quinta-feira, 27 de março de 2014

Gata da CAPA Jornal Regional MA - Março 2014.

Acadêmica do curso de direito, Bruna Laisses Bezerra de Sousa 25 anos .. cidade Barra do Corda - MA, trabalha na assembleia legislativa do Maranhão! " Adoro dançar e pratica atividade física como musculação , fui miss simpatia 2013 e com muito amor agradeço a todos vocês pelos votos e carinho, que Deus possam abençoar a todos nós e a nossa família".

Seje você também uma Gata da Capa do Jornal Regional MA, veja como é fácil: envie 05 fotos de sua preferência, de até meio corpo ou corpo inteiro para o e-mail: jornalregionalma@gmail.com ou stuartjr@hotmail.com e torcer pra ficar entre as seis candidatas que vão pra disputa mensal, a votação é aberta e democrática e feita de forma totalmente transparente....participe envie hoje mesmo suas fotos e boa sorte, e venha mostrar sua beleza para todo o Maranhão e Brasil.




segunda-feira, 24 de março de 2014

Luis Fernando autoriza início das obras de pavimentação de 7 km em Paço do Lumiar





O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, deu continuidade às ações de pavimentação de vias urbanas na Região Metropolitana de São Luís. Desta vez, ele autorizou o início das obras nos bairros Carlos Augusto e Lima Verde, em Paço do Lumiar, nesta terça-feira (18). Ao todo, serão 7 km de asfalto com investimentos da ordem de R$ 2.141.585,12. Na segunda (17), Luis Fernando esteve na Raposa e São José de Ribamar também iniciando obras.
 O Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, incluído no Programa Viva Maranhão, possui obras de infraestrutura contemplando os 217 municípios maranhenses, totalizando 1.100 km de novas ruas e avenidas. O secretário Luis Fernando lembrou que a pavimentação é de competência dos municípios, mas o Governo do Estado tem atuado para fazer o benefício chegar à população de todas as cidades.

 "Em Paço do Lumiar começamos mais 7 km de pavimentação asfáltica, uma obra que melhora a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a governadora Roseana celebrou convênios com o prefeito, para que outras obras sejam feitas por meio dessa parceria. Nunca Paço do Lumiar teve tantas obras estaduais como tem agora e fico contente de ver a cidade prosperando e crescendo", contou o secretário.

Luis Fernando afirmou que o trabalho já foi iniciado, há aproximadamente dois meses, no Maiobão. "Nós estamos fazendo a restauração do Maiobão, que é um dos maiores conjuntos habitacionais do Maranhão. Estamos restaurando todas as ruas do bairro, fazendo um sistema viário novo, e onde precisar fazer drenagem profunda e restabelecer a rede de esgoto, vamos fazer", avaliou.

O prefeito Josemar Sobreiro agradeceu pela obra nos dois bairros e pela parceria com o Governo do Estado. "É uma grande alegria receber mais essa obra, que vai melhorar a vida da população dos bairros Carlos Augusto e Residencial Lima Verde", afirmou.
Para o dono de oficina de motos e morador do bairro Carlos Augusto, Francisco Sousa, a obra vai influenciar, inclusive na renda familiar. "Com o asfalto vai melhorar e facilitar a aproximação das pessoas. E eu acredito que, com o asfalto, minha renda vai aumentar".

O comerciante Josivaldo Félix Costa acredita que a pavimentação vai transformar a vida nos bairros. "Vai ser muito bom para mim e para todos os moradores do Carlos Augusto. Aqui vai melhorar 100%", avaliou. "O bairro vai ficar muito melhor com o asfalto e teremos mais qualidade de vida, coisa que a poeira e nem a lama deixam", completou o comerciante Genivaldo Costa.

Também presente o prefeito de Passagem Franca, Antônio Gordinho; o vice-prefeito de Paço do Lumiar, além de vereadores do município e de São José de Ribamar.

Plano de Educação do Maranhão é referência para outros estados


Pedro Fernandes - Secretário de Educação do Maranhão.


O Plano Estadual de Educação do Maranhão (PEE) é referência no Ministério da Educação para outros estados que estão na fase inicial de elaboração. A informação foi dada pelo secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, nesta terça-feira (18), durante entrevistas concedidas em emissoras de rádio de São Luís.

Construído em conformidade com o Plano Nacional de Educação, o PEE foi destaque no Encontro Regional de Acompanhamento da Elaboração dos Planos das Regiões Norte/Nordeste, realizado pelo Ministério da Educação, em Fortaleza, no mês passado.

O secretário acrescentou que foram realizadas 28 conferências intermunicipais de educação, com a participação de diversas instituições e segmentos sociais, tornando o documento um retrato dos anseios da sociedade maranhense no âmbito da educação. O plano foi consolidado, em articulação com o Fórum Estadual de Educação, na Conferência Maranhense de Educação.

"O Plano para a educação do Maranhão foi construído abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino e, a partir dele, fizemos nosso planejamento estratégico com quatro grandes objetivos: melhorar o nível do aprendizado (da educação infantil ao ensino superior); universalizar o ensino médio; institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios (como exige a Constituição); e combater o analfabetismo", enfatizou Pedro Fernandes.

Para alcançar essas metas, o secretário informou que a Seduc conta com parcerias do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Instituto Ayrton Senna, MP, Ufma, Ifma, Univima, Vale, Sefaz, TRT, Arcafar, Uefama, Gespública, MEB, Fecopema, Conselhos de Educação, Conselho do Fundeb, Conselho de Alimentação Escolar.

Pedro Fernandes ressaltou que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está trabalhando com foco no aluno, aproximando a secretaria da escola. "A equipe da Seduc, com o apoio do Pnud, elaborou as diretrizes curriculares, que é um documento que norteia todas as questões referentes ao ensino das nossas escolas. Um ganho para a educação do Maranhão e que está sendo implantado em toda a rede estadual", disse.

O secretário ainda falou sobre ações que estão em andamento na Seduc com o foco na qualidade do ensino. "Estamos orientando 91 municípios para elaboração de seus planos de educação e acompanhando junto com a Uema, todos os 217 quanto ao Plano de Ações Articuladas (PAR), garantindo recursos para o setor", informou.

Além disso, ele apontou medidas que foram tomadas pela Seduc com foco na gestão educacional, como o Mapeamento Eletrônico - sistema informatizado de acompanhamento e gestão de pessoal docente; o Manual de Gestão Escolar, destinado a gestores escolares com orientações para prestação de contas e administração das escolas; Mediação Tecnológica (M-Tec), que leva ensino de qualidade via tecnologia para localidades de difícil acesso do estado.

Inauguração
O secretário Pedro Fernandes também destacou as obras que serão entregues à educação do Maranhão nos próximos dias, dentre elas a reforma do Centro Ensino Edson Lobão (Cegel); o Centro de Idiomas do Maranhão, previsto para o dia 25; o Centro de Ensino da Cidade Olímpica; e o Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, a primeira escola de educação integral da rede pública estadual do Maranhão, que está com inscrições abertas até quinta-feira (20).

"Resultados a médio e longo prazo virão, porque, além de toda essa parte pedagógica e de gestão, estamos executando um grande programa de infraestrutura aprovado pela governadora: reformas e construção de escolas em todo Estado (em comunidades indígenas, quilombolas, urbanas e rurais), transporte escolar, equipamentos e mobiliário", realçou.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Secretário Luiz Fernando inicia obra de mais de 1 Milhão no Interior do Maranhão.




O secretário de Infra Estrutura do Estado do Maranhão Sr. Luis Fernando,  assinou ordem de serviço de mais de 1 milhão de reais para realização de obras na cidade de São Mateus do Maranhão.

O secretário de Infra Estrutura do Estado Luis Fernando Silva esteve neste sábado na cidade de São Mateus do Maranhão para a assinatura da ordem de serviço de pavimentação asfalticas em 03 ruas, sendo a rua 13 de maio do centro e a outra do bairro av. piqui e a terceira rua da granja. 


O secretário foi recepcionado pelo prefeito Municipal Miltinho Aragão e pelo vice-prefeito Rogério Garcia, alem de diversas autoridades entre elas os vereadores da base do prefeito, o empresário DJ ( Domingos Junior), o presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais Sr. Valentim, diretor do Salango Sr. Marcone e diversos secretários Municipais, além dos prefeitos de Codó e Capinzal do Norte.


O secretário fez um breve discurso, mas muito eficaz e onde frisou a importância do acompanhamento popular das obras e da correta aplicação dos recursos alocados para as mesmas orçados em R$1.186.581,02 (Hum Milhão cento e oitenta e seis mil quinhentos e oitenta e um reais e dois centavos.).


O prefeito Municipal Miltinho Aragão deu as boas vindas ao secretário e falou da importância da obra para a população que vive esses problemas em diversas ruas da cidade e que com ações dessa natureza o povo pode andar pelas ruas que antes estavam intrafegáveis.


O Secretário Luis Fernando fez questão de assinar a ordem de serviço juntamente com as autoridades e população presente que apesar da chuva compareceu em peso para assistir ao ato, que depois de assinado mostrou aos presentes e registrado por todos os veículos de imprensa local e regional que acompanhava o evento.

sábado, 15 de março de 2014

Concurso GATA DA CAPA - março 2014. candidatas

01- Jardiane
02- Denisse
03- Any
04- Bruna
05- Sâmilla
06- Jessica.



Vote na enquete ao lado e escolha a sua preferida...

segunda-feira, 10 de março de 2014

Secretário Luis Fernando leva pavimentação para 4 municípios da Região do Munim


Secretário Luis Fernando recebendo os Agradecimentos do Prefeito Rochinha.


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou ordens de serviço para pavimentação asfáltica nos municípios de Icatu, Axixá, Morros e Cachoeira Grande, nesta terça-feira (25). As obras fazem parte do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, incluído no Viva Maranhão, que tem promovido o desenvolvimento do estado, por meio de ações em diversos setores como o de infraestrutura. Nas quatro cidades serão pavimentados 14 quilômetros de ruas e avenidas, segundo informou Luis Fernando.

Ele lembrou que as obras do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas são realizadas diretamente pelo Governo do Estado.  "A pavimentação é uma mudança profunda nas cidades. Isso está fazendo com que muitas cidades do Maranhão, as pequenas, por exemplo, não tenham mais ruas a pavimentar. Nosso objetivo é fazer com que isso aconteça em todas as cidades do estado, isso é mais qualidade de vida, resgate da autoestima, valorização do patrimônio, melhora na educação, saúde e segurança".

Em Icatu, serão 4 km de pavimentação asfáltica e 3 km em Axixá. Já os municípios de Morros e Cachoeira Grande serão beneficiados com 4 km e 3 km, respectivamente, de pavimentação. O programa, no total, alcança 1.100 km, em todas as cidades do Maranhão e demonstra o cuidado que o Governo do Estado tem com os municípios.

Asfalto nas ruas
A primeira assinatura de Ordem de Serviço foi em Icatu. O prefeito José Ribamar Moreira falou sobre a importância da obra. "Sinto-me muito feliz por essa obra, pois, este ano, Icatu completa 400 anos. E a pavimentação é gratificante não só para o gestor, como para toda a população".
O secretário Luis Fernando anunciou, também, que já foi assinado convênio para construir a estação de abastecimento de água no município. "Dentro de pouco tempo esse problema da falta de água será coisa do passado e Icatu também não terá nenhuma rua sem asfalto, e a cidade será cada vez melhor".

Em Axixá, Luis Fernando Silva foi recebido pela prefeita Roberta Barreto. Também presentes o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, e os deputados estaduais Eduardo Braide e Roberto Costa. Para a prefeita o Maranhão está vivendo um novo momento com a urbanização dos municípios e asfaltamento das estradas. “Os moradores do interior estão sentindo a diferença”. 

Já em Morros serão 4 km de asfalto, realizados por meio do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas. Além disso, o município terá mais 5 km, por meio de convênios entre a prefeitura e o Governo do Estado, totalizando 9 km de ruas e avenidas asfaltadas.

A prefeita Silvana Alves afirmou que a população é a maior beneficiada. "Esse projeto de desenvolvimento, instalado pelo governo e com a parceria da prefeitura, que é quem escolhe as vias beneficiadas, está melhorando a qualidade de vida da população de Morros".

Cachoeira Grande foi a última cidade a ter as obras de pavimentação iniciadas, nesta terça (25). No município serão 3 km de asfalto em ruas e avenidas essenciais para o desenvolvimento do lugar, como afirmou o prefeito Francivaldo Vasconcelos. "Esta obra me deixa muito feliz, pois as ruas que serão asfaltadas são fundamentais para a população. Vamos pavimentar a rua de acesso ao jardim de infância, a outra rua é a da creche, tem a do hospital e da quadra de esporte. Escolhemos ruas importantes para melhorar a qualidade de vida da população".

Aprovação
A funcionária pública de Morros, Maria do Remédio Santos, contou que o asfalto transforma a vida das pessoas. "Essa obra é uma bênção, isso mostra que o secretário Luis Fernando se preocupa com a vida das pessoas, em garantir uma moradia digna, não é só falar é mostrar com ações o compromisso com o povo", avaliou.

"A população sonhou muito com essa obra, e é a maior beneficiada. Minha rua já foi asfaltada e tudo melhorou, inclusive, as nossas casas valorizaram", completou o pescador Juarez Pestana, morador do bairro Centro, em Axixá. Para a enfermeira Alzerina Constatino a pavimentação representa uma grande mudança de vida. “É algo maravilhoso para todos nós, para quem mora naquela rua e também para quem passa por lá".

Investimentos
No município de Icatu serão pavimentadas as ruas 5, 6 e 7; as ruas 1 e 2 do Conjunto Juncal; a rua e Travessa dos Abacateiros, as ruas da Acerola, da Caema, Campo de Aviação, Lourival Diniz, a Avenida Guaxenduba e a Travessa da Fonte Grande.

Em Axixá serão beneficiadas as Ruas Hermínio, Porto das Pedras, Aldelino Fontoura, Flores, Herculano Parga, Rua do Cemitério, do Mercado, São Paulo, Bom Milagre, da Estopa e Travessa Ruy Paz. Os investimentos são da ordem de R$ 982.859,98.

Já em Morros serão contemplados a ruas do Sol, Retiro, Liberal, São Francisco, Adalgisa Costa, Santa Luzia, Nova e Nazaré, Travessa da Alegria e o Povoado Peixinho, da entrada da UPA até a última casa da localidade. Os investimentos são de R$ 1.290.598,71.

As ruas a serem asfaltadas em Cachoeira Grande são a da Rampa do Cais 1 e 2, do Cemitério, Torre de Chumbo, Rua da Torre, Travessa Carmino de Moraes, Travessa e rua da Paz, rua da Creche, rua do Bico, rua Ana Maria, Rua do Sindicato e Getúlio Vargas. Os investimentos são de R$ 973.862,05