terça-feira, 26 de abril de 2011

Parque Macedão Promove IV Vaquejada

A Seguir a Programação Geral do Evento

Veiculos se chocam na BR135 por causa de um quebra mola

Acidente na BR 135 no centro da Cidade de São Mateus por volta das 16h20 envolvendo um veiculo gol e um ford fiest, sendo o condutor do gol o sr. Dilson Veras da cidade de São Mateus e o condutor do Ford o Sr. Ricardo Silva da cidade de São Luis, Ricardo estava em companhia da sua mãe e irmã, Dilson estava sozinho, segundo relato de um dos condutores o ford fiesta estava atrás de uma camionete que freou bruscamente no quebra mola em frente a sete Magazine, o fiesta que estava colado tirou pela esquerda e atingiu o Veiculo Gol na outra pista, vindo a subir na calçada e quase atropelou um ciclista que se jogou da bike e conseguiu se livrar do abalroamento.

Graças a DEUS só houve danos materiais, a policia militar foi acionada e esta neste momento no local periciando os veículos.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Secretaria de Educação Convoca mais 12 Professores aprovados no concurso público.


A secretaria de Educação convocou mais 01 professor de Portugues, 02 professores de Geográfia e mais 09 professores de 1ª a 4ª série. A Lista está no mural da Prefeitura de São Mateus do Maranhão e até o momento não foi publicado no site da empresa responsavel pelo concurso. Você concursado fique atento as publicações para não perder sua vaga.

sábado, 23 de abril de 2011

Traficante é preso com pedra Bruta de 200 gramas de Crack

Os policiais Civis de São Mateus do Maranhão Itamárcio e Espírito prenderam em fragrante por Tráfico de Drogas o Sr. José Maria Nunes de Brito (46 anos), onde o mesmo estava vendendo na sua residência rua São Benedito, bairro av. Piqui, os policiais receberam uma denuncia Anônima e quando foram ao local surpreenderam o Sr. Zé Maria, os policiais fizeram uma busca no local e encontraram uma “pedra” bruta de CRACK de 200 gramas e 10 cápsula de Revolver cal.38, vários cofres com moedas além de celulares.

Zé Maria foi autuado e encaminhado a delegacia de policia Civil onde o Delegado Dr. Henrique fez os procedimento e colocou o “o réu” a disposição da Justiça, segundo informações do Delegado o preso Zé Maria é da cidade de São Mateus, mas já cumpriu pena no Presídio de São Luis e estava de volta na cidade desde Fevereiro deste Ano.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Armas de uma Quadrilha são encontradas enterradas no quintal de casa.

((Foto Ilustrativa))

Numa
operação conjunta das policias militares e civis de Peritoró e Policia Militar de São Mateus, foram apreendidas varias armas sendo 01 Cal. 12; 01 cartucheira Pulma cal.38; 01 Rifle cal.44, 01 espingarda de dois canos e várias munições em uma residência na av. piqui, numero 803, bairro Piqui na cidade de São Mateus do Maranhão,

Segundo relato do Cabo N. Filho de Peritoró, tudo começou com a prisão de dois elementos (por razão de estarem em investigação não será revelado os nomes por enquanto), a prisão ocorreu por volta das 10:30 da manhã de ontem na cidade de Peritoró, juntamente com os "elementos" foram preso um veiculo fiat Uno e uma moto NXR, 13 celulares, o que levantou a suspeita de quadrilha.

Após investigação interna foi levantado onde os outros integrante estavam na cidade de São Mateus, apos a diligencia localizaram uma residência na av. Piqui, quando a viatura passou pelo local um dos elementos avistou uma das viaturas e empreendeu fuga pelo matagal que fica nos fundos da residência deixando o portão aberto por onde os policiais adentraram a mesma, mas os integrante ja haviam fugido, os policiais fizeram
Justificaruma busca no local e encontraram as armas acima relacionadas enterrada no quintal.

Segundo moradores os ocupantes da casa a alugaram da mão da
proprietária em São Luis, no inicio eram um casal moreno e dois rapazes, depois o casal saiu e chegou dois rapazes, ainda segundo os moradores visitava o local um casal que vinha sempre acompanhada de uma criança, possivelmente morador da cidade de São Mateus, durante as diligencia quando a policia fazia busca na redondeza, chegou na residência um veiculo Gol verde escuro parou em frente a mesma e perguntou por um dos elementos e por que o portão estava fechado, de repente o mesmo recebeu uma ligação e saiu as pressas do local, a policia foi acionada mas como a informação demorou de chegar os meliantes mais uma vez levaram "sorte" e não foram encontrado.

Essa Operação Conjunta das Policias militar e civil de Peritoró e Policia Militar de São Mateus foram compostas pelo Sgt. Cabral (Smt) CB N. Filho ( Peritoró); agente de Policia Daniel Santana (Peritoró); SDs PMs: Wanderlan e Sandro (Smt) e CB. Sabá e Sd Alencar (Peritoró)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Governo Federal quer acabar com agricultura Familiar diz Relator.

Deputado federal Aldo Rebelo
(Foto: Mariana Oliveira / G1))

Relator do projeto de reforma do Código Florestal, o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) afirma que o governo propõe o “extermínio" da agricultura familiar ao pedir que os pequenos produtores tenham área de reserva legal dentro de suas propriedades.

G1 - O sr. vê possibilidade de o governo prorrogar o início da punição aos produtores que não estiverem com suas reservas legais adequadas até 11 de junho?
Aldo Rebelo -
O que precisa é de uma lei, mas se não tiver lei, como a lei é impraticável - a atual -, o governo terá que adiar a entrada em vigor de uma lei que já está em vigor, o que mostra a situação absurda em que nos encontramos. A lei exige reserva legal, que ninguém tem, a lei exige área de preservação permanente (APP), que ninguém tem. Então, ou você põe todo mundo na cadeia como infrator ou você faz a lei que legaliza essas pessoas e proteja o meio ambiente.

G1 - Dentro da reforma do Código Florestal, como a questão reserva legal vai ser resolvida? Os pequenos produtores não vão precisar ter essa área?
Aldo Rebelo -
A reserva legal é uma obrigação de todos hoje. Ela é um problema maior para os pequenos porque afeta economicamente mais os pequenos. Metade dos agricultores nordestinos tem até cinco hectares. E somando reserva legal e APP, eles não têm nem 1%. Significa que, se confiscar para reserva legal 20% de cada propriedade e mais uma área de proteção de água e de solo, eles vão ficar com pouca terra para trabalhar e, portanto, é economicamente inviável. O que estamos propondo é que proprietários de até quatro módulos sejam dispensados da obrigação de recompor a sua reserva legal. Eles teriam apenas que recompor a APP. Os grandes e médios teriam que recompor reserva legal e APP, somando os dois, para dar até 20% na Mata Atlântica, 35% no Cerrado e 80% na Amazônia. Isso é uma tentativa de resolver a situação.

G1 - O grande produtor também será beneficiado?
Aldo Rebelo -
Os poucos que estão na legalidade são os grandes. Aliás, a ilegalidade é exatamente na proporcionalidade do tamanho da propriedade. O maior número está entre os pequenos e vai decrescendo até os maiores. Quem mais se aproxima de preencher os requisitos da lei são os grandes.

G1 - O relatório do sr. traz muitas críticas aos ambientalistas. Como o sr. avalia a atuação deles no debate?
Aldo Rebelo -
Eu acho que eles simplesmente estão errados. E ao estarem errados, não conseguem apresentar argumentos razoáveis que contribuam para o debate. Esse debate exige solução para cada problema . Agora, no fim, eles se aproximam de sugestões. Esteve de manhã aqui o presidente da Frente Parlamentar do Meio Ambiente, deputado Zequinha Sarney, apresentou sugestões, me comprometi a acolher. Mas o que precisava era que eles se debruçassem sobre a realidade do país. A realidade do país é uma tentativa de equilibrar a defesa do meio ambiente com a produção agrícola. Você não pode ver só um dos lados, eles só vêem um dos lados.

G1 - Uma das principais críticas ao projeto é a anistia a quem desmatou.
Aldo Rebelo -
Mas esse é o ponto menos importante. Porque a anistia está proposta no decreto do governo. O decreto do governo (o mesmo que estabelece prazo para punições) é um decreto de anistia. Quem se regularizar no prazo está anistiado.
O problema é que as condições para regularização são impossíveis de serem praticadas. Nós estamos propondo a mesma coisa que o governo está propondo, oferecendo algumas facilidades, que é essa isenção da reserva legal e recomposição para os pequenos, a possibilidade de somar reserva legal com APP, a possibilidade de recompor a reserva legal se estiver em outro estado no mesmo bioma. Essas medidas permitem que as pessoas se legalizem.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Bacabal 91 Anos. Parte II.

A noite a partir das 21h no espaço cultural a Banda Reprise lançou o seu 2º DVD com gravação ao vivo na cidade de Bacabal, após a queima de fogos o show continuou com a Banda Forró dos Plays, muita segurança para controlar mais de 30 Mil Pessoas presente, no camarote vip o Deputado Federal Alberto Filho foi persona Marcante no evento.

( Mais fotos do Evento no orkut ou Face Book do Jornal Regional Ma (jornalregionalma@gmail.com) ((Reportagem Especial: Stuart Jr.))

A "Princesa" do Mearim Bacabal completou 91 Ano - Parte I.

A cidade de Bacabal completou no ultimo dia 17/04 (domingo), 91 anos de emancipação política Administrativa , o senado João Alberto, Deputado Federal Alberto Filho, os Deputados Estaduais Jura Filho e Roberto Costa estiveram na reestruturação do SAMU ( Sistema de Atendimento Móvel) juntamente com o Prefeito de Bacabal Dr. Lisboa, Presidente da Câmara Sr. Manoel da Concórdia, Vereadora Huthe Almeida entre outros, após a verificação das novas instalações, o município recebeu mais 05 ambulâncias sendo uma unidade Avançada ( completa) e 04 motos equipadas, segundo a coordenadora do SAMU Fabiane que disse:”Essas unidades iram ajudar em muito a população tanto de Bacabal ou cidades Vizinhas .

Após as entregas das unidades moveis, o senador João Alberto visitou a unidade do Viva cidadão que esta fazendo RG e carteira de Trabalho em frente a praça Bom Pastor, que estam prevista para ficar até o dia 30/04, mas com apenas um telefonema o Senado solicitou e foi de pronto atendido para que a unidade do Viva cidadão fiquem no município até o dia 10 de Maio. A comitiva se dirigiu ao Aeroporto da Cidade de Bacabal, onde foi servido m delicioso almoço aos convidados encerrando assim a programação diurna das comemorações.

( Mais fotos do Evento no orkut ou Face Book do Jornal Regional Ma (jornalregionalma@gmail.com) ((Reportagem Especial: Stuart Jr.))

Marido é Vítima de disparo ao Defender Esposa.


A Policia Civil de São Mateus esta a procura de Marlon Corrêa Ferro (23 anos), autor de vários disparos contra Antônio Domingos Santos e Seu Cunhado Waldean da Conceição Machado, segundo o Delegado Dr. Henrique "Antonio e seu cunhado estava no Shureks Bar na Rua São Francisco em companhia de sua esposa, quando a mesma foi ao banheiro Feminino foi abordada e segura pela cintura por Marlon, ao avistar o constrangimento da esposa, Antônio foi tomar satisfação com Marlon que apos uma discussão foi sacando um revolver cal. 38 e efetuando vários disparos atingindo Antônio no Braço e seu cunhado Waldean no braço e uma das pernas, após o disparo Marlon se dirigiu para a sua residência na rua Volta redonda e se preparava para fugir quando os policiais civis se aproximavam, empreendeu fuga sem rumo certo, o mesmo não teve tempo nem de pegar a arma ou roupas que foram conduzidas a delegacia”.

Qualquer informação do paradeiro do Fugitivo ligar para a delegacia pelo fone (99) 3639-1777 ou para a policia Militar (99) 8142-1918. As vítimas foram conduzidas ao hospital municipal de São Mateus e estão fora de risco de Morte.

Moradores Interditam rua por abandono no interior

Os moradores da Rua Federico Léda interditaram a rua em virtude do total abandono por parte da prefeitura municipal da cidade de São Mateus, isso me deixou preocupado se a "moda" pega não vai te rua para os veículos transitarem, vamos esperar agora se a TV local irá fazer alguma matéria da referida Rua, e aguardar o secretário de obras do município e o prefeito Rovélio se os mesmos irão tomar as medidas imediata cabíveis.

Infelizmente até hoje não se sabe onde foi parar o dinheiro do municipio, por que prestação de conta que é bom ninguem sabe, ninguem viu, na ultima sessão da Câmara de vereadores da cidade de são Mateus, a rede de defesa da cidadania esteve na câmara municipal cobrando dos vereadores as Tais contas Publicas ( prestação de Conta) os quais foram informados que não existia na "casa" nenhuma prestação, o MP ( Ministério Publico) aguarda dois pedidos das referidas contas que tramitam no Fórum Local o que daria por sí só conforme a lei 101 ( Lei de Responsábilidade Fiscal) a cassação do prefeito Atual por Improbidade Administrativa, segundo a rede de defesa os mesmos iram impetrar mais uma ação civil pública contra o atual gestor municipal, nesse "samba" de roda quem paga o pato sempre é a população mais carente.(Eu faço a minha Parte e vc ja fez a sua, 2012 tá chegando....)

(Fotos: Kelly Cristina)

Justiça determina extinção de Ação Penal movida contra presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA


O presidente e a vice-presidente da OAB/MA, Mário Macieira e Valéria Lauande, acompanhados do conselheiro Moreira Serra Júnior e do presidente da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos da Seccional, Charles Dias, estiveram presentes hoje (18/04) ao 2º Juizado Especial Criminal de São Luís para o julgamento da Ação Penal movida contra o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luís Antônio Pedrosa.
A ação foi movida pelo ex-secretário adjunto do Sistema Penitenciário do Maranhão Carlos James Moreira, sob a acusação de que o advogado Luís Pedrosa teria cometido crime de calúnia, resultando em seu afastamento do cargo em agosto de 2010.
No mês passado, a OAB do Maranhão divulgou Nota Oficial em defesa do presidente da Comissão de Direitos Humanos. O presidente Mário Macieira destacou a atuação corajosa da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, ao denunciar a existência de uma organização criminosa que, nos últimos anos, passou a ter o controle do tráfico de drogas, do tráfico de armas, da venda de proteção, da venda de benefícios no Sistema Prisional e, que segundo a apuração, está por trás da insuflação que levou às últimas rebeliões nas prisões do Maranhão.
Os juízes da Primeira Turma Recursal Cível e Criminal, Adinaldo Ataíde Cavalcante, José Gonçalo de Sousa Filho e Raimundo Nonato Sorocaba Martins Filho, decidiram conceber, por unanimidade, Habeas Corpus, de acordo com o parecer do Ministério Público Estadual e conceder ordem para determinar o trancamento da Ação Penal e sua conseqüente extinção. Luís Antônio Pedrosa teve como advogados de defesa o próprio presidente da OAB/MA, Mário Macieira e o presidente da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos, Roberto Charles de Menezes Dias.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

OAB-MA consegue mandado de Segurança contra Juiz do Interior


Conforme solicitação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Secção Maranhão o Advogado Dr. Mario de Andrade Macieira requereu junto ao TJ-MA (Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão) o mandato de segurança contra o Juiz de Direito da Comarca de São Mateus do Maranhão ( Exmo Sr. Marco Aurélio Barreto Marques), em defesa do Advogado Dr. Hamilton Nogueira Aragão, em virtude do mesmo ter sido por diversas vezes nomeado pelo Impetrado ( Juiz) para a função de defensor Dativo ( defensoria Publica gratuita), o qual (Dr.Hamilton) recusou todas em face do mau relacionamento entre as partes, que conforme relato da Desembargadora Dra. Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa, relatora que assinou a liminar, que diz em uma das partes :“ Desse modo, a recusa do advogado que se vê coagido a assumir a causa que será julgada por juiz de quem é inimigo é mais do que um direito, é um dever do advogado que esta legalmente obrigado a velar pela sua independência profissional, a inimizade entre o impetrado e o advogado Dr. Hamilton Nogueira Aragão já foi reconhecida por decisão da corte eleitoral, que determinou a suspensão do magistrado em todos os efeitos em que o advogado é parte”. A decisão da Desembargadora foi o deferimento da liminar pleiteada, determinando que seja suspensa a eficácia dos atos atacados, quais sejam as decisões proferidas nas ações penais, bem como a imposição ilegal do causídico para que não seja coagido a aceitar o patrocínio de qualquer defesa, na condição de advogado nomeado pelo juiz, ora impetrado. Foi encaminhada a procuradoria geral do Estado para que a mesma de parecer e o Juiz da comarca tem 10 dias para prestar informações que entender necessária.

Publique-se. Cite-se. Cumpra-se.

(abaixo copia na integra do mandado de Segurança)






OAB-MA - convite para Audiencia Publica

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atentado contra repartições Publicas devem ser tratados como crime Hediondo.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai realizar audiência pública, em data ainda a ser definida, para discutir o Projeto de Lei 6041/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que tipifica como crime o atentado contra repartição pública.

O debate foi sugerido pelo deputado Alberto Filho (PMDB-MA), relator da proposta. Ele destaca que o projeto propõe penas bastante severas, ao considerar que, se a ação contra prédios públicos resultar em morte, será classificada como crime hediondo, com pena de 12 a 30 anos de reclusão. Alberto Filho quer ouvir entidades da área para ter mais subsídios para o seu relatório sobre a proposta.

Serão convidados para a audiência representantes da Administração Pública Federal, doMinistério Público Federal, das centrais sindicais urbanas, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep).

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carreta do Shoping Cidadão faz documentos no interior


A carreta do Viva cidadão esta fazendo Identidade e Carteira de Trabalho na cidade de Bacabal, segundo um dos coordenadores a mesma deve permanecer em Bacabal até o fim do mês na praça Bom Pastor, atendendo das 8 as 18h. Quem precisar desses documentos deve comparecer ao local munido de certidão de nascimento e ou casamento. As fotos são tiradas no local de graça.