terça-feira, 29 de novembro de 2011

Audiência Publica em Matões do Norte foi realizada com sucesso pelo MPE.


Ontem Segunda-feira, (28/11) o Ministério Público do Estado do Maranhão esteve no município de Matões do Norte, para realização da 3ª Audiência Pública do programa Positivando o Desenvolvimento Humano (IDH) que aconteceu na Praça em frente a prefeitura municipal com a presença da Procuradora Geral de Justiça Dra. Fátima Travassos, Os promotores de Justiça, Marco Aurélio Ramos Fonseca, diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais do MPMA, e Thereza Muniz Ribeiro de La Iglesia, promotora Dra. Rafaela Toni (Comarca de Cantanhedes, Pirapemas e Matões do Norte) que foi recepcionada pelo Prefeito o Sr. Solimar Alves e secretariados,  Todos os cidadãos norte-matõenses estiveram presente, com cobertura exclusiva do Jornal Regional Ma através do Editor/repórter Stuart Jr.

O projeto do Ministério Público do Maranhão (MPMA) desenvolverá, em quatorze municípios maranhenses cujos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) são os menores do Estado, o projeto “Ministério Público do Maranhão Positivando o Desenvolvimento Humano”. A meta é promover ações em parceria com o poder público e a sociedade civil nas áreas de Educação, Saúde, Geração de emprego e renda e de Infra-estrutura que proporcionem qualidade de vida à população das cidades.

O projeto “Positivando o Desenvolvimento Humano”, que tem apoio da Caixa Econômica Federal e da Petrobrás, já foi lançado em Araioses e Centro do Guilherme, ontem esteve na cidade Matões do Norte e em breve chegará também aos municípios de  Santana do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, Governador Newton Belo, Belágua, Fernando Falcão, Brejo de Areia, São Roberto, Presidente Juscelino, Rosário, Bacabeira e Santa Rita.
Procuradora Geral de Justiça Dra. Fátima Travassos e Stuart Jr
Promotora da Comarca Dra Rafaela Toni.
Publico Presente a Audiencia Publica
Stuart Jr e Promotor Dr. Marco Aurelio
Os promotores de Justiça, Marco Aurélio Ramos Fonseca, diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais do MPMA, e Thereza Muniz Ribeiro de La Iglesia, assessora da Escola Superior do Ministério Público, visitaram a prefeitura municipal, líderes sindicais e religiosos e presidentes de associações além de fazerem uma convocação na rádio comunitária Cultura FM, para que a população comparecesse  à audiência.
Prefeito Solimar Alves Ladeado pela Procuradora Geral  e pela Corregedora Geral do MP

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Matões do Norte é um dos 32 municípios maranhenses que estão com o IDH abaixo da média nacional (0,495). O município foi criado em 1994, quando junto a outros 80 povoados, foi transformado em município pela Assembléia Legislativa. Sua área foi desmembrada dos municípios de Cantanhede e São Mateus do Maranhão

O MUNICÍPIO - Matões do Norte possui uma população de 13.794 habitantes, distribuídos em 794, 647 km². Segundo informações da prefeitura, 33% da população vive na zona urbana, que ainda não possui água encanada e rede de esgoto.
Prefeito Solimar apresenta projetos de combate ao baixo IDH

A rede de ensino possui duas escolas, que oferecem ensino fundamental e médio, além de uma creche municipal. Há transporte escolar para a população rural e a merenda escolar conta com alimentos fornecidos pela agricultura familiar local, como o mesocarpo do babaçu. Na última medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2009, a educação em Matões do Norte alcançou nota 3,7.

Em relação a saúde, o município oferece serviços de atenção básica. De acordo com a Prefeitura, os casos mais complexos são encaminhados diretamente para São Luís (alta complexidade), apesar de existir atendimento de média complexidade em Pirapemas, município próximo.
 Dra. Celine Lacerda -Corregedora Geral do MP do Estado do MA

As bases da economia são a agricultura e a pesca, apesar de não existir um rio que corte o município: os pescadores realizam suas atividades no Rio Itapecuru, que passa em Cantanhede (MA), e no Rio Mearim, que corta o povoado de Boqueirão, entre outras comunidades. 

Publico presente apresentando reinvidicações
Matões do Norte não possui rodoviária, mas a cidade é atendida por ônibus interestaduais que seguem para outras cidades, como Teresina e São Luís. A estrada que liga o município à capital encontra-se em bom estado de conservação. 
  
moradora reinvindicando o concurso Publico.

Caminhada pelo Bem de São Mateus exige mais saúde e Segurança.


Ex-Prefeitos (Camisas Brancas): Sergio Pires, Getulio Amorim e Dra Ana Casto
O grupo pelo Bem de São Mateus realizou uma grande caminhada no ultimo sábado com o tema “ Saúde e Segurança – Um direito de todos”  o evento iniciou na praça do Bairro Piqui e se deslocaram  pela av. Piqui até em frente ao Hospital Geral, onde os ex prefeitos Dra. Ana Castro, Sr. Getulio Amorim e Sr. Sergio Pires além da Vereadora Soliene Boueres e o sindicalista Antonio Dando o presidente do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais Valentim Sousa e o pastor Muniz fizeram um discurso pedindo mais segurança e saúde para a cidade de São Mateus, o publico presente também se manifestaram seu apoio com aplausos aos discursos emocionados dos oradores e aguardam as providencias do Estado e Município quanto as reinvidicações.

publico participante da Caminhada na Av Piqui
Publico participante proximo a praça do Tancredo


Publico Aguardando a chegada em frente ao antigo CAISI

Dra. Ana Discursando para a população presente

publico presente na frente do CAISI.

Engº Agrônomo José Patrício Oliveira da AGERP recebe troféu em Bacabal.


Engº Patrício e Esposa recebem troféu.
O Engenheiro José Patrício recebeu o Troféu do Site do Bacaba na cidade de Bacabal como Personalidade do Ano, o evento aconteceu no clube Vanguarde no ultimo Sábado, o engenheiro recebeu juntamente com sua esposa a sra. Vania o troféu das mãos da Miss Bacabal 2011. (Parabéns ao engenheiro que muito tem feito pelos agricultores de São Mateus e Alto Alegre do Maranhão.)

Policiais civis aderem a greve no Maranhão.

Depois da assembléia realizada ontem a tarde os policiais civis aderiram a greve que já contava com o adesão dos delegados, policiais militares e Bombeiros, ontem por volta das 14h um comboio do exercito  passou pela cidade de Matões do norte com destino a capital (são Luis)com mais de 08 veículos além de um ônibus, ambulância todos do E. B (Exército Brasileiro) que estão se juntando a força nacional já presente no estado. Ontem estive com a procuradora Geral de Justiça do Estado Dra. Fátima Travasso que estava com os grevista no A.L ( Assembléia Legislativa ) e que também quer o fim dos impasses entre o governo e os grevista uma vez que quem esta sofrendo com isso é a população, Falei também com a corregedora geral do Ministério Publico Dra. Celine Lacerda que também pediu que seja aberto o dialogo com a comissão dos grevistas e o governo do Estado para também chegarem assim a um denominador comum



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Empresario Rogério Garcia realiza varias obras no municipio de São Mateus

Rogério Garcia (de chapéu) e funcionarios na obra da Toca da Raposa.
O empresário Rogério Garcia vem realizando uma serie de obras em beneficio da população de São Mateus do Maranhão, entre elas podemos destacar :
  • Construção de poço Artesiano de 100 metros/ onde beneficiará 2.500 famílias no Bairro Toca da Raposa ( Bairro São José);
    equipamento perfurando o Posto da Toca da Raposa
  • Colocação de Bomba e limpeza do poço da Av. Camargo Correa;
    Poço da Camargo Corrêa ( Limpeza do poço e colocação da bomba)
  • Empissarramento da Av. Camargo Corrêa.
    empissarramento da Av. Camargo Corrêa
  • Refez a estrada do povoado Santa Rosa, bem como a recuperação do poço artesiano;
    reabertura da estrada no povoado Santa Rosa
    recuperação e ativação do poço no Povoado Santa Rosa
  • Recuperação de estrada e empiçarramento povoado São José e povoado mangueira e povoados adjacentes além da  recuperação da ponte de acesso aos povoados;
    Estrada que da acesso ao povoado São Jose, Mangueira e Adjecentes.
  • Empissarramento povoado água preta;
  • Empissarramento do povoado Benu Lago;
  • Empissarramento do povoado morada nova ao povoado Sumaúma;
  • Construção de poço Artesiano de 140 metros/ onde beneficiará 50 famílias no povoado São Raimundo;
  • Recuperação de poço Artesiano de 100 metros/ onde beneficiará 50 famílias e com rede de distribuição de água no povoado Cajueiro;
  • Construção de poço Artesiano de 100 metros/ onde beneficiará 30 famílias no povoado Curva;
  • Empissarramento da estrada do Povoado Igarapé de Pedra;
  • Empissarramento do povoado pregos até as Queimadas.
Essas são algumas das obras do empresário Rogério Garcia no município de São Mateus que vem a beneficiar principalmente as camadas mais humildes da população. Em breve publicaremos mais obras do empresário.

Encontro de Lideranças debate Politicas Sociais no Interior do Maranhão


O Jornal Regional Ma esteve na manhã de sábado (26/11) no salão Paroquial da cidade de Alto Alegre do Maranhão acompanhando a palestra sobre XIX Encontro de Lideranças com o Tema Políticas Sociais organizadas pela Diocese de Coroatá sob a coordenação do Bispo Dom Sebastião, onde estiveram presentes:
PREFEITO
Coroatá - Luis Movela
Pirapemas - Eliseu Moura
Vargem Grande- Miguel Rodrigues
VICE-PREFEITO
Alto Alegre- Cheila
Matões do Norte- Raimundo Nilo
Presidente Vargas- Arnaldo Luna
Coroatá- Domingos Alberto
18 Vereadores ( entre eles vereadora Kátia de São Mateus, vereador léo e vereador anfitrião Manoel Aleijado de Alto Alegre do Ma, vereador Cibá de Coroatá.
Promotor de Justiça- Benedito Nascimento Neto- Vargem Grande                            
 Mais de 120 Pessoas estiveram  presente no encontro. Além da imprensa da região, as rádios stação vida Fm (São Mateus) e Nova cidade FM 87,9 ( Alto Alegre) fizeram a cobertura do evento.
ver Manoel Aleijado de Alto Alegre e autoridades diversas e eclesiasticas.

grupo de debate com a presença do prefeito Luis da Movelar

assistente social Cleyton (Blog Empoderamento - São Mateus)

equipe de apoio e secretário do evento

Publico Presente no Salão Paroquial de alto Alegre do MA

Coordenadores do Evento

Bispo Dom Sebastião e Pastor Ari (1ª igreja Batista São Mateus) dão as benção de encerramento

almoço no sitio do empresário Idan Torres