terça-feira, 30 de abril de 2013

Assassinos de Empresário são Preso no interior do Maranhão

empreário Valmir Filho ( Foto Album de Familia)

          Ontem por volta das 23h o empresario Valmir Filho sofreu uma tentativa de Assalto quando chegava em sua residencia, segundo informações da familia, o mesmo estava acompanhado de sua esposa a empresaria Sônia Mano ( Proprietária do restaurante Manos Self Service) no Posto São Domingos as Margens da BR 135 - centro da Cidade de São Mateus, Valmir foi alvejado por 08 disparo sendo dois a queima roupa vindo a óbito no local, segundo informações apuradas pelo Delegado Dr. Henrique e com o apoio do Superintendente de policia do Interior DR. Jair e dos Policiais Militares da cidade e região foi realizado varias diligencias para identificar e localizar os Assaltantes, contando com o apoio de denuncia Anônima a policia chegou a uma residencia localizada no Ramal do Piqui - periferia da cidade de São Mateus, onde prendeu dois suspeito sendo um deles da cidade de Camassari -BA ( Israel Saturnino Pereira Aragão de 19 anos) e outro de Minas Gerais - ( identificado apenas como João, que foi ferido e levado para um hospital da região), a policia esta a procura de mais integrantes da quadrilha que estão foragidos, segundo informações os mesmos estão em um veiculo celta preto de placa ainda não identificada, uma multidão se concentrou na porta da delegacia para ver o acussado, que você pode ver com exclusividade aqui..... Mais informações a qualquer momento no JRMA...Aguardem.
Acusado preso: Israel S. Pereira - 19 anos.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Alto Alegre do Maranhão escolhe suas Miss Estudantil 2013


No ultimo Sábado 20/04 aconteceu no Terraço Vip a seleção para a representante da Cidade de Alto Alegre do Maranhão....as Miss selecionada foram Magaly e Laiz Diniz.....o publico de mais de 700 pessoas assistiram ao desfile e curtiram um belíssimo show da Cantora Alynnie Cautim e o DJ Edy Brasil.....com a produção de Stuart Jr.....a renda total do Bar foi revertida para a APAE de Alto Alegre do Maranhão... serão mais de 50 cidades que promoveram suas seleção....aguarde a próxima pode ser na sua cidade...

 O evento contou com os seguintes Apoio Cultural:
Prefeito Maninho de Alto Alegre ;Presidente da Câmara Ver Manoel Rodrigues; Vereadora Célia, Vereadora Irlana Sheila, Vereador Gordo do Zé de Paula, Ver. Dr. Luiz; Sec. Urbanismo  Demétrio Leandro; Sec. Infra-estrutura Zeca Fiuza; Talentus Modas; Ultra gás; Acredinorte Moveis, A renovar, Alto Farma; Adriana Calçados; Alto cell celulares; Fontes Decorações; Farmácia Dourado; Rádio Nova Cidade; Revista Atrativa; Secretária estadual de Educação, Secretária Municipal de Educação; Secretaria Estadual de Turismo; Deputado Federal Alberto Filho. e agradecimentos aos Diretores e professores do colégio Ribamar Marão e colégio João Mamed Pires.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Miss Estudantil MA 2013 By Stuart Jr.


A Agência StyluS e o Jornal Regional MA lançam o Miss Estudantil MA 2013 by Stuart Jr, para escolher a mais BELA estudante do Maranhão, o evento acontece em 25 etapas regionais no estado com a participação de mais de 50 cidades ja confirmadas.... o evento inicia a partir de Abril ( etapa Regional) e a final será em Novembro na ILHA do AMOR ( São Luis)..." Atenção secretários de Educação  ou Cultura das cidade, para participar é só verificar a disponibilidade de datas e cidades mais próxima e fazer a inscrição de sua cidade ou representante... Maiores informações ligue (99) 9122-5775 -vivo, (99) 8106-9966 Tim, (99) 8415-3071 claro. As candidatas concorrem a R$ 5 Mil Reais em Prêmios na etapa Final....participe.... 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Matões do Norte realiza segunda conferencia municipal das Cidades

Prefeito Solimar Alves faz a abertura Oficial do Evento./ fotos stuart jr.
        Aconteceu ontem (10/04) no período da manhã na cidade de Matões do Norte a segunda conferência Municipal das Cidades, com o tema " Quem Muda a Cidade somo nós - Reforma Urbana Já." a participação popular foi massante como sempre em Matões do Norte, além da população, secretários de outros Municípios Visinhos como São Mateus Ma (Representado pela secretária de Meio Ambiente Andrearuth) e os secretários de Agricultura Patrício e Infra Estrutura Demétrio ambos de Alto Alegre do Ma se fizeram presente neste importante evento que tinha como objetivo principal escolher dois delegados para se fazer representar na próxima conferência estadual e depois Nacional que acontece no final do Ano, onde politicas Publicas deveram serem proposta para o desenvolvimento do País e das cidades brasileiras.

Publico Parcial do Evento.
 O prefeito Solimar contou com o apoio total de todos os Norte Matoenses em especial a Vice-prefeita Lusa Paiva, vereadores e secretários presentes a solenidade... 
Primeira Dama Vania, Prefeito Solimar e vice-pref. Luza Paiva.

Matões do Norte já se tornou uma das mais visitadas cidades de nossa região para trocas de experiências com outros municípios visinhos, além de ser reeleito com mais de 73% dos votos e sendo o 3º mais votados pelo percentual no Estado do Maranhão.

secretários de Alto Alegre (Patricio e Demetrio) na 1ª Fila
É bom sempre lembrar do passado para não cometer mais os mesmos erros de gestores que não tinham compromisso com o povo, O prefeito Solimar Alves recebeu o Município com um dos piores índice de IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) sendo inclusive parte de um programa do MPE onde foram apresentadas soluções Pelo Prefeito Solimar para os problemas emergenciais do Municípios.

Com a correta utilização dos recursos alocados o município deu um salto para o futuro e recebeu em 2009 a 2012 dois selos de qualidade sendo os mesmos o selo Unicef e outro na areá de assistência social, hoje Matões do Norte é exemplo de gestão eficiente e muitos secretários e prefeitos do Brasil a utiliza como bom exemplo de Administração Publica.

Banda Marcial de MAtões do Norte
Chefe de GAb. Keila ...ladeada pelo secretário de Agricultura e zoot. do Munic.





Pedreiras sedia o Seminário para gestores Publicos no Maranhão

Prefeito Totonho faz abertura do seminário
Seminário de Capacitação da Gestão Publica esta acontecendo em Pedreiras - Ma, o Prefeito Totonho Chicote tem dado total apoio ao evento que acontece na Faculdade são Francisco FAESF com a coordenação da CGU e parceiros SEFAZ, TCE-MA, TCU, Ministério Publico Estadual, CRA-MA entre outros

cadastramentos dos participantes
O enceramento acontece amanhã as 12h com entrega de certificados aos participantes de mais de 30 cidades, on Jornal Regional Ma esta presente com o Editor/Repórter Stuart Junior e representando a proprietária da Revista Atrativa de Bacabal Srª Socorro Fernandes e Esposo. 

Auditor Weliton Resende (CGU) com as recepcionistas do Evento
Além das Palestras a programação contou com varias atrações Locais e Regionais como a cantora Alynnie Cautin e o grupo de dança Afro-Brasileira "AUE"...

Prefeito Totonho e as dançarinas do grupo "AUE"
Parabéns aos organizadores da CGU que ja estão preparando mais dois seminários para o próximo semestre, infelizmente muitos Gestores Municipais e de Associações bem como ordenadores de Despesas ( secretária de assistência social, Educação e Saúde).

Cantora Alynnie Cautin " Participação Especial"
 As mesmas ainda não sabem valorizar a informação que pode fazer a diferença na sua gestão ou "Pasta" e ignoram os seminários não participando dos mesmos e quando a Policia Federal faz as prisões é que os mesmos descobrem o preço da ignorância ou da falsa auto-suficiência intelectual.

Publico presente ( parcial  lado direito)

Dinamicas de Grupos..."contando Historias"

Grupo Unido CGU/MPE e SEFAZ.





Seminário de Revitalização do Projeto Salangô foi um sucesso.

Mesa de Honra - Sexta - Feira/ foto Stuart Jr.
Foi um sucesso o Seminário sobre o projeto de Irrigação Salangô, um dos mais importantes projetos de irrigação do nordeste e o segundo maior do país, é destinado aos agricultores familiares para a produção de grãos e cereais.O seminário terminou na tarde deste sábado (06) centenas de agricultores se reuniram em oficinas para apontar as principais reivindicações para que de fato possa acontecer a revitalização do projeto. O Salangô passou praticamente 20  anos abandonado e somente agora, por meio do atual prefeito Miltinho Aragão é que o projeto voltou a ser rediscutido, durante os dois dias de seminários,autoridades e agricultores discutiram sobre as principais necessidades para que de fato este importante projeto seja executado.

Mesa de Honra - Sabado.
A implementação do programa de irrigação pública no Brasil iniciou-se na década de 1960, caracterizando-se pela implantação de projetos públicos de irrigação como fator de dinamização da economia regional, geração de empregos, retenção de migrantes e redução da pobreza (Passador, Passador e Moreira, 2009).
Sec. Estadual da Agricultura e presidente Estadual do SEBRAE  Dr. Claudio Azevedo
A irrigação é uma prática agrícola com uso intensivo de tecnologia, que coloca o recurso produtivo água sob controle do agricultor, eliminando riscos de perdas ocasionadas por estiagens e secas. Ao mesmo tempo, possibilita maior produtividade pelo uso mais eficiente de insumos, como máquinas, equipamentos, fertilizantes, defensivos, sementes melhoradas, energia elétrica e mão de obra (Proni, 1986). Ou seja o Projeto que outrora estava esquecido, ou só visto pelos pontos negativos que o paralisaram, hoje esta sendo discutido com outro paradigma - o de revitalização.
Prefeito de Matões do Norte - Sr. Solimar Alves
"Infelizmente os gestores que passaram por São Mateus não tiveram a mesma capacidade que Miltinho em chamar a discussão de revitalização deste importante projeto" citou o Secretário de Estado da Agricultura Cláudio Azevedo.
Assinatura do documento enviado a Governadora Roseana Sarney
A Cidade de São Mateus do Maranhão está há 180 km da capital maranhense e conseqüentemente do maior porto em profundidade do Brasil que o Porto do Itaqui, o que facilitará a exportação dos grãos aqui produzidos para outros países, elevando ainda mais a economia agrícola do Maranhão. É válido lembrar ainda que a cidade está entre duas importantes capitais nordestinas São Luis ao norte e Teresina ao Sul, trajeto feito em poucas horas devido a facilidade do transporte pelas BR’s 135 e 316.
Para o Prefeito Miltinho Aragão que assumiu a prefeitura do município em janeiro deste ano, a revitalização do Projeto de Irrigação Salangô será a coroação na realização paralela das ações que estão sendo feitas desde o inicio do seu governo por toda a cidade de São Mateus.
Entrega do Documento pelo Prefeito Miltinho Aragão ao Secretário Claudio Cavalcante.
"A revitalização já começou de forma a facilitar o processo, foi da prefeitura que partiu a discussão, se a prefeitura por meio do prefeito Miltinho a quem parabenizo pela coragem, está interessada neste projeto, significa dizer que agora o Projeto se tornará realidade e a CODEVASF fará todos os esforço para que isso aconteça" destacou João Martins superintendente da 8ª Regional da CODEVASF
Durante o seminário passaram diversas autoridades, entre elas o Deputado Federal Carlos Brandão (PSDB), os deputados Estaduais Jota Pinto (PHS) e Rubens Jr. (PCdoB), os Secretários de Estado Cláudio Azevedo (Agricultura) e Pedro Fernandes (Educação), o Ex Dep. Estadual Domingos Paes, Solimar Alves (Prefeito de Matões do Norte), Dr. Orando vice-prefeito de Presidente Dutra, da Sec.Adj. de Educação do MA Sra. Conceição Andrade, João Martins superintendente da CODEVASF-MA, Dona Graça Gerente Regional do Sebrae/Bacabal entre outros políticos locais como vereadores e Secretários Municipais.
Foi falado durante os dois dias de seminário sobre as linhas de créditos para a agricultura familiar e situação atual dos contratos a serem prorrogados (BB, BNB e B. da Amazônia); Oficinas de políticas públicas, onde foi socializado com cada setor político como Assistência Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e outros fazendo no final um texto geral de proposta para a revitalização do Projeto com a participação dos próprios agricultores e com a  intersetorialidade da administração municipal.
Na noite do dia 05 teve até noite cultural , com Boi Diamante, Grupo de Capoeira de São Mateus, Voz e Violão entre outras. Artesanato local e comida típica embelezaram a tema em frete o local do evento (Escola Senna Rosa).
A culminância do seminário foi à visita das autoridades ao Projeto de Irrigação Salangô situado na área rural do município.
ó foi o primeiro passo, mas o mais importante foi a provocação feita pelo prefeito e acatada pelo Estado, a União e principalmente pelos agricultores.  


 (Fonte: Blog empoderamento/ texto blog sãomateusemoff / imagens Stuart Jr.)



LDB é auterada pela lei 12.796 e crianças poderam estudar apartir dos 4 anos de idade.


O governo federal publicou nesta sexta-feira (5), no “Diário Oficial da União”, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.  Como novidade, o texto muda o artigo 6º tornando "dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade". A matrícula dessas crianças pequenas deve ser feita na pré-escola. Estados e municípios têm até 2016 para garantir a oferta a todas as crianças a partir dessa idade.

Segundo o Ministério da Educação, a lei publicada nesta sexta-feira é uma “atualização” da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, reunindo as emendas realizadas desde então.
A versão anterior dizia que esta obrigatoriedade era a partir dos 6 anos. Mas, em 2009, uma emenda constitucional tornou obrigatório ao governo oferecer educação básica e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
Foi preciso então "incorporar" na lei o dever dos pais de matricular os filhos de 4 e 5 anos.
A nova lei "abraça" a educação infantil e estabelece as suas regras. Segundo o documento, a educação básica será dividida entre pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. O currículo da educação infantil deverá ter uma base nacional comum que respeita as diversidades culturais de cada região. Isto já valia para o ensino fundamental e o ensino médio.

Acompanhamento, frequência e registro
O professor deverá fazer um registro do acompanhamento do desenvolvimento de cada criança. As crianças de 4 e 5 anos terão "avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". Além disso, na pré-escola as crianças devem ter carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.
O atendimento à criança deve ser de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral. E a pré-escola deve fazer um controle de frequência destas crianças, exigida a frequência mínima de 60% do total de horas.
Outra novidade no texto foi a inclusão de "consideração com a diversidade étnico-racial" entre as bases nas quais o ensino será baseado.

Educação especial
A alteração na lei torna mais específica ainda a educação para crianças e jovens com deficiência ou os chamados "superdotados". O texto anterior falava em "educandos com necessidades especiais". Agora, a redação diz "atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino". 
Em outro artigo, fica garantido que "o poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial."
Segundo o Ministério da Educação, entre 2005 e 2011, abriu 37.800 dessas salas, usadas para atividades individualizadas com os alunos especiais em horários além dos que eles passam na sala de aula comum, abrangendo 90% dos municípios do país. A pasta diz que espera contemplar 42 mil escolas com esse recurso até 2014.
( Fonte e texto: Portal G1).

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Fitert denuncia entidades fantasmas que promovem cursos falsos de radialismo


A Fitert e seus sindicatos filiados vêm a público esclarecer que existe uma onda de entidades fantasmas apresentando falsos cursos para formação de radialistas em todo o território nacional. Assim, servimos-nos da presente para esclarecer que apenas as entidades regulamentadas na forma da lei e tendo os cursos para radialistas autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) poderão fornecer esta oferta de capacitação profissional para o ingresso no mercado de trabalho da categoria dos radialistas. Diante disso, informamos que os interessados devem procurar os sindicatos ou a Fitert para obter informações sobre escolas ou institutos que estão autorizados a promover formação de radialistas.

A Fitert e seus sindicatos filiados não aceitam formação de radialista à distância, pois entendemos que esta não capacita nenhum trabalhador para o pleno exercício da atividade de radialista conforme previsto na lei 6.615/78 e seus decretos.

Ademais, estas instituições (FEBRAR, ABLAP, CURSO DE RÁDIO), entre outras não têm autorização do MEC e nem do MTE para a finalidade de formação profissionalizante.
Informamos ainda que a Fitert e seus sindicatos filiados estarão fazendo o levantamento de pessoas que estão atuando no mercado de trabalho de radialista com registro profissional obtido através destas instituições para tomarmos as providências legais.     
Por derradeiro, queremos salientar que é importante que os profissionais radialistas denunciem pessoas com registros fraudulentos ou obtidos à revelia da legislação.
A Fitert vem lutando junto ao Ministério das Comunicações, o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Educação para a criação de cursos gratuitos para a formação de radialistas nos níveis médio (Curso Técnico) e superior (Radialismo ou RTV). 
Lembramos ainda que quem participa de situações fraudulentas comete também contravenção penal, falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.
FITERT – Federação dos Radialistas. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

CGU promove seminário de Gestão Publica em Pedreiras de 08 a 12 de Abril.


Na semana de 08 a 12 de Abril a cidade de Pedreiras, que possui 40 mil hab e fica localizada a 245 km da capital, receberá prefeitos, secretários, membros de comissões de licitações, contadores e demais responsáveis pela gestão dos programas federais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Esta é a 16ª edição do curso de capacitação presencial do Programa de Fortalecimento da Gestão no Maranhão. A última ocorreu em Pinheiro no mês de Março. De acordo com o Núcleo de Prevenção à Corrupção da CGU (NAP), o evento contará ainda com participantes dos municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Lima Campos, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, São Luís Gonzaga, Alto Alegre do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, Joselândia, Dom Pedro, Gov. Eugênio Barros, Gonçalves Dias, Governador Archer, Peritoró, Coroatá, São Mateus,Bacabal, Lago Verde, Olho Dágua das Cunhãs, Vitorino Freire, Bom Lugar, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Paulo Ramos, Satubinha, Codó, Timbiras, Esperantinópolis, Miranda do Norte e São José dos Basílios.
As inscrições serão realizadas no local (Auditório da FAESF) e não serão cobradas taxas. Além disso, quem obtiver, no mínimo, 75% de frequência terá direito a receber um certificado emitido pela CGU e pelos órgãos integrantes da Rede Institucional de Controle.

Além da CGU, participarão do encontro o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ), Caixa Econômica Federal, Controladoria-Geral de Imperatriz, Ministério Público Estadual, Receita Federal do Brasil e Conselho Regional de Administração (CRA). Veja a programação completa:




DIA 08-Abril-2013 (Segunda-feira)

8h30 às 9h30
Credenciamento
Local: AUDITÓRIO DA FAESF
9h30 às 10h30
Abertura e formação da mesa de honra
10h30 às 12h
PALESTRA: “O PAPEL DA CGU”
Expositor: Roberto Viégas (Chefe da CGU-Regional/MA)
14h às 15h30
PALESTRA: “OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA (PPA, LDO e LOA)”
Expositor: Welliton Resende (Auditor da CGU)
15h30 às 17h
PALESTRA: “COMO ESTRUTURAR O CONTROLE INTERNO”
Expositor: Cândido Madeira (Controlador-Geral de Imperatriz)

DIA 09-ABRIL-2013 (Terça-feira)

8h às 10h
PALESTRA: “LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E LC 131/2009”
Expositor: Leonardo Bento (Auditor da CGU)
10h às 12h
PALESTRA: “COMO MELHORAR  A GESTÃO  TRIBUTÁRIA MUNICIPAL”
Expositor: Cláudio Trinchão (Secretário Estadual de Fazenda)
14h às 17h
MINICURSO: “PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS”
Expositor: Marcos Pereira (Auditor da CGU)

DIA 10-ABRIL-2013 (Quarta-feira)

8h às 17h
Oficinas temáticas

“PROGRAMAS DA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (BOLSA FAMÍLIA, PETI E CRAS)
Facilitadores: George Santana (Auditor da CGU) e Welliton Resende (auditor da CGU)

“PROGRAMAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (FUNDEB, PNAE e PNATE)
Facilitadores: José Miranda (Auditor da CGU) e Gaspar Lima (Auditor da CGU)

“PROGRAMAS DA ÁREA DA SAÚDE (PAB e  FARMÁCIA BÁSICA)
Facilitadores: Rogério Coqueiro (Auditor da CGU) e Stanley Carvalho (Auditor da CGU)


DIA 11-ABRIL-2013 (Quinta-feira)

8h às 10h
PALESTRA: “O DEVER DE PRESTAR CONTAS”
Expositor: Lúcio Aguiar (Auditor do TCU)

10h às 12h
PALESTRA: “A NOVA REGULAMENTAÇÃO DOS CONVÊNIOS ESTADUAIS”
Expositor: Ielma Moreira (Auditora da CGE)
14h às 17h
Oficinas temáticas

“REGIMES PREVIDENCIÁRIOS MUNICIPAIS”
Facilitador: Sérgio Guará (Auditor da Receita Federal do Brasil)

“OBRAS PÚBLICAS:SICONV e CONTRATOS DE REPASSE”
Facilitadoras: Regina Célia e Nívea Carla (Técnicas da Caixa Econômica Federal)


 DIA 12-ABRIL-2013 (Sexta-feira)

8h às 9h30
PALESTRA: “OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA”
Expositor: Sandra Pontes (Promotora de Justiça)

9h30 às 11h
PALESTRA: “A RESPONSABILIZAÇÃO DOS PREFEITO(A)S  SEGUNDO O DECRETO-LEI  201/67”
Expositor: Fábio Alex (Auditor do TCE-MA)
11h às 12h30
PALESTRA: “A NOVA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL”
Expositor: Jorge Henrique Cavalcante (Conselheiro do CRA)


Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail welliton.resende@yahoo.com.br ou pelo telefone (98) 3194-2008  com Welliton ou com Stuart Jr (Jornal Regional Ma) (99) 9122-5775.
(fonte e texto; blog Empoderamento)

Seminário discute Revitalização do Projeto Salango dias 05 e 06 de Abril em São Mateus MA.

    Acontece nos dias 5 e 6 de abril, na próxima sexta-feira e sábado respectivamente na cidade de São Mateus (180km de São Luis) o I Seminários de Revitalização do Projeto Salango  estão previsto a chegada de diversos Ministros do Governo Federal: Minas e Energia, Integração Nacional, Trabalho, Deputados Federais e Estaduais Secretários de Estado do Governo Estadual do Maranhão, representante da CODEVASF, dezenas de Prefeitos do Maranhão, cerca de 1.000 agricultores, além de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.


PROJETO DE IRRIGAÇÃO SALANGÔ
O projeto Salangô é um dos mais importantes projetos de irrigação, se tornando assim o segundo maior do país, destinado aos agricultores familiares para a produção de grão se cereais como: arroz, milho, feijão, mandioca, banana, batata entre outros gêneros alimentícios de primeira necessidade. Implantado no ano de 1993, com recursos do Ministério da Integração Nacional e pelo Governo do Estado do Maranhão, o Projeto Salangô, foi abandonado e atualmente está agonizando, tendo em vista que não foi concluído, necessitando urgentemente da atenção do Governo Federal.Diante do atual cenário e com as perspectivas apontadas pelo diagnóstico preliminar da CODEVASF-MA, a Prefeitura Municipal por meio do Prefeito Miltinho Aragão iniciou a discussão a para a revitalização deste importante projeto.

PROGRAMAÇÃO DO 1º SEMINÁRIO “REVITALIZAÇÃO DO PROJETO SALANGÔ”

05/04/2013 - sexta-feira
9h – abertura;
9h30 min. – linhas de créditos para a agricultura familiar e situação atual dos contratos a serem prorrogados (BB, BNB e B. da Amazônia);
10h30min. – instalação das oficinas de políticas públicas;
16h – socialização das oficinas
19h – show cultural com apresentação de artistas e comidas típicas.


06/04/2013 – sábado

9h – composição da mesa de autoridades (Ministros, Secretários de Estados, Prefeito,
Deputados...);
9h30min. – apresentação dos resultados das oficinas de políticas públicas;
10h – conferencia de autoridades presentes sobre a situação do Salangô com propostas e
alternativas para a sua revitalização;
12h - Entrevista coletiva para a imprensa
13h - almoço


14h30m. – visita das autoridades ao Projeto de Irrigação Salangô situado na área rural do

município;


(Fonte ASCOM PMSMT)