municipal são parceiros da ação do Sebrae

Teve início nesta segunda-feira, (16/03), o curso de Redes Associativas voltado para empreendedoras que atuam em corte e costura na cidade de Lago da Pedra, numa iniciativa do Sebrae no Maranhão, em parceria com o Senai e a Prefeitura Municipal.

O curso deve capacitar mais de 130 costureiras do município, divididas em três turmas oferecidas nos três turnos do dia, integrando a ação de desenvolvimento do polo têxtil de Lago da Pedra, considerado estratégico para a região do Médio Mearim.

A coordenadora das atividades, a analista do Sebrae Rafaella Silva, participou da abertura oficial das aulas, que serão encerradas nesta sexta, 20. Além desta capacitação, o Sebrae já programou o curso “Gestão  e Empreendedorismo” para a classe empresarial de Lago da Pedra.

A costureira Raimunda Sousa, que participa da ação, declarou-se feliz e entusiasmada com a vivência que o curso está proporcionando. "A partir deste curso, poderemos nos organizar e nos tornar mais competitivas, além podermos mostrar nossos produtos e serviços para toda a região”, afirmou Raimunda, lembrando que até o acesso ao crédito poderá ser facilitado.

Stuart Jr
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

quarta-feira, 18 de março de 2015

Sebrae reúne proprietários de mini mercados do Médio Mearim





Reuniões em Bacabal e em São Mateus apresentaram diagnóstico do mercado na região, além de propostas para melhorar cenário do seguimento.
Empreendedores e empresários do segmento de mini-mercados, mercearias e supermercadinhos das cidades de Bacabal e Mateus estiveram reunidos nos dias 05 e 07 de março para conhecer um diagnóstico detalhado do cenário de negócios do segmento, bem como conhecer as propostas que o Sebrae leva à região do Médio Mearim para o desenvolvimento dos mercados e supermercadinhos, através de um projeto específico.
Durante as reuniões, o consultor do Sebrae Dênio Carneiro falou sobre desafios e soluções para que os empreendimentos do segmento possa crescer e permanecer no mercado – que se revela cada vez mais competitivo. Apesar das fortes chuvas na região, a participação de empresários locais foi marcante.
De acordo com o analista do Sebrae responsável pelo projeto, Cícero Almeida, a grande participação de empreendedores é uma das garantias para o sucesso das atividades do projeto. “A parceria do poder público dos municípios envolvidos, tanto em Bacabal quanto em São Mateus, foi muito importante para esta grande mobilização e a participação ativa dos empresários presentes nos dá fôlego para acreditar que teremos um projeto de sucesso no Médio Mearim”, avalia Almeida. 
Stuart Jr
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma
Contatos: (99) 98415 3071 WatsApp.
Sebrae – Bacabal -MA (98) 3621 5501

 

sexta-feira, 13 de março de 2015

CNH de graça Aprovada para Jovens Maranhenses: Lei Aprovada



O projeto de Lei do Programa CNH Jovem foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Maranhão na sessão desta segunda-feira (9/3). Agora, jovens que se enquadram nos critérios poderão usufruir do benefícios de Lei que foi encaminhada aos parlamentares pelo governador Flávio Dino no dia 11 de fevereiro. 

Para ter acesso à gratuidade, os jovens precisam ter idade entre 18 e 21 anos e ter cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública. Atendendo aos critérios legais, os jovens concorrerão a isenção nos custos de cursos teóricos e práticos e nas taxas de emissão de Permissão para Dirigir (PD) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Com a possibilidade de emitir a carteira de motoristas sem custos, o jovem adquire mais uma qualificação para competição no mercado de trabalho. Pelo programa, 50% das vagas serão destinadas aos inscritos com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano anterior e as outras 50% serão distribuídas por sorteio. 

O custeio da emissão de PD e CNH no Maranhão, atualmente, varia entre R$ 1.200 e R$ 1.600. Com a eliminação destes custos, além de facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, o programa terá papel importante na garantia da segurança do trânsito. 
 Inicialmente, o Programa CNH Jovem abrangerá os 54 municípios maranhenses que estão incluídos no Sistema Nacional de Trânsito e é válido para emissões de PD e CNH nas categorias A, B e AB.

Sebrae propõe projeto para desenvolvimento de mini mercados em Bacabal

Equipes do Sebrae em Bacabal e da Distribuidora Medeiros durante reunião.

Parceria com uma distribuidora atacadista busca fortalecer o segmento na região do Médio Mearim

A equipe técnica da unidade regional do Sebrae em Bacabal esteve reunida, no último mês, com representantes da Distribuidora Atacadista Medeiros – sediada em Bacabal – para apresentar e discutir o projeto de desenvolvimento de mini mercados na região do Médio Mearim – a ser desenvolvido pela instituição. O projeto está passando pela etapa de estruturação e tem buscado parceiros para a implantação das atividades.

 A comitiva, formada pela gerente da regional do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes; os analistas do Sebrae Fernando Aurélio e Cícero Almeida; e o consultor do Sebrae Dênio Carneiro; foi recepcionada pela proprietária e administradora da distribuidora, Elidijani Medeiros. Representantes da unidade regional do Sebrae em Presidente Dutra também acompanharam as atividades – que também serão implementadas na região central do Estado.

Durante a reunião, Denis Carneiro esclareceu que o projeto busca fortalecer a competitividade dos mini mercados locais, com ênfase no desenvolvimento, melhoria da gestão, logística e inovação. À distribuidora Medeiros, caberia o papel de empresa âncora do projeto, numa parceria institucional e comercial com os empreendedores do segmento na região.

De acordo com a sra. Graça Fernandes, o projeto trará benefícios a todos os envolvidos no processo. “O aumento de rentabilidade para a distribuidora e para o mini mercados locais será significativo”, ponderou a gerente do Sebrae em Bacabal.

Os analistas do Sebrae responsáveis pelo projeto informa que a adesão da Distribuidora Medeiros às atividades é muito relevante para o sucesso do trabalho a ser desenvolvido. “É uma empresa referência no segmento, presente em mais de 75% dos municípios do Maranhão e também em outros estados do nordeste”, ressaltou Cícero Almeida.


 
Stuart Jr
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal - Ma - Contatos: (99) 98415 3071
Sebrae – Bacabal -MA
Fone:(99) 3621 -5501

Miss DF vira Juiza Federal aos 28 anos

Miss. Alessandra Baldini, 28 anos agora é juiza Federal

A Dra. Alessandra Baldini, brasiliense, 28 anos, assumiu o cargo de juíza federal em janeiro deste ano. Além do concurso para o TRF, a miss DF de 2011 foi aprovada em outros cinco nos últimos três anos. Alessandra é pós-graduada pelo Ministério Público, advogada e trabalhou como especialista em regulação da Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac) e analista do Supremo Tribunal Federal. Foi aprovada como analista do Superior Tribunal de Justiça, defensora pública e procuradora do Banco Central.


A experiência jurídica que ela tem e o sucesso em concursos públicos nos induz a pensar que Alessandra teve uma vida dedicada ao Direito, com atenção total à disciplina. Mas na verdade estamos falando de uma jovem mulher que, por um ano e meio, seguiu carreira internacional de modelo e sagrou-se miss DF em 2011. Na disputa nacional de misses chegou até à semifinal. Alessandra uniu beleza à inteligência, além de foco e dedicação, conseguindo alcançar sucesso em diferentes esferas profissionais.


Conciliar as atividades de modelo internacional com os estudos acadêmicos não foi fácil. Alessandra teve que ter muita competência para combinar as distintas atividades. A recém-magistrada também lidou com muito preconceito.

"Na época da faculdade houve preconceito. A maioria das pessoas não acreditava que eu pudesse ser uma boa aluna, já que era modelo. Ainda há preconceito de que modelo não é inteligente, mas eu sempre fui boa aluna. As pessoas ficam surpresas ao saber que uma modelo-miss passou em vários concursos e hoje é juíza federal. Na verdade isso deixa a vitória ainda mais gratificante. A quebra de paradigma funcionou como um plus na vitória. [...]"É uma quebra de paradigma. É a transição de dois mundos completamente diferentes. Em 2012 eu ainda estava cumprindo as tarefas de miss e, em menos de três anos, estou no curso de formação de juiz federal. Embora o perfil das misses tenha se alterado, contando com meninas universitárias, ainda há o preconceito de que a miss apenas lê 'O Pequeno Príncipe'. [...] Tomar posse como juíza federal substituta do TRF é um símbolo de vitória".
"É um sonho realizado. Não preciso fazer mais concurso nenhum, pois esse era exatamente o que eu queria: chegar ao TRF e ser magistrada federal. Agora é iniciar a carreira com dedicação total. O ingresso na magistratura federal implica a responsabilidade de concretizar o princípio fundamental do acesso amplo à Justiça. Há a possibilidade de ser lotada em locais mais distantes. Se isso ocorrer, será uma honra poder fazer parte desse processo de interiorização da Justiça Federal, bem como me dará a oportunidade de conhecer a realidade e a diversidade existentes em um país tão extenso e culturalmente rico como o Brasil. Essa nova fase demandará não apenas o conhecimento jurídico adquirido ao longo dos anos, mas também maturidade e sensibilidade para lidar com conflitos concretos".

(Fonte e foto:jusbrasil.com.br/noticias)

Deputado Federal Recupera Mandato no Maranhão.

Alberto Filho recebe Diploma de Deputado Federal Reeleito.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão diplomou  nessa quarta feira (11/03) o deputado federal Alberto Filho (PMDB). Depois de ser impedido pelo próprio TRE, o representante da região de Bacabal teve reconhecido a legitimidade de seu mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral

O diploma foi entregue pelo desembargador e presidente do TRE, Guerreiro Júnior. Na solenidade também esteve presente os desembargadores Lourival Serejo e Clodomir Reis.

A justiça eleitoral maranhense havia decidido pela validade dos votos ao candidato Deoclides Macedo (PDT), alterando a composição da bancada federal. Julião Amin foi considerado eleito deputado, mas com a retirada dos votos pelo TSE dados a Deoclides, Alberto Filho retorna à Câmara.

Julio havia se licenciado da Câmara para assumir o cargo de secretário do Trabalho do governo Flávio Dino. Com esta licença, Deoclides assumiu a função por um mês.

Alberto deverá assumir o cargo em Brasília nesta semana, assim que apresentar o diploma que recebeu  do TRE.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Presa quadrilha que desviava 'Seguro Defeso' no Maranhão.



Ao todo, seis pessoas foram presas na operação 'Peixe Grande'.
Quadrilha já teria desviado cerca de R$ 5 milhões.

A Polícia Civil do Maranhão desarticulou nessa quarta-feira (4), no município de Viana, uma quadrilha suspeita de desviar recursos do Seguro Defeso. A ação foi resultado da 'Operação Peixe Grande'. De acordo com a polícia, a quadrilha estava instalada no Sindicato de Pescadores de Viana e, só no ano passado, teriam desviado R$ 5 milhões.

O benefício deveria ser pago a pescadores do município durante o período da Piracema em que a atividade da pesca é proibida em todo o país. Somente em Viana, o sindicato tem mais de 9 mil associados e 80% desses pescadores foram vítimas da quadrilha.

De acordo com o delegado Ney Anderson, titular da Delegacia de Viana, a quadrilha ameaçava os pescadores, que eram obrigados a dividir o benefício. " O Seguro Defeso é pago em quatro parcelas de um salário mínimo. Essa quadrilha ameaçava alguns pescadores de terem o benefício cancelado caso não pagassem metade da parcela a eles. Eles também retiam a carteira da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca dos pescadores, impendido que eles tivessem acesso ao dinheiro. Existem também casos em que a pessoa nunca pescou, mas eles facilitavam a entrada no sindicato para dividir a parcela", explica.

Foram presos o ex-presidente do Sindicato dos Pescadores, Antônio Coelho Azevedo, conhecido como Antônio de Inês, a presidente atual do sindicato, Adriana Pinheiro Azevedo, e os dirigentes Márcio Júnior Amorim e Luis Alberto Mendes Aires. Outras duas pessoas que faziam parte do sindicato também foram presas, mas seus nomes não foram divulgados. A polícia apreendeu computadores, documentos, celulares, vários veículos, duas armas de fogo municiadas e mais de R$ 15 mil em espécie.

Todos os detidos e o material apreendido foram levados para a Delegacia Regional de Viana. "Vamos tentar definir qual era a função de cada um e investigar se existem mais pessoas envolvidas", ressalta o delegado Ney Anderson.